15 exposições para visitar em setembro em Ribeirão Preto

Todos os meses, selecionamos um roteiro de exposições que acontecem em Ribeirão Preto. Confira os destaques do mês de setembro. Todas as mostras são gratuitas!
Tempo de leitura:17 minutos

Todos os meses, selecionamos um roteiro de exposições que acontecem em Ribeirão Preto. Confira os destaques do mês de setembro. Todas as mostras são gratuitas. O Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), receberá mostras, palestras e simpósio com vários artistas locais, veja a programação completa.  

Exposição: "Aprendendo com Anne Frank"

Uma exposição itinerante sobre Anne Frank — adolescente alemã de origem judaica que foi vítima do Holocausto aos 15 anos — está aberta à visitação, no Senac, até o dia 25 de setembro. A mostra é composta por painéis com informações que marcaram a vida de Anne, durante a Segunda Guerra Mundial. Vídeos e documentos históricos também estão à disposição do público, que ainda pode participar de uma aula digital, direcionada a jovens de 14 a 21 anos, que conta a história da menina. Inscrições para aula digital podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/ribeiraopreto.


(Foto: Gustavo Vaz/Divulgação)

Quando? Até 25 de setembro
Local: Senac Ribeirão Preto (Av. Capitão Salomão, 2.133 – Jd. Mosteiro)
Visitação: segunda a sexta, das 10h30 às 21h; e aos sábados, das 10h30 às 16h
Telefone: (16) 2111-1200

Exposição "Lugares da Memória — Resistência e repressão em São Paulo"

A exposição faz parte do programa “Lugares da Memória”, que tem como objetivo expandir o alcance preservacionista do Memorial da Resistência, em São Paulo, por meio da identificação, inventário e musealização dos lugares da memória da resistência e repressão políticas do Estado de São Paulo. A mostra conta com fotografias, matérias de jornais e documentos produzidos e acumulados pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP) sobre alguns lugares da cidade de São Paulo que testemunharam manifestações de repressão e de resistência política a partir dos anos 1960, tais como a praça e a Catedral da Sé, a Faculdade de Direito da USP, e o teatro Tuca, entre outros.

Também serão apresentadas informações preliminares sobre alguns lugares da cidade de Ribeirão Preto, tais como a sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Lar Santana e o Quartel da Força Pública. Além da exposição, também serão realizadas exposições itinerantes, acompanhadas de coletas de testemunhas e de ações educativas e culturais, dentre outras atividades de pesquisa e extroversão.

Quando? Até 18 de outubro
Local: Casa da Cultura (Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro)
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 12h às 18h
Telefone: (16) 3636-1206 – ramal 228

Exposição "Relíquias do mundo"

Uma exposição com 50 peças raras, entre elas uma guitarra autografada pelos Beatles, parte de da nave Apollo 11, a missão que levou até a Lua, em julho de 1969 um violão autografado por Elvis Presley, são alguns dos itens que estarão expostos no Shopping Iguatemi, de 2 de agosto a 14 de setembro. A mostra é divida por setores, como música, esporte, cinema, política, história, entre outros.

Quando? Até 28 de setembro
Local: Shopping Iguatemi (Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Exposição "Bassano Vaccarini: além do Moderno"

Em comemoração ao seu centenário, obras pouco conhecidas de Bassano Vaccarini poderão ser vistas em Ribeirão Preto. Poucos sabem, mas, no final de sua vida (entre 1994 e 1996), o artista de Altinópolis produziu diversas obras em formato digital, utilizando-se de um programa de desenhos no computador. A exposição traz 14 obras dessa época de “arte contemporânea” do artista que deixou um verdadeiro legado na região de Ribeirão Preto.

Quando? Até 31 de setembro
Local: RibeirãoShopping – Espaço RSB Cultural (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado das 10h às 22h; e domingos e feriados das 14h às 20h

Exposição "ExperCiência"

Crianças, adolescentes e adultos poderão conhecer e entender como funciona o mundo da ciência, além de interagir com divertidos experimentos que foram importantes para a evolução humana. Ao todo são mais de 15 experimentos que prometem ajudar no aprendizado de várias teorias científicas. Todos os experimentos reúnem um painel explicativo e monitores treinados e uniformizados para orientar os visitantes.

Quando? Até 22 de setembro
Local: Shopping Santa Úrsula (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: segunda a sexta, das 12h às 22h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h

Exposição "Afinidades – Raquel Arnaud 40 anos"

Com obras do acervo Figueiredo Ferraz adquiridas na Galeria Raquel Arnaud – que em 2014 completa 40 anos de atividade — a exposição contará com trabalhos dos artistas Carlos Fajardo, Eduardo Sued, Waltercio Caldas, Iole de Freitas e Sergio Camargo, entre outros. A mostra é uma homenagem do Instituto Figueiredo Ferraz à galerista Raquel Arnaud, que estará presente na vernissage junto com os artistas Iole de Freitas, Carlos Fajardo, Elizabeth Jobim, Cassio Michalany e Georgia Kyriakakis.

Quando? Até 25 de outubro
Vernissage: 20/09, das 16h às 19h
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h

Momento Contemporâneo

O curador Paulo Venâncio Filho reúne mais de 100 obras contemporâneas de artistas nacionais e internacionais. Entre eles estão Amilcar de Castro, Carlos Farjado, Tatiana Trouvé, Franccesca Woodman e Leda Catunda.

Quando? Até 20 de dezembro
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h

Poéticas visuais: [coletiva]

Marcia Emília, Cristiane Attuy e Rosana Dieguez. Três artistas visuais que celebram, nesta mostra, o humano à contemporaneidade. Elegem um olhar misto com suas imagens híbridas mescladas, captadas sob o olhar do cotidiano.

Quando? Até 22 de setembro
Local: Galeria de Arte Toia Fonseca (rua Garibaldi, 521 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 11h às 16h
Telefones: (16) 3235-7521 / 3610-1894

Tirando de Letra: Eva Furnari “Otrapalhaçãa”

A mostra apresenta a obra de Eva Furnari, utilizando recursos cenográficos, tecnológicos e lúdicos. A exposição coloca os visitantes em contato com temas relacionados à escritora e ilustradora ítalo-brasileira que usa o bom humor para construir paródias, trocadilhos, reinos encantados malucos, realismo, entre outras peculiaridades típicas das histórias de Eva.


Foto: Paulo Gallo/Varal Diverso

Quando? Até 21 de setembro
Local: Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriçá, 50 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 13h30 às 21h30; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Exposição "Fotografias Estúdio"

Até o dia 24 de outubro, a Seção de Atividades Culturais da USP Ribeirão Preto recebe a exposição “Fotografias Estúdio”. A mostra traz 80 imagens produzidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio, no primeiro semestre desse ano.

Quando? Até 24 de outubro
Local: Campus da USP Ribeirão Preto – Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 4)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3602-3530

Exposição "Plano, linha, ponto e nós", por Júlio Villani

A mostra é composta por obras da série “Varal de emoções”, feita com lençóis bordados por pacientes do Hospital Psiquiátrico de Marília, entre 1988 e 1989. Tecido e linha são a matéria prima de Villani par transpor momentos íntimos, sonhos e pesadelos, medos, dor, prazer, em arte.

Quando? Até 6 de setembro (ENCERRADA)
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 19h

Exposição "Abismos Contemplativos da Memória", por Heloisa Junqueira

Momentos roubados, capturados por meio de fotografias e colocados em um acervo pessoal de cinco anos. Imagens de pessoas estranhas, que refletem também a própria estranheza do ser. Tudo isso em camadas, adaptadas e transformadas em fotogravuras da artista contemporânea Heloisa Junqueira.

Quando? Até 6 de setembro (ENCERRADA)
Local: Adearte Galeria & Store (rua João Penteado, 920 – Jardim Sumaré)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h
Telefone: (16) 3514-8123 / 3514-8124

Expedição "Brasil Selvagem", de Cristian Dimitrius

A exposição reúne uma série de registros fotográficos e vídeos realizados pelo documentarista Cristian Dimitrius, e cujas instalações temáticas prometem levar o público a conhecer os diferentes biomas naturais do Brasil e reviver as experiências do cinegrafista da vida natural. Além do acervo de imagens, a exposição também traz algumas réplicas de animais, como flamingos e onça-pintada, e uma brincadeira de arvorismo que será oferecida numa estrutura construída a 6 metros do piso do shopping, voltada a crianças a partir de 4 anos e jovens e adultos com até 70 quilos.

Quando? Até 14 de setembro (ENCERRADA)
Local: RibeirãoShopping (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado das 10h às 22h; e domingos e feriados das 12h às 20h

Exposição "A primazia da linha"

O artista plástico Toninho Gonçalves expõe 15 obras produzidas entre 2011 e 2014 que focam as figuras humanas e animais. A mostra tem a linha como o elemento balizador, delimitando os planos de cores para as figuras e os fundos.

Em alguns casos, as linhas truncadas e abertas fazem com que as cores do fundo e figuras se misturem, criando um diálogo constante entre os espaços. Outra característica das obras expostas é o tratamento estilizado do desenho dando prevalência ao aspecto essencial dos elementos.

Quando? Até 14 de setembro (ENCERRADA)
Local: Shopping Santa Úrsula, no Piso 2 (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: todos os dias, das 10h às 22h

Exposições "Almost readymades" e "Ascensão"

Júlio Villani coloca suas emoções em objetos que ganham outras funções e formas, tornando versões imaginárias do artista. O olhar que deita Villani sobre os objetos resgatados nos mercados de pulga parisienses é desse tipo: premendo os olhos, ele vê na concha uma garça, a bigorna é tatu. Os bichos se impõem à visão do artista sem terem sido suscitados por um exercício de memória consciente. Se ele adiciona aqui um rabo, umas asas acolá, é simplesmente para nos dar a ver a sua visão, que se inscreve em seguida no espectador como a revelação de uma realidade nunca percebida — e no entanto presente — no objeto de origem.

Ascensão, de Renata Siqueira Bueno, reúne fotografias feitas com aparelhos analógicos que evidenciam o embate entre dois tempos distintos. Talvez seja esse o tempo da fotografia analógica que possibilite à imagem uma força que faz da queda algo da ordem muito mais do poder, que da falência. Os lugares definidos para as tomadas fotográficas são sempre aqueles onde o indivíduo nunca pode se encontrar em solidão: ou por haver uma aglomeração de pessoas ou pela existência de uma arquitetura construída para abrigar esse corpo coletivo ou, em último caso, pela impossibilidade de não haver a subtração dos rastros humanos na cena.

Quando? Até 9 de setembro (ENCERRADA)
Local: Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h
Telefone: (16) 3632-4060

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.