Feira de orgânicos e doação de mudas compõem ações da Semana do Meio Ambiente

As atividades serão realizadas entre os dias 30 de maio e 5 de junho, em Ribeirão Preto, com o tema “Meio Ambiente: Direito e dever de todos”
Tempo de leitura:7 minutos

Da redação
Foto: Yanadjana / Freepik.com

A Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 30 de maio a 5 de junho, terá diversas atividades em Ribeirão Preto. De acordo com a Prefeitura Municipal, a programação inclui feira de orgânicos, doação de mudas, visitas interativas de estudantes da rede municipal no Bosque Fábio Barreto, oficina de compostagem, feira das abelhas, coleta de resíduos e ações de conscientização sobre sustentabilidade e preservação da natureza.

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realizou na manhã desta segunda-feira, dia 30, a abertura da Semana do Meio Ambiente e a Assinatura do Termo com SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização). A solenidade realizada no Palácio do Rio Branco, contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira, da secretária do Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, Daniel Caiche representando SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização), do presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Alessandro Maraca, e do vereador Marcos Papa representando a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana do legislativo.

A abertura da Semana do Meio Ambiente, realizada na última segunda-feira (30/5), marcou o início das diversas atividades que serão realizadas entre os dias 30 de maio e 5 de junho, com o tema “Meio Ambiente: Direito e dever de todos”, que contam com o apoio de órgãos da administração pública, coletivos da Sociedade Civil e de universidades do município. A programação e a descrição de todas as atividades realizadas estão disponíveis no endereço: meioambienterp.com.br.

De acordo com a secretária da pasta, a ação tem como objetivo incentivar a participação da comunidade na preservação do meio ambiente, possibilitando a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder  se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável. “Existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação humana sobre ele. A mudança deve acontecer em escala mundial, porém, é fundamental que cada um faça a sua parte, todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental. O meio ambiente é de responsabilidade e direito de todos”, afirma Catherine D’Andrea.

Veja alguns destaques abaixo e confira a programação completa no site oficial: meioambienterp.com.br.

Exposição de trabalhos acadêmicos de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo

30/5 a 5/6 (segunda a domingo)
Das 9h às 19h, no Salão Mármore do Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 (Centro)

Estruturas Regenerativas: Pensar e repensar o espaço público e estruturas verdes em Ribeirão Preto.


Lixo Zero: Recolhimento de materiais escolares e buchas nos ecopontos para logística reversa

30/5 a 5/6 (segunda a domingo)
Das 7h às 19h, nos Ecopontos de Ribeirão Preto:

  • Conjunto Habitacional Alexandre Balbo – Av. Ettore e Aurora Coraucci, 1375
  • Jardim Centenário – Rua Arthur Ramos, 1185
  • Jardim Santos Dumont – Rua Guará, 2225
  • Jardim das Palmeiras II – Rua Poeta Fernando Pessoa, 15

O trabalho será direcionado ao recolhimento de materiais escolares e buchas nos Ecopontos da cidade. Esta atividade é realizada com base na Logística Reversa, que são ações que englobam todos os procedimentos de pós-venda ou pós-consumo que garantem o reaproveitamento ou o descarte correto dos resíduos de produtos utilizados pelos consumidores. Em resumo, consiste em fazer com que produtos, embalagens e sobras percorram o caminho inverso voltando para os produtores após ter passado pelo consumidor. Por exemplo: a reciclagem de garrafas PET e outros materiais reaproveitáveis.


Feira de Orgânicos + Doação de Mudas

31/5 (terça), às 8h
UGT (Memorial da Classe Operária)
Rua José Bonifácio, 59 (Centro)

1º e 4/6 (quarta e sábado), às 8h
Praça Carlos Gomes (Centro) 

Será realizada uma feira de produtos orgânicos por agricultores familiares do Município de Ribeirão Preto/SP. O objetivo é fomentar a produção local e o consumo destes produtos pela população do município de Ribeirão Preto/SP. Ocorrerá paralelamente doação de mudas pela SMMA. Durante a feira, serão doadas 50 mudas de árvores frutíferas e ornamentais na sede administrativa.


Compostagem na Praça José Mortari (Composta Sertão) / Articulação com a Amovita e PIC + Doação de Mudas

3/6 (sexta), às 9h
Praça José Mortari (Vila Tibério)

O Composta Ribeirão tem o objetivo de apresentar uma forma simples e prática de reciclar os restos de alimentos em nossas casas, apartamentos e escolas e transformá-los em adubos sólido e líquido. Para isso, utiliza-se um sistema modular que é chamado de composteira (caseira ou escolar), e que pode ser manuseado por qualquer pessoa.

A composteira consiste em pelo menos três caixas plásticas empilhadas. Nas duas superiores ocorre a reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em adubo natural sólido. Essas caixas possuem furos em sua base, permitindo que o adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior. Por ser rico em nutrientes, os adubos provenientes da composteira são muito indicados para ser utilizados em hortas, jardins e vasos de plantas.

Durante o evento, serão doadas 50 mudas de árvores frutíferas e ornamentais na sede administrativa.


Mesa de Debate: Estruturas Regenerativas – Pensar e repensar o espaço público e estruturas verdes em Ribeirão Preto

3/6 (sexta), às 18h30
Galeria 1, do Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 (Centro)


Feira de Orgânicos + Doação de Mudas

4/6 (sábado), às 8h
Praça Carlos Gomes (Centro) 

Será realizada uma feira de produtos orgânicos por agricultores familiares do Município de Ribeirão Preto/SP. O objetivo é fomentar a produção local e o consumo destes produtos pela população do município de Ribeirão Preto/SP. Ocorrerá paralelamente doação de mudas pela SMMA. Durante a feira, serão doadas 50 mudas de árvores frutíferas e ornamentais na sede administrativa.


Oficina de Urbanismo Participativo: Projeto de requalificação e preservação das áreas verdes e de lazer do Emir Garcia

4/6 (sábado), às 9h
Praça Emir Garcia
Rua Casemiro Paturalski x Av. Rio Pardo (Parque Residencial Emir Garcia)

Uma parceria do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Estácio, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e moradores da área com o objetivo desenvolver intervenções comunitárias participativas no campo da arquitetura e urbanismo; pensar e discutir ações conjuntas para a melhoria e requalificação da área (acessibilidade, lazer, arborização, meio ambiente, coleta de resíduos sólidos, sustentabilidade, etc.)


Intervenção artística: Repensando o lixo

4/6 (sábado), às 10h
Calçadão (praça XV de Novembro)


Pedal pelos parques e coleta de resíduos

5/6 (domingo), às 8h30

• Local 1: Saída da Av. do Café, 287 (Vila Amélia)
• Local 2: Saída do Savegnago do Planalto Verde (Rua Sérgio Aché, 1011 – Jardim Planalto Verde)

Pedal pelos parques de Ribeirão junto com o coletivo Mobicileta


Feira das Abelhas

5/6 (domingo), às 9h
Bosque Zoológico Municipal Fabio Barreto
Rua Liberdade, s/nº (Campos Elíseos)

Será realizada uma demonstração da construção e manejo de meliponários, sua diversidade e benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.