CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação
Nos dias 13 e 14 de setembro, Cineclube Cauim apresenta diversos filmes da programação do 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum. As exibições são gratuitas e abertas ao público em geral.
Em Ribeirão Preto, a responsável por trazer o projeto é Rafa Xavier, em parceria com Fernando Kaxassa, diretor do Cineclube Cauim. “Esse festival é muito forte em São Paulo e não é a primeira vez que trazemos para Ribeirão. A programação é bastante interessante, porque conta com vários curtas premiados, no Brasil e no mundo”, conta Rafa.
O projeto itinerante do Festival de Curtas Internacionais de São Paulo permite que os filmes percorram várias cidades do Brasil e a previsão é de que a programação siga para São Carlos, depois de passar por aqui. Neste ano, o festival recebeu mais 3.600 produções de todos os continentes, incluindo vários lugares estados brasileiros.
O Cineclube Cauim fica na rua São Sebastião, 920, no Centro. A programação é bastante diversifica, confira abaixo:;
13/09 (sábado), a partir das 20h
"Dia branco", de Thiago Ricarte (Brasil, 2014)
A neblina nas rochas. A fita no arvoredo. Um celular registra a lembrança de estar lá.
"Kora", de Thiago Taves Sobreiro (Brasil, 2014)
O amor é um constante imigrante.
"Se essa Lua fosse minha", de Larissa Lewandoski (Brasil, 2013)
Fazendo um paralelo com os participantes do programa espacial, que ficaram conhecidos como "afronautas", na Zâmbia de 1964, o documentário aborda viventes do trecho de uma determinada rua de Porto Alegre.
"Outono", de Anna Azevedo (Brasil, 2014)
De toda uma vida, restou a ela uma única lembrança. Apenas uma.
"Até o Céu leva mais ou menos 15 minutos", de Camila Battistetti (Brasil, 2013)
Duas mães, três crianças, um carro e o percurso entre uma festa infantil e a chegada em casa, partindo de um aparente caos até o extremo relaxamento.
14/09 (domingo), a partir das 20h
"Estátua!", de Gabriela Amaral Almeida (Brasil, 2014)
A babá Isabel está no sexto mês de gestação e não pode esperar para ser mãe. Até conhecer Joana.
"Contos da Maré", de Douglas Soares (Brasil, 2013)
Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.
"Kyoto", de Deborah Viegas (Brasil, 2014)
Julia não reescreveu sua redação.
"O caminhão do meu pai", de Mauricio Osaki (Brasil/Vietnã, 2013)
Mai Vy, de 10 anos, quer larga a escola para ajudar seu pai no caminhão de passageiros, mas logo é confrontada com questões de moralidade e uma difícil realidade.
"Sophia", de Kennel Rogis (Brasil, 2013)
Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Essa é uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.