Literatura como direito: tessituras poético-políticas
24/8 (quarta), às 19h, no Sesc (Auditório)
Classificação: 16 anos
Com Neide Almeida
Considerando que a leitura do texto literário pode representar uma experiência profundamente (trans)formadora, tanto no que diz respeito à dimensão política quanto à estética, essa roda de conversa tem como objetivo sensibilizar os participantes para uma reflexão a respeito da relação que estabelecem com a literatura.
Dialogar com o público a respeito do papel da literatura na construção do nosso imaginário, como conhecimento fundamental para a compreensão do mundo em que vivemos e também como linguagem artística que permite interpretar, representar e (res)significar identidades, lugares sociais e a forma como se dão as relações de poder em nossa sociedade. Essa reflexão será permeada por leituras e breves comentários de fragmentos de textos literários que proporcionem também uma aproximação poética com as questões abordadas.
Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, gestora e produtora cultural. Socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora e editora independente; consultora na área de leitura, literatura, direitos humanos e relações étnico-raciais. Coordenou entre 2013 e 2019 o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil; de setembro de 2019 a março de 2022 atuou na Secretaria Executiva da Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos.
Ingressos
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com 1h de antecedência // 80 lugares