Documentário: “De peito aberto”
5/8 (sexta), às 19h30, no Sesc (Quintal)
Classificação: Livre
Direção: Graziela Mantoanelli (Brasil, 2019). 80 minutos
Um filme sobre aleitamento materno e sobre o período de vida mais rico e transformador para a criança, a mãe e quem quiser apoiá-los. Uma obra poética, um agradecimento tardio a essa figura central e invisível em nossa sociedade: a mãe. Após a exibição, haverá um bate-papo com a diretora do filme Graziela Mantoanelli e Helena Junqueira psicóloga, doula e consultora em amamentação.
O documentário de Graziela Mantoanelli conta a história de seis mães de diferentes realidades socioculturais durante os primeiros 180 dias de vida dos seus bebês. Elas vivem o desafio de amamentar os seus filhos durante o período recomendado pela Organização Mundial de Saúde para prover aleitamento materno exclusivo. Da sala de parto, onde ocorrem as primeiras mamadas, até os seis meses de vida do bebê, quando as mães oferecem um depoimento final sobre essa jornada, o filme capta emoções, embates e questões como o papel da mulher na sociedade atual, a família em diversos modelos e configurações, a relação entre maternidade e trabalho, as políticas públicas para amamentação, os interesses privados por trás do desmame precoce, entre muitas outras questões.
Helena Junqueira Vilela de Andrade é psicóloga formada pela USP, Consultora em Amamentação, Doula de Parto e Pós Parto e Educadora Perinatal. É Psicoterapeuta Corporal e Perinatal. Trabalha no atendimento às gestantes e puérperas em psicoterapia e na preparação e acompanhamento de partos e pós-partos desde 2006, promovendo a prevenção psico-emocional, o parto natural e a maternidade ativa e consciente. Formadora e supervisora de Doulas desde 2010.
Ingressos
Gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na bilheteria do Sesc Ribeirão Preto.