Sesc Ribeirão Preto recebe a 46ª Mostra Internacional de Cinema

As exibições acontecem entre os dias 6 e 14/12, e incluem lançamentos do cinema mundial contemporâneo
Tempo de leitura:3 minutos

Da redação
Fotos: Divulgação

Entre os dias 6 e 14 de dezembro, o Sesc Ribeirão Preto recebe a Itinerância da 46ª Mostra Internacional de Cinema, com uma seleção de lançamentos do cinema mundial contemporâneo, muitos deles com passagem por importantes festivais internacionais.

Seis longas-metragens estão na programação: “O Deus do Cinema”, de Yôji Yamada; “O Falsificador”, de Maggie Peren; “Crônica de uma Relação Passageira”, de Emmanuel Mouret; “Pacifiction”, de Albert Serra; “Restos do Vento”, de Tiago Guedes; e “Nayola”, de José Miguel Ribeiro.

As sessões são gratuitas e acontecem no Auditório do Sesc, com retirada de ingressos com 1h de antecedência — serão 30 lugares por sessão. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriçá, 50 (Centro). Mais informações em sescsp.org.br/unidades/ribeirao-preto

Confira a programação completa:

6/12 (terça), às 19h30: “O Deus do Cinema”
Direção: Yôji Yamada (Japão, 2021)
125 minutos // Classificação: 14 anos

Goh é um apostador apaixonado, mas um pai desocupado, e tanto sua esposa Yoshiko quanto os familiares desistiram dele. No entanto, existe uma coisa pela qual Go sempre se dedicou profundamente: filmes. Ele e Terashin, dono de um cinema especializado em clássicos, são velhos amigos desde os tempos em que trabalhavam num estúdio. Na juventude, Goh e seus colegas passavam cada momento perseguindo seus sonhos, cercados por grandes diretores e estrelas famosas que representavam a era de ouro do cinema japonês. Entretanto, quando Goh e Terashin se apaixonaram pela mesma garota, as rodas do destino entraram em colapso.


7/12 (quarta), às 19h30: “O Falsificador”
Direção: Maggie Peren (Alemanha/Luxemburgo, 2022)
116 minutos // Classificação: 14 anos

Cioma Schönhaus é um jovem judeu em Berlim nos anos 1940. Como os melhores
lugares para se esconder parecem óbvios demais, ele decide se expor para escapar à deportação pelos nazistas. Usando a identidade de um oficial da marinha criado por ele mesmo, falsifica identidades com muita habilidade, na intenção de salvar a vida de outras pessoas.


8/12 (quinta), às 19h30: “Crônica de uma relação passageira”
Direção: Emmanuel Mouret (França, 2022)
100 minutos // Classificação: 16 anos

Uma mãe solo e um homem casado iniciam um caso, com a condição que os encontros sejam puramente sexuais. Embora eles concordem que o relacionamento não tem futuro, se veem cada vez mais seduzidos pela companhia um do outro.


9/12 (sexta), às 19h30: “Restos do Vento”
Direção: Tiago Guedes (Portugal, 2022)
126 minutos // Classificação: 18 anos

Uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes. Vinte e cinco anos depois, ao se reencontrarem, o passado ressurge e se instala uma tragédia. 


13/12 (terça), às 19h: “Pacifiction”
Direção: Albert Serra (Espanha/França. 2022)
162 minutos // Classificação: 16 anos

Na ilha polinésia francesa do Taiti, encontra-se De Roller, alto funcionário da República e oficial do governo francês, um homem calculista de educação impecável. Sua habilidade social e seu papel na região o levam a navegar tanto pelos círculos mais ricos e abastados, quanto por locais obscuros, onde ele se mistura com a população mais pobre, especialmente quando um boato começa a circular: o avistamento de um submarino cuja presença fantasmagórica poderia anunciar o retorno dos testes nucleares franceses.


14/12 (quarta), às 19h30: “Nayola”
Direção: José Miguel Ribeiro (Portugal/Bélgica. 2022)
83 minutos // Classificação: 14 anos

Angola. Três gerações de mulheres são afetadas pela guerra civil: a avó Lelena, a filha Nayola e a neta Yara. Um segredo doloroso, uma busca imprudente, uma música de combate. Um amor suspenso e uma jornada de iniciação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.