Presenças Negras nas Telas: audiovisual e redes sociais

13/4 (quarta), às 19h30, no Auditório do Sesc
Classificação: 12 anos

Com Mônica Santana e Romário Almeida 

Debate sobre a participação de pessoas negras em espaços de representação, tema que emerge novamente com a expansão das plataformas de streaming e das redes sociais.

As séries e os influenciadores fazem parte do cotidiano de milhares de usuários, que com a pandemia aumentaram significativamente o consumo dessas mídias. Como se dão as nossas presenças nestes espaços? Como somos representados? Na ficção, há diversidade de narrativas ou estamos presos a antigos estereótipos? E nas redes sociais, já conseguimos assumir o protagonismo de nossas histórias? Essas e outras questões guiarão a conversa entre a doutora em artes cênicas Mônica Santana e o produtor cultural Romário Almeida.

Mônica Santana é Doutora e Mestre em Artes Cênicas, na Linha de Pesquisa em Dramaturgia, Recepção e História do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Cursa o Certificado em Estudos Afrolatino-americanos no ALARI/ Harvard University. Bacharel em Comunicação Social, tendo cursado especialização em Jornalismo e Direitos Humanos. Pesquisa a representação de mulheres negras e performance de mulheres negras. Desenvolveu a dramaturgia, a encenação e performa nos espetáculos “Aprendizagem”, “Isto Não É Uma Mulata” e “Sobretudo Amor”. Desenvolveu um registro documentário ao lado de Priscila Fulô, intitulado Cartografando Afetos, reunindo entrevistas de mulheres negras sobre afetividade.

Romário Almeida é bacharel em Comunicação com ênfase em Produção Cultural pela UFBA, graduando em Jornalismo e especialista em Comunicação e Diversidades Culturais. Ministrou as palestras “Escrevivências: como podemos contar as nossas histórias?”, “Olhares Negros na Comunicação” e “As intervenções da Capoeira para o combate ao racismo estrutural no Brasil” na UFAL/AL e “Masculinidades Negras, Afetividades e Cuidados” e “Juventude Negra nas Mídias Digitais” na UFRB/BA. É produtor de conteúdo no Instagram desde 2019, abordando cotidiano, autoestima e vivências negras. Atua há oito anos em comunicação, produção artística e executiva, já colaborou com o Festival Afropunk e a Mostra Itinerante de Cinemas Negros (2021) e projetos do Ilê Aiyê (2018 e 2019), entre outros.

Ingressos

Gratuito. Retirada de ingresso 1h antes, na bilheteria do Sesc Ribeirão Preto.

Informações

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo* é necessário apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

  • Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
  • Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a COVID-19.

Tags:

Data

13 abril (quarta-feira)
Evento encerrado!

Horário

19:30

Valor

Gratuito

Mais informações

Mais informações

Onde?

Sesc Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50 – Centro

Organização

Sesc Ribeirão Preto
Fone
(16) 3977-4477
E-mail
faleconosco@ribeirao.sescsp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.