Espetáculo: “O Despertar”
5 e 6 de julho (quarta e quinta), às 20h30, no Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Classificação: 16 anos
Grupo Teatral Porão
O espetáculo “O Despertar” é uma livre adaptação feita pelo Grupo Teatral Porão baseado na obra de domínio público do autor Frank Wedekind: “O Despertar da Primavera”, de 1891. Com uma releitura da obra original, traçando uma ponte entre o teatro musical e o teatro épico/documentado, o espetáculo cria uma ação de conscientização potente ao colocar em foco a imagem do jovem em relação com a sociedade, conectando realidades, que serão demonstradas em cenas, músicas e exposições de notícias reais. As histórias traçadas pelas personagens permitem criar um diálogo entre peça e público por apresentar em seu roteiro temas como estupro, suicídio e a descoberta da sexualidade que fazem parte da vida cotidiana dos jovens, fazendo um paralelo entre a Alemanha de 1891 e o Brasil atual.
O espetáculo “O Despertar” apresenta em sua proposta um formato emergente e inovador, alcançando e colocando em pauta, através de espetáculo de artes cênicas, possibilidades participativas e emancipatórias, conectando público e espectador. Retrata realidades diversas vividas por brasileiros na atualidade, desenvolvendo a conscientização a respeito dos temas abordados em cena, dentro deles: o aborto, a depressão, o abuso sexual, o suicídio, a sexualidade, e a falta de informação que o jovem sofre no período atual. O espetáculo convida o público a refletir nas apresentações, diante de um cenário lúdico de formas de empoderamento e protagonismo do indivíduo, apresentando os dilemas, angústias e plenitude de cada fase da vida de um jovem trazendo consigo depoimentos reais e fontes de ajuda a quem enfrenta estes problemas promovendo uma melhor compreensão tanto do jovem quanto do mundo ao seu redor e melhores formas de se relacionar, utilizando para tal um leque de ferramentas do universo teatral.
Ingressos
R$ 20 // Antecipado. Ingressos disponíveis com a produção e/ou integrantes do espetáculo, e também pelo Instagram do grupo.