Memórias de um Quilombo
12/6 (domingo), às 14h30, no Sesc (Convivência)
Classificação: Livre
Projeto Ocupação Cozinha Afro Mineira. Com Reibatuque, participação especial de Zora Tikar Santos e Jana Janeiro
O artista quilombola Reibatuque traz sons percussivos como pilar para experimentações e criações, na perspectiva da diversidade cultural do indivíduo desde sua ancestralidade até a contemporaneidade. A proposta do artista tece as relações entre corpo, memória e identidade, reverberadas por manifestações culturais, como o moçambique e o congado.
Em suas composições autorais, bem como nas releituras de canções da música popular brasileira, Reibatuque, cantor, compositor, percussionista e educador musical, traz um show cheio de balanço e brasilidade, instiga o público a uma imersão sonora contagiante. Para esse show, Reibatuque convida Zora Tikar Santos e Jana Janeiro, para uma participação especial musical e também gastronômica
Zora Tikar Santos é atriz, cozinheira e pesquisadora de comida Afro Mineira há 30 anos, realizando atualmente oficinas culinárias performáticas. Venceu um concurso de modelos negras em 1972 em Belo Horizonte. Como atriz atuou em espetáculos e filmes. Em 1998, foi chef de cozinha do Buffet La Fete – Belo Horizonte. Em 2000, promoveu o primeiro Jantar Afro Mineiro da capital. Participou de eventos como Batuque Brasil – Sesc Tupinambás e Parque Municipal/BH.
Lucas Ferrazza é cozinheiro e produtor cultural. É idealizador da Cozinha Fermenta, em que trabalha e pesquisa as Cozinhas Pretas Brasileiras unindo gastronomia, arte e educação dentro da perspectiva de suas memórias e ancestralidades. É produtor colaborador do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação na área do teatro e audiovisual e da Agbalá Conta, Núcleo de Pesquisa e Narração de Histórias Pretas.
Jana Janeiro é mulher, negra e educadora social. Formada em Turismo e pós-graduada em Gestão Cultural. É co-fundadora da Casa Quilombê, projeto de intercâmbio e valorização da cultura quilombola que realiza turismo de experiência com a “Vivência Quilombola – Café, Batuque e Prosa”, fortalecendo o turismo de base comunitária. Desenvolve ações socioeducativas com crianças e adolescentes quilombolas, fomentando a Lei 11.645/08 por meio da educação não-formal e estimulando o empoderamento da cultura afrodescendente. É criadora do Ateliê Pele Preta, coletivo criativo negro que evidência por meio das artes e da moda a identidade das tradições afro-brasileira.
Reibatuque é artista quilombola, cantor, compositor, percussionista e educador musical. Em sua bagagem musical traz a influência das manifestações culturais do moçambique, congado e da rica cultura do ambiente familiar. Co-fundador da Casa Quilombê e idealizador do Batuquenatividade, projeto sociocultural que promove atividades educativas com crianças e jovens quilombolas por meio da música. Atualmente trabalha no seu novo show autoral intitulado “Memórias de um Quilombo” em que traz para seu cenário artístico uma multiplicidade de elementos percussivos, corporal e cênico, fomentando a arte e cultura negra.
Projeto Ocupação Cozinha Afro Mineira
Uma viagem realizada por meio das vivências de partilha acerca dos fazeres das Cozinhas Afro Mineiras dentro da perspectiva do resgate de conhecimentos e memórias de nossos saberes, costumes e da nossa culinária. A partir de vivências com as temáticas de Comida de Cerca, Quitanda Mineira e Festa na Roça, Zora Tikar Santos, com contação de histórias, música e poesia compartilha sua cozinha Afro mineira em encontros com demonstrações de técnicas simples, que mostram a diversidade cultural da gastronomia mineira. Para esse encontro, também contamos com a participação de Jana Janeiro e Reibatuque, da Casa Quilombê, localizada na Comunidade Quilombola de Marinhos, no município de Brumadinho MG para uma vivência de Cozinha de Quilombo.
Ingressos
Gratuito, com acesso livre.