CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Francine Micheli
(texto e fotos)
Desde o início de outubro, os paulistanos ganharam a chance de conhecer uma das obras mais emblemáticas de Candido Portinari, natural de Brodowski. A “Capela da Nonna” — construída em frente à casa do pintor — ganhou uma réplica itinerante que ficará exposta até janeiro no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP).
A mostra reproduz em tamanho real a pequena capelinha que Portinari mandou erguer em 1941 para a avó Pellegrina, que já não mais podia sair para ir à igreja fazer suas orações. No seu interior, há pinturas de São Francisco, Santo Antônio, São José, a Sagrada Família e outros ícones do catolicismo, todos com fisionomias de familiares e amigos de Candinho, como o artista era chamado.
Esta é a primeira vez que uma exposição é levada de Brodowski para a capital paulista e, para Angélica Fabbri, curadora da mostra e especialista na obra de Portinari, isso pode trazer mais turistas para a cidade de Portinari. “Além de divulgarmos este acervo maravilhoso, estamos convidando cada vez mais pessoas a conhecerem Brodowski e sua importância no circuito das artes brasileiras”.
A parceria com o Museu de Arte Sacra tem rendido bons frutos. Escolas podem agendar visitas e aos sábados a entrada é gratuita. “A mostra dialoga com a nossa exposição temporária de Brecheret que mantemos aqui. Propomos um roteiro modernista e a aceitação está sendo maravilhosa”, explicou Vanessa Costa Ribeiro, coordenadora educativa do Museu.
Acessibilidade
A “Capela da Nonna” também poderá ser visitada por deficientes visuais e auditivos. Um livro explicativo em braile (incluindo as figuras desenhadas por Portinari), e também um roteiro audível estão disponibilizados na entrada da exposição.
A curadora da exposição Angélica Fabbri com o catálogo acessível a deficientes visuais
Museu de Arte Sacra
Criado em 1970, ele é uma das mais importantes instituições do gênero no país. Desde então, passou a ocupar a ala esquerda do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, em São Paulo, e tem um acervo de mais de 14 mil peças. O prédio é um ícone da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do estado de São Paulo (Condephaat), em 1979.
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari foi instituído na casa em que morou Candido Portinari durante sua infância e juventude, e para onde o pintor retornava regularmente para buscar inspiração. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a Capela da Nonna.
Em maio deste ano, o museu foi reaberto depois de um minucioso restauro que durou dois anos, ocasião em que foi descoberto um afresco inédito, escondido sob camadas de tinta de parede.
SERVIÇO
Mostra Itinerante da Capela da Nonna
Quando? Até janeiro de 2015
Onde? Museu de Arte Sacra de São Paulo (av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17; sábados e domingos, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 3 (meia) / R$ 6. Entrada gratuita aos sábados
Telefone: (11) 3326-3336