Lira d’Orfeo: Lundu de Marruá
9/12 (sexta), às 20h, no Teatro do Sesi
Rua João Ignachiti, 20-364 – Jardim Castelo Branco
Classificação: Livre. Duração: 60 minutos
Idealizado pelo professor e pesquisador Edilson de Lima e a cantora Rosemeire Moreira com o intuito de divulgar a música brasileira, é formado por músicos e pesquisadores que se dedicam tanto à teoria quanto à prática (performance) da música antiga europeia e, sobretudo, da música brasileira dos séculos XVIII e primeira metade do século XIX.
O grupo vem se apresentando há alguns anos, tendo feito concertos em diversos locais, tais como Centro Cultural São Paulo, SESI, Centro Cultural Adamastor de Guarulhos, Instituto Cervantes da Embaixada Espanhola, Páteo do Collegio (participando da série de eventos do Sesc para comemoração dos 450 anos de São Paulo), além de Casas de Culturas diversas em São Paulo e outros municípios. Em 2004, lançou o CD “Modinhas de Amor” e, em 2008, o gravou seu segundo CD, intitulado “Lundu de Marruá”. Em 2010, foi selecionado pelo ProAC, concurso da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Nesta nova fase, o grupo está se dedicando à música sacra produzida no mesmo período em que vem desenvolvendo pesquisa da música secular.
Ficha Técnica:
- Rosemeire Moreira – soprano
- Laiana de Oliveira – mezzo-soprano
- Edilson de Lima – guitarra francesa
- Milton Castelli – viola de arame
- Fernado Cardoso – cravo
O Lira d’Orfeo se dedica à pesquisa e a performance da música luso-afro-brasileiras, sobretudo, dos séculos XVIII e XIX a partir de arquivos que detêm esse material, digitalizados ou físicos, tais como a Biblioteca Nacional de Portugal, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, o Museu da Inconfidência entre outras instituições. Concebe ser de grande importância, resgatarmos, essas canções pois constituem nossa história, a história da música popular brasileira. Assim, além de pesquisas vocais relacionadas com dicção, impostação, por exemplo, utilizamos instrumentos inspirados e confeccionados a partir de modelos de época, tais como guitarra francesa, viola espanhola, viola de arame, cravo.
Ingressos
Gratuito. Reserva de ingressos a pelo site do Sesi.
Mais informações:
www.facebook.com/sesiribeiraopreto
www.instagram.com/sesirpreto