CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Analídia Ferri
(Fotos: Divulgação)
O festival João Rock, que acontece no mês de junho, no Parque Permanente de Exposições, divulgou, no dia 1º de março, a programação e as novidades para a edição que comemora os 15 anos do evento. Entre risos de felicidades e lágrimas de insatisfação, criamos uma lista curta com algumas informações que você precisa saber antes de sair pregando a discórdia por aí. Agora, se você é fã das bandas e não quer ficar de fora, fique ligado na venda de ingressos.
1. Data
O festival acontece no dia 18 de junho, sábado, e a abertura dos portões está marcada para às 15h.
2. Bandas confirmadas
Legião Urbana, Natiruts, Planet Hemp, Nando Reis, Criolo e convidados, Os Paralamas do Sucesso, Nação Zumbi, Black Alien, CPM 22, Titãs, Ira!, Cidade Negra, Marrero, Scalene, Dona Cislene, Far From Alaska e Supercombo.
3. Que convidados?
Como você deve ter reparado no item acima, o rapper Criolo vai se apresentar com alguns convidados — ou seja, tem mais surpresas por vir. Além disso, em breve será divulgado o concurso de bandas, realizado pela organização desde 2009, que todos os anos elege uma banda para abrir a programação do evento, no palco principal.
4. Esquema non-stop de volta
Sim, o palco João Rock, onde passarão as principais atrações, volta a ser dividido em dois, dando mais dinâmica às apresentações e às trocas de bandas. Essa foi uma das maiores críticas da edição de 2015, quando os atrasos das trocas de palco fizeram com que a programação se estendesse muito — a banda Raimundos encerrou o festival já nas longínquas 6h da manhã.
5. Palcos temáticos
Além do palco "João Rock", será montado o palco "Fortalecendo A Cena", que dará espaço a artistas de bandas independentes, e o "Palco 2002: Quando Tudo Começou", onde vão passar as bandas que marcaram a história da primeira edição do festival. Para quem acompanhou o festival nos últimos anos, a distribuição de palcos praticamente não teve alterações. O "Palco 2002" ficará no mesmo local do antigo palco Universitário — que ganhou mais espaço na edição de 2015. (Veja a programação completa no final da matéria!)
6. Esportes radicais e comida de rua
Sucesso nos maiores festivais de música, o setor de esportes radicais também está confirmado para este ano. A produção do evento também promete uma grande melhora na área de alimentação (um dos pontos de maiores reclamações nas últimas edições), com direito a food trucks, além de dois camarotes e uma área vip, ambos em frente ao palco João Rock (principal).
7. Encontros
Um dos grandes diferenciais do João Rock é promover encontro entre os artistas no palco. Então, não fica difícil acreditar que Titãs pode se juntar a Nando Reis num encontro épico [Por favor, João Rock, nunca te pedi nada!]. Se a sua imaginação é como nossa, sem limites, dá para pensar em várias combinações bacanas entre as bandas confirmadas. Black Alien ainda não se apresentou junto ao Planet Hemp desde o retorno da banda carioca. Os Paralamas do Sucesso já lançaram DVDs com Titãs e Legião Urbana. Isso sem falar do pessoal da Far From Alaska, que já gravou com Scalene e Supercombo, por exemplo — ambos se apresentam no palco "Fortalecendo a Cena".
8. Como lidar com as expectativas
É como dizem: não dá para agradar todo mundo. No ano passado, o festival teve um recorde de público, com 45 mil pessoas. Como que agradar esse tanto de gente? Então, o jeito é ir e curtir o que temos, que aliás, já é muito bacana. As principais bandas do rock nacional vão passar pelo festival, e temos ainda reggae, rap e hip hop, porque sim, a música nesse país é diversificada e rica, e o festival não precisa se prender somente a um gênero — desde que traga bons representantes dele. Bandas independentes terão grande espaço e grupos da “nova geração” também têm destaque no line-up.
9. Não fiquei contente com os argumentos acima
Amigo leitor, sabe quel é o melhor exercício para lidar com as frustrações? Refletir a respeito. Primeiramente, ninguém está te obrigando a ir. Segundamente, o João Rock cresceu e hoje é um dos principais festivais do Brasil. E é claro que como todo grande evento, tem seus problemas. Mas eles não ofuscam o fato de que um evento poder levar música e diversão a um preço bem justo (vide demais festivais por aí), para tanta gente, principalmente do interior, onde essas bandas quase nunca chegam. Dito isso, vamos seguir a vida.
10. Mas faltou tal banda
Abaixo segue uma tabela simples para você pensar antes mais sobre isso:
11. Ingressos
Por fim, se você moscar, vai ficar de fora. Corra, porque os lotes da pré-venda já estão esgotados. O valor do 1º lote varia de R$ 80 a R$ 440, conforme o setor. Além de poder comprar pela internet, você pode ir até a loja Ophicina, no Shopping Iguatemi, único ponto físico de vendas. Saiba tudo no site oficial.
Line-up por palco
A ordem dos shows costuma ser divulgada alguns dias antes do evento.
- Palco João Rock: Legião Urbana, Natiruts, Planet Hemp, Nando Reis, Criolo e convidados, Paralamas do Sucesso, Nação Zumbi e Black Alien.
- Palco 2002 – Quando Tudo Começou: CPM 22, Titãs, Ira! e Cidade Negra — as mesmas bandas que começaram a primeira edição do João Rock.
- Palco "Fortalecendo a Cena": Marrero, Scalene, Dona Cislene, Far From Alaska e Supercombo — bandas brasileiras que estão se destacando no pop rock nacional no Brasil e no mundo.
Mate as saudades de algumas bandas com os vídeos abaixo, todos disponíveis em nosso canaval no Youtube: