Contação de histórias: “O Griot me ensinou”
12/11 (sábado), às 10h30, no Sesc (Biblioteca)
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Classificação: Livre
Cia. Olho d’Água // À maneira dos Griots, músicos contadores de histórias pertencentes à diversos povos do continente africano, apresentaremos adaptações de histórias e mitos vindos de duas grandes tradições culturais: Bantu e Iorubá. Utilizando apenas instrumentos de origem africana como kalimbas, xilofones, tambores, djembês, berimbaus e até uma korá (harpa tradicional africana), cantaremos e tocaremos as aventuras dos Orixás e de outros personagens de contos populares africanos, como o grande Deus Nyambe.
A Cia. Olho d’Água nasceu em 2006, a partir do encontro dos músicos, arte educadores e brincantes, Vinicius Medrado e Amanda Ribeiro. Desde então, a Cia pesquisa narrativas, músicas e instrumentos musicais da cultura popular brasileira e de tantas outras ao redor do mundo. E assim, cria e apresenta trabalhos artísticos, lúdicos e poéticos para crianças de todas as idades em centros culturais, escolas, praças e parques do estado de São Paulo.
Contos Africanos – Histórias do outro lado do Atlântico
O vasto continente africano guarda riquezas em suas narrativas, em suas línguas, em seus territórios, em cada pessoa que vive, canta, conta, brinca e guarda, na memória individual e coletiva, seus modos de ser e estar no mundo. Neste projeto, trazemos uma visão ampla do continente africano, contemplando sua diversidade e tendo como referência as matrizes culturais dos povos que, de alguma forma, estão ligados à nossa cultura afro-brasileira.
Ingressos
Gratuito, com acesso livre // 30 vagas