CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Entre os dias 29 e 31 de maio, o Teatro da USP dá continuidade ao programa Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos buscando a proximidade e a interação com o público. Serão apresentados quatro espetáculos de grupos nacionais que participaram da "I Bienal Internacional de Teatro da USP – Realidades Incendiárias", realizada em 2013 na capital paulista. A programação é gratuita.
Além das apresentações, será realizado o workshop "Criação de Composições", no dia 31/05 (sábado), das 14h às 17h. O workshop será ministrado por Cristiane Zuan Esteves e assistenciada por Pedro Semeghini, ambos do grupo OPOVOEMPÉ. O workshop aborda o método de criação de composições, a partir de exercícios utilizados no processo de criação de “Arqueologias do Presente”. Os participantes deverão criar pequenas composições com os temas levantados. As inscrições deverão ser feitas pelo email tuspribeirao@gmail.com, com nome completo e pequena carta de interesse.
O Circuito TUSP de Teatro é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta 11ª edição, o evento será realizado nas cidades de Bauru, Piracicaba e São Carlos, além de Ribeirão Preto, sempre com apresentações gratuitas. Por aqui, as apresentações acontecerão nos teatros Municipal e Santarosa, e também no Memorial da Classe Operária (UGT).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3602-0560, ou no blog da TUSP.
Confira a programação teatral:
29/05 (quinta), às 21h: BadenBaden, Coletivo Baal
No Teatro Municipal. Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Inspirada em Bertolt Brecht, BadenBaden procura suscitar a reflexão sobre a morte, a renúncia, o acordo, a ajuda e a violência. Por meio do exercício do acordo, é proposto um julgamento no qual se decidirá se quatro aviadores acidentados merecerão ajuda. A peça estabelece um jogo vivo e sutil no qual a plateia é convidada a se posicionar durante as cenas. (70 min. Classificação: 14 anos)
30/05 (sexta), às 21h: Outro lado, Quatroloscinco – teatro do comum
No Teatro Santarosa. Praça Rotary Club, 325 – City Ribeirão
Foto: LZ C Frank/Divulgação
Esta é a história de pessoas que compartilham alguns anos de suas vidas dentro de um pequeno espaço. Elas poderiam ter tomado outros caminhos e talvez nunca se encontrado, em milhões de possíveis combinações. No entanto, estão ali. Lá fora, o mundo está um caos e poucos têm coragem de sair de suas casas. Mas amanhã será um novo dia! Amanhã! Quando todos viverão outra época da humanidade. (65 min. Classificação: 12 anos)
31/05 (sábado), às 21h: Arqueologias do presente – A batalha da Maria Antonia, Grupo OPOVOEMPÉ
No Memorial da Clásse Operária (UGT). Rua José Bonifácio, 59 – Centro
Em um salão de jogos, os participantes do público são convidados a compartilhar memórias, negociar significados, realizar acordos e refletir sobre a construção de formas de democracia. Arqueologias do Presente propõe uma experiência não-convencional ao espectador, em busca dos vestígios da Ditadura Militar Brasileira na estrutura da sociedade e, sobretudo, no seu imaginário. (90 min. Classificação: 12 anos)
Texto e edição: Paulo Gallo
Fotos: Divulgação