Bate-papo: Mulheres nas HQs Representatividade feminina nos quadrinhos
5/10 (quarta), às 19h, no Sesc (Biblioteca)
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Classificação: 14 anos
Com Triscila Oliveira e Guti. Mediação de Gabriela Borges // Diversas mulheres estão engajadas na luta para acabar com o estereótipo de que HQs são produzidas por homens e para homens. Neste bate-papo, Triscila Oliveira e Guti debatem sobre como as mulheres vêm conquistando espaço no universo das HQs e sobre suas produções.
Triscila Oliveira, natural de Niterói, 36 anos, é ciberativista feminista antirracista e estudante autodidata das pautas de gênero, raça e classe.
Guti é ilustradora e quadrinista, nascida em Porto Alegre, acaba de completar trinta anos. Suas tirinhas são majoritariamente autobiográficas e com pitadas de humor autodepreciativo.
Gabriela Borges é jornalista, curadora de conteúdo e mestra em Antropologia. Em 2015, criou a Mina de HQ, referência para quem quer ler histórias em quadrinhos mais diversas, conhecer quadrinistas mulheres, transmasculinos e não-binários, além de criar estratégias de comunicação a partir das HQs. Mídia multiplataforma independente e feminista, a Mina de HQ foi premiada pelos principais troféus de quadrinhos do Brasil, o HQ MIX e o Angelo Agostini, e é um dos mais relevantes canais sobre gênero e cultura pop do país. Gabriela é autora do livro “Encuentre su Clítoris” e editora da antologia “Quadrinhos Queer”.
UmQdHQ
O universo dos quadrinhos tem incorporado em suas produções discussões, pautas e questões importantes que têm sido debatidas no momento atual. O projeto UmQdHQ apresenta a evolução do pensamento dos autores sobre as HQs, seus anseios e dos leitores, seu papel na sociedade e como tem se dado o reflexo dessa evolução sobre o mercado, com seus desafios e potenciais.
Durante a semana de 4 a 8/10 serão apresentados bate papos, lançamentos, oficinas, abordando ideias sobre identidades culturais, mídias, mercado editorial e inclusão.
Ingressos
Entrada gratuita, com acesso livre // 40 lugares