Confecção de instrumentos // Berimbau
19/11 (sábado), das 14h às 17h, no Sesc (Oficina 1)
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Classificação: Livre
Com Afonsinho Menino // Símbolo da capoeira no Brasil, o instrumento surgiu em Angola (onde se fala umbundo, quimbundo e congo, além do português) com o nome de hungu. Feito com cabaça presa no arame esticado na verga de madeira semiflexível. Para extrair som, utiliza-se baqueta e um dobrão (pedra). É comum o uso do caxixi acompanhando o berimbau. A atividade estimula a criatividade; desenvolve habilidades como inteligência espacial, coordenação motora fina, memória e concentração; melhora o fazer coletivo, promovendo a solidariedade e o bom humor; fortalece positivamente os vínculos sociais; e ainda contribui para maior consciência de nossa africanidade material (instrumentos), musical e cultural.
Percussionista, luthier de tambores, educador e pesquisador, Afonsinho Menino tem cerca de 30 anos de contribuição à música. Em sua carreira, tem atuado em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar workshops, cursos e oficinas de percussão e construção de instrumentos em diversos equipamentos, inclusive unidades do Sesc SP.
Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro
Fazendo alusão aos marcos de 13 de maio e 20 de novembro, a ação conta com vivências de manifestações culturais e diálogos sobre a condição social da população negra.
Ingressos
Entrada gratuita // 30 vagas, por ordem de chegada