FestMAO Curumim oferece música e arte para crianças no Teatro Municipal

Festival acontece de 28 a junho a 3 de julho em Ribeirão Preto com entrada gratuita e formato híbrido
Tempo de leitura:8 minutos

Da redação
Fotos: Divulgação

Começou no dia 28 de junho, em Ribeirão Preto, a primeira edição do FestMAO Curumim – Festival de Música e Arte Infantil, voltado para crianças na faixa etária entre 2 e 12 anos. Realizado em formato híbrido, o evento terá rodas de conversa com transmissão on-line e tradução em Libras, e atividades presenciais no Teatro Municipal. A agenda cultural é totalmente gratuita e se estende até 3 de julho.

O festival tem inspiração no tema “Brincadeira”. A proposta dos organizadores é proporcionar às crianças o acesso à experiência de um evento artístico, lúdico e pedagógico pensado especialmente para elas. “É um convite a um passeio pelo rico repertório popular brasileiro, tanto musical, quanto narrativo”, explica a atriz e narradora de histórias Carol Capacle, produtora executiva e uma das curadoras do festival.

Para conduzir esse passeio de estreia do FestMAO Curumim, a equipe da curadoria priorizou escolha de trabalhos que contemplassem qualidade, relevância artística, originalidade, diversidade temática e representatividade. Marcam presença no festival artistas locais, regionais e nacionais, entre eles o músico e compositor Paulo Tatit, muito conhecido pelo trabalho com o grupo Palavra Cantada, que participa da primeira Roda de Conversa on-line do festival.

A Cia. Dois Palitos, de Araraquara/SP, se apresenta no dia 2 de julho (sábado) (Foto: Daniel Barreto / Divulgação)

Também participam das rodas a compositora e regente Thelma Chan (São Paulo); as contadoras de histórias e arte-educadoras Giselda Perê (São Paulo), Niní Kemba (Salvador), Lucia Morais Tucuju (Rio de Janeiro) e Natália Araújo (Ribeirão Preto). Para as atrações de contação de histórias, o festival conta com os artistas Anabrisa Tamaso e Edinho Souza (Franca), Ademir Apparício (Jardinópolis), Mafuane Oliveira (São Paulo), Carol Capacle, Allê Trajan, Evaristo Moura, Renata Martelli, Lorena Ramos, Tânia Alonso, Fernanda Sotto, Gabriel Galhardo e Gracyela Gitirana (Ribeirão Preto). A agenda musical terá a presença da Cia Dois Palitos (Araraquara), Grupo Manuí (Sorocaba), CantaVento (Campinas) e Projeto Toque da Lata (Ribeirão Preto). A apresentação do festival fica por conta dos irmãos Lucas e Léo Santarosa (Ribeirão Preto).

Carol Capacle ressalta a importância de colocar o público infantil em contato com essas diferentes manifestações artísticas, tanto para a formação pessoal, como para o processo educacional. “O ato de ouvir histórias, narradas ou cantadas, contribui para o desenvolvimento infantil em aspectos diversos, como a percepção de si mesma, identidade cultural, relacionamento social, formação de vocabulário, autoconhecimento como ser pensante, plural e diverso e até nos sentimentos da criança”, explica a produtora cultural.

Produção nacional

Estruturado para estimular a interatividade entre crianças, pais, familiares ou acompanhantes, além de educadores e público em geral, o FestMAO Curumim também destaca a valorização da literatura e da música brasileiras, privilegiando recortes especiais com temas das culturas indígena e negra. O evento terá rodas de conversa nos dias 28, 29 e 30 de junho, às 20h, com transmissão pelo canal Palco FestMAO, no YouTube. Nos dias 2 e 3 de julho ocorrem as apresentações artísticas, divididas em duas sessões para plateia do Teatro Municipal.

A educadora Lucia Morais Tucuju participa de roda de conversa no dia 30 de junho (quinta), às 20h (Foto: Divulgação)

A primeira sessão, das 14h às 16h30, oferece três contações de histórias e um show musical. A segunda, das 17h às 19h, traz duas contações de histórias e mais um show musical.

O festival também incentiva os participantes a fazerem doação de itens como leite longa vida e achocolatado no momento da entrada no teatro, que são os insumos de maior necessidade atualmente nas entidades de apoio social. Toda a arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que fará a distribuição a espaços dedicados ao cuidado de crianças em situação de vulnerabilidade.

Origem do evento

Com ideia inspirada na música “Toda Brincadeira”, de Carol Capacle (letra) e Allê Trajan (música e arranjo), o FestMAO Curumim é uma extensão do FestMAO 2021, festival musical on-line realizado em abril do ano passado para o público adulto. “A ideia surgiu da necessidade de redescobrir o fazer artístico em meio à pandemia e, agora, essa jornada musical se estende para o público infantil, que era um projeto guardado há algum tempo”, revela o músico e produtor cultural Allê Trajan, também idealizador e diretor artístico do evento.

O projeto tem aprovação do ProAC Direto 38/2021, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Após o encerramento do evento, a íntegra da programação será disponibilizada para acesso virtual pelo YouTube.

O grupo CantaVento se apresenta no domingo, 3 de julho (Foto: Juliana Hilal / Divulgação)

Programação

// Rodas de Conversa
Transmissão ao vivo no canal Palco FestMAO (YouTube), com mediação de Vandreza Freiria

“Produção musical para a infância”, com Paulo Tatit e Thelma Chan
28 de junho (terça), às 20h

“Arte e educação na construção da equidade racial”, com Giselda Perê e Lucia Morais Tucuju
29 de junho (quarta), às 20h

A arte na infância: um despertar para a vida, com Natália Araújo e Niní Kemba 
30 de junho (quinta), às 20h

A Cia. Vovó Cachola, de Franca/SP (Foto: Rogener Pavinski / Divulgação)

// Apresentações artísticas
Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Praça Alto do São Bento, s/nº)

2 de julho (sábado) – 1ª Sessão

  • 14h: Contação de história “Tatipirun”, com Renda de Lenda 
  • 14h40: Contação de história “Da criação do mundo ao folclore africano”, com La Diva Croquete
  • 15h15: Contação de história “Não sei aonde, quem e o quê”, com Renata Martelli
  • 15h45: Show musical “Só é feliz quem se arrisca”, com Cia Dois Palitos

2 de julho (sábado) – 2ª Sessão

  • 17h: Contação de história “A origem do tambor africano”, com Lorena Ramos 
  • 17h30: Contação de história “A casa assombrada”, com Vovó Cachola 
  • 18h05: Show musical “Cantigas para voar com Manuí”, com Grupo Manuí

3 de julho (domingo) – 1ª Sessão

  • 14h: Contação de história “A onça, a tartaruga e o jacaré, com Tânia Alonso
  • 14h40: Contação de história “Crescer e partir – mais de mil milhas”, com Cia Zero 
  • 15h15: Contação de história “Mesma nova história”, com Mafuane Oliveira
  • 15h45: Show musical “CantaVento 20 anos”, com CantaVento

3 de julho (domingo) – 2ª Sessão

  • 17h: Contação de história “Matinta-Pereira”, com Ademir Apparício
  • 17h30: Contação de história “Cozinhando com Utopim, com Gracyela Gitirana
  • 18h05: Show musical “Batendo na lata, sambando no pé, driblando o caos com a fé, com Projeto Toque da Lata 
  • 19h: encerramento do festival

FestMAO Curumim – Festival de Música e Arte Infantil

📅 28 de junho a 3 de julho
📌 Teatro Municipal de Ribeirão Preto (Praça Alto do São Bento, s/nº)

🎫 Ingressos
Os convites para o festival estão disponíveis para retirada de forma on-line, pelo Sympla, ou diretamente na bilheteria do Teatro, nos dias 2 e 3 de julho, a partir das 10h, sempre com limite de 5 (cinco) convites por pessoa para cada sessão.

O evento promove uma ação social com arrecadação de leite longa vida e achocolatado, que será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Os participantes que contribuírem de forma espontânea devem deixar doações no momento da entrada ao festival. Haverá ponto de coleta no saguão do Teatro Municipal de Ribeirão Preto.

Mais informações:

Facebook: www.facebook.com/festmaocurumim
Instagram: www.instagram.com/festmaocurumim
YouTube: https://www.youtube.com/c/PalcoFestMAO

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.