Por Paulo Gallo
Fotos: Isabela Furlan / Divulgação
Depois de passar por uma longa restauração, o Palacete Jorge Lobato, ou Palacete 1922, reabriu as portas para os ribeirão-pretanos em 2017, em ações pontuais. Agora, os proprietários do patrimônio fizeram novas parcerias e pretendem intensificar as atividades neste espaço tão emblemático, que guarda muitas histórias da cidade.
Neste sábado (23/6), acontece a primeira edição da Feirinha do Palacete, com a proposta de dar vida nova ao ambiente, ressignificando o espaço e valorizando a produção cultural e comércio local. O evento é realizado em parceria com a Feirinha do Irajá.
A feirinha contará com expositores da região que trabalham com os segmentos de artesanato, brechó, gastronomia (incluindo opções veggies) e cerveja artesanal, entre outros. Além da exposição de produtos, a programação do evento inclui atrações artísticas, atividades terapêuticas, adoção animal e ações sustentáveis. São atividades que atraem públicos de várias idades e interesses, por isso é um programa voltado para reunir familiares e amigos em um passeio que pode ser feito em qualquer momento do dia.
Confira a programação da feirinha:
- Exposição “Projeto #NaLata”, de Elaine Almeida
- Teatro lambe-lambe “Sopa de Pedra”, com Mariana Cazula – 10h30 às 12h | 14h às 15h30
- Quick Massage, com Pedro Palhari – 12h às 13h30
- Encontro terapêutico Holocromos, com Harize Priscila – 13h às 15h30
- Circo: Duo Urbano Acrobacia – 16h
- Circo: As Inigualáveis Irmãs Cola – 16h20
- Música ao vivo: Fernanda Marx & Alessandro Machado – 17h às 18h30
- Discotecagem: Rogerio Brito – 18h30 às 20h
- Adoção de animais, em comemoração ao aniversário da AVA (Associação Vida Animal) – das 10h às 16h
- Ponto de coleta de eletrônicos e de óleo de cozinha usado (durante todo o evento)
Palacete Jorge Lobato
Localizado no centro da cidade, o Palacete Jorge Lobato é uma construção de 1922, período áureo do café em Ribeirão Preto. O imóvel de estilo neocolonial fica no cruzamento das ruas Álvares Cabral com Florêncio de Abreu, e ficou fechado por décadas. A reforma e restauração do Palacete, que começou em 2015, em parceria com alunos e professores do curso de Arquitetura do Centro Universitário Moura Lacerda, foi concluída em novembro de 2017, com mais de 90% do projeto e características originais preservados.
SERVIÇO
Feirinha do Palacete
23 de junho (sábado), das 9h às 20h
Onde? Rua Álvares Cabral, 716 (esquina com Rua Florêncio de Abreu) – Centro
Quanto? Entrada gratuita
Informações