Bate-papo: A comunidade LGBTQIA+ nos quadrinhos
6/10 (quinta), às 19h, no Sesc (Biblioteca)
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Classificação: 14 anos
Com Aline Zouvi, Vitorelo e Bennê Oliveira. Mediação de Mário César Oliveira // A comunidade LGBTQIA+ foi, por muito tempo, deixada de lado pela maioria das editoras de quadrinhos. Neste bate-papo, Aline Zouvi, Vitorelo e Mário Cesar Oliveira abordam questões sobre a representatividade nos quadrinhos e como personagens e questões da comunidade LGBTQIA+ foram retratadas ao longo dos anos até chegar aos dias atuais.
Aline Zouvi fez mestrado sobre as obras da quadrinista Alison Bechdel. Desde 2017, tem dado oficinas de quadrinhos, publicado cartuns em veículos como Folha de São Paulo e Piauí, e participado de diversas mesas de discussão e feiras. Trabalha, também, com tradução e revisão de quadrinhos e literatura. No momento, está trabalhando em sua primeira Graphic Novel.
Vitorelo é designer, artista e semioticista pela PUC-SP. Autora de quadrinhos esquisitos celebrados pela crítica, como Kit Gay (Editora Veneta), TILT (independente) e Tomboy (Sapata Press, Museu da Diversidade Sexual).
Bennê Oliveira é ilustradora e quadrinista autointitulada “insuportavelmente recifense”. É a criadora do Levemente insana, onde produz tirinhas sobre temas cotidianos, e muitas vezes autobiográficos, sobre o dia a dia da vida suburbana. Seu trabalho já fez parte de publicações como Mina de HQ, revista Continente e Piauí.
Mário César já foi quatro vezes vencedor do Troféu HQ Mix e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, é autor e editor de histórias em quadrinhos, além disso, é cocriador e organizador da Poc Con Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas.
UmQdHQ
O universo dos quadrinhos tem incorporado em suas produções discussões, pautas e questões importantes que têm sido debatidas no momento atual. O projeto UmQdHQ apresenta a evolução do pensamento dos autores sobre as HQs, seus anseios e dos leitores, seu papel na sociedade e como tem se dado o reflexo dessa evolução sobre o mercado, com seus desafios e potenciais.
Durante a semana de 4 a 8/10 serão apresentados bate papos, lançamentos, oficinas, abordando ideias sobre identidades culturais, mídias, mercado editorial e inclusão.
Ingressos
Entrada gratuita, com acesso livre // 40 lugares