Sobre recomeços: um manifesto para redescobrir Ribeirão Preto

Tempo de leitura:3 minutos

“A arte existe porque a vida não basta”. Esta frase de Ferreira Gullar, poeta maranhense, nos acompanha desde o início da nossa trajetória, em 2011. A vida não basta, então a arte dá sentido a tantas coisas que buscamos e a tudo aquilo que gostaríamos de expressar.

Como uma dupla de criadores de conteúdo que idealizou o projeto do Varal Diverso sem patrocínios, sempre foi e continua sendo uma batalha árdua liderar um projeto independente e autoral. Também é igualmente gratificante pelas incontáveis oportunidades que nos abriu. Resistir tem sido um grande dilema nessa busca por possibilidades e caminhos em direção aos recomeços. Não temos muitas respostas e nenhuma certeza, mas esses “novos tempos” nos encorajam a reaprender a viver, a (re)conhecer a nossa cidade e a estarmos abertos para acompanhar suas mudanças. Se existe algo constante na vida, é o fato dela ser inconstante.

Colagem: Analídia Ferri / Varal Diverso

Se você é novo por aqui, a gente te explica: o Varal Diverso é um projeto que sempre se propôs a mostrar Ribeirão Preto de um jeito diferente, enaltecendo talentos, valorizando a história da nossa cidade e mostrando a efervescência cultural e o potencial criativo das pessoas que aqui vivem. Também sempre foi nossa missão divulgar uma agenda cultural acessível, democrática e diversa, como nosso sobrenome.

Em janeiro de 2022, o Varal Diverso completou 11 anos. Uma década (e um ano) da qual temos muito orgulho de tudo que conseguimos produzir. Muito fizemos sozinhos, muito também tivemos valiosas parcerias. Uma de nossas missões sempre foi fazer com que as pessoas reconhecessem Ribeirão Preto como um grande centro cultural de experiências diversas. O que nos traz de volta aqui é, com certeza, o apoio de alguns milhares de seguidores, amigos e pessoas que confiaram e acreditaram nesse projeto, tanto quanto nós.

O fato de completar uma década de existência nos arrebatou. Esse desejo de voltar veio acompanhado de uma série de dúvidas em 2020. Como estará o mundo lá fora, depois de tantas mudanças? Como estão sobrevivendo os artistas e entusiastas do entretenimento que só puderam retomar seu trabalho há poucos meses, depois de um evento histórico que foi (e continua sendo) essa pandemia?

De certa forma, todos esses questionamentos (muitos deles sem respostas concretas) nos desafiam a voltar para mostrar e explorar uma cidade nesse novo contexto. Mostrar que sobrevivemos e que podemos nos reconstruir junto da cidade, que também está renascendo, e em meio a tantas transformações sociais.

Se você chegou até aqui, então deixamos esse convite em forma de manifesto: se estiver disposto a explorar e celebrar Ribeirão Preto, abraçar sua multiplicidade e apoiar artistas e iniciativas locais, junte-se a nós. 

#RedescubraSuaCidade com o Varal Diverso, seu guia para viver Ribeirão Preto.


Analídia Ferri e Paulo Gallo

Um breve aviso aos navegantes

O novo site do Varal Diverso não está perfeito e nem o consideramos pronto. Se você se deparar com algum erro, saiba que estamos trabalhando constantemente para que a experiência dos leitores seja ágil, intuitiva e objetiva.

Nós acreditamos, depois desses mais de 10 anos, que algumas ideias incompletas precisam sair do papel e serem lançadas ao mundo. A força que elas criam a partir daí, será o combustível para seguir adiante.

Apoie o Varal Diverso: siga nossas redes sociais, curta, compartilhe, comente e recomende para seus amigos!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.