Imersão em Poesia e Movimento: “Contínuo Instante”
25 a 27/10 (terça a quinta), as 19h às 21h
No Sesc (Sala de Atividades Corporais), rua Tibiriçá, 50 – Centro
Classificação: 16 anos
Com Rafaella Rímoli, Susana Prado e Flavio Vasconcelos // Partindo do livro de poesia “Contínuo Instante”, lançado por Rafaella Rímoli em 2019 (Editora Patuá), trabalharemos como o gesto poético reverbera em nossos corpos ecoando movimentações no espaço, na voz e na palavra. “Seguindo os 4 capítulos do livro, intitulados Erupções, Aguar, Meandro e Estados de Infância, experimentaremos esse percurso poético de ser-atravessar com exercícios de leitura, escrita, observação, escuta de poesia, pintura, canto, movimentos, rodas de conversa e ações poéticas.”
Rafaella Rímoli é autora, mediadora e intérprete-criadora, poeta e autora dos livros de poesia O haver flor (2013, Editora Coruja) e Contínuo Instante (2019, Editora Patuá) e artista visual. Se interessa por mover em vão tudo aquilo que não é possível de ser dito. Começou pelo corpo da palavra e a denúncia de seus abismos com uma poesia que “diz menos para que serve e mais para que ama”. Trabalha com gesto, desenho, ilustração e mediação cultural, promovendo encontros para acessar o saber sensível. Formou-se em Letras pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto). É criadora do Poéticas Coloridas, projeto de vivências artísticas de autoencontro. Já trabalhou com mediação de leitura para crianças no CESOMAR – Centro Social Marista, oficinas de poesia e desenho no ICC – Instituto Crescer Cidadão e no SESC Ribeirão Preto. Já atuou com canto e educação em exposições de arte contemporânea no MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto. Participou de exposições coletivas de arte como o 45º SARP no MARP e do Projeto Esplendor no Centro Cultural Palace.
Susana Prado é mediadora e intérprete-criadora, artista social e educadora. Entre 2016 e 2022, fez parte da equipe gestora do Colégio Itamarati, Ribeirão Preto – SP, e esteve como diretora educacional nos últimos quatro anos. Especialista em gestão escolar pela Esalq/Usp, trabalha como facilitadora de processos e ações que visam a uma educação cada vez mais coerente com as demandas emergenciais do nosso planeta e humanidade. Psicóloga, mãe de três filhos, co-fundadora do Grupo Psoas e Psoinhas que pesquisa e atua nas artes para primeira infância. Desde 2016 circula com o espetáculo Amana – dança para e com bebês e conduz vivências somáticas para educadores. Sua abordagem investigativa é educação ambiental, movimento somático, arte, natureza, integração mente-corpo, presença e inovação social. Ministra vivências de movimento e educação somática para educadores e famílias.
Flávio Vasconcelos é mediador e músico / compositor, arranjador e multinstrumentista, lançou em 2021 o álbum “Passim II”, que conta com a participação especial de Mônica Salmaso e Andrea dos Guimarães. Iniciou a carreira aos 16 anos com o grupo Cirandeiros, tendo circulado por diversas cidades do Estado de SP com shows e oficinas de música brasileira. Formado em Música pela UFSCar e pela Universidade de Bolonha (Itália), onde estudou musicologia, etnomusicologia e composição com renomados professores. No Brasil, cursou violão no Conservatório de Tatuí, violão 7 cordas e composição na EMESP. Foi aluno de Nelson Ayres, Ian Guest, Edmilson Capeluppi entre outros. Teve sua primeira canção gravada em 2009 no disco “Mãos que segurei” do grupo Encantoria, com o mesmo circula até hoje por festivais e SESC´s do estado de Sâo Paulo. Integrou o grupo de música experimental Aquarpa, com qual o qual participou do File (Festival Internacional de linguagens eletrônicas) e do Festival Contato (SC). Em 2015 foi artista residente no Musibéria (Portugal) e gravou um disco autoral “Passim”, como fruto do período de residência. Foi arranjador do concerto do grupo Cirandeiros com a Orquestra Sinfônica de Limeira em 2017. Compôs e produziu as trilhas sonoras dos curtas metragens “Ogum” (2011), “Cante” (2015), “Algo sobre Saturno” (2020), “Quarto de pensão” (2020), além de trilhas para marcas e campanhas.
Ingressos
Gratuita, 30 vagas // Inscrições pelo Portal do Sesc SP, a partir de 15/10, às 14h.