Oficina: Personagens LGBTQIA+ na ficção seriada brasileira: da televisão ao streaming
10, 12 e 13/5 (terça, quinta e sexta), das 19h às 21h, no Sesc (Oficina 3)
Classificação: 16 anos
Legítima Diferença // Oficina com Lucas Martin Néia
Legítima Diferença
Ações que buscam evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBTQIA+, fomentando a livre expressão das diferenças, o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social.
A atividade se propõe a analisar as representações LGBTQIA+ propostas pela ficção televisiva brasileira ao longo do tempo, desde a época da TV ao vivo rumo ao atual contexto multitela, debatendo questões de representatividade e pertencimento em telenovelas e séries, mas também pesquisas e produções recentes que se dedicaram a interpretar e esmiuçar construções da comunidade LGBTQIA+.
Lucas Martins Néia é roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Comunicação pela ECA-USP, com pesquisa voltada à história da telenovela no Brasil. Já publicou artigos em português, espanhol e inglês relacionados ao tema. Em outubro de 2021, apresentou os resultados de seu doutorado em evento do Instituto Holandês de Imagem e Som dedicado às historiografias da TV ao redor do mundo. Também é bacharel em Artes Cênicas pela UEL e membro da Screenwriting Research Network (SRN), além de oficineiro e palestrante do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Semifinalista da competição de pilotos de série do GUIÕES 2021 e finalista do concurso de pilotos de série do FRAPA 2019. Entre 2016 e 2021, atuou como pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel). Em 2020, foi um dos idealizadores e apresentadores do podcast Isso Só Acontece em Novela, disponibilizado no Spotify do MIS-SP.
Ingressos
Gratuito. Inscrições a partir de 1/5 (domingo), às 14h, em inscricoes.sescsp.org.br.
Informações importantes:
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo* é necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
- Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.
*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a COVID-19.