USP realiza Semana de Arte de Cultura com exposições, oficinas, teatro e música

Programação será realizada de 25 a 30 de setembro em Ribeirão Preto com entrada gratuita
Tempo de leitura:6 minutos

Da redação
Fotos: Divulgação

A USP Ribeirão Preto realiza, de 25 a 30 de setembro, a Semana de Arte e Cultura, com diversas atividades gratuitas, abertas à comunidade uspiana e ao público em geral. Criado em 1997, o evento tem o objetivo de promover a reflexão sobre a questão da cultura na universidade e reunir as principais manifestações artísticas e culturais de grupos estáveis, órgãos culturais e de iniciativas voluntárias de professores, funcionários e estudantes da USP.

A programação percorre diversas unidades da USP e pode ser consultada pelo Facebook ou no site oficial

Confira a programação da USP Ribeirão Preto:

Foto em Cena // Exposição fotográfica
A partir de 26/9. Segunda a sexta, das 9h às 17h, na Seção de Atividades Culturais

Exposição fotográfica de momentos registrados por Carlos Arantes nos espetáculos e shows realizados pela Atividades Culturais.


Mario Castania // Exposição de desenhos
26 a 30/9 (segunda a sexta), das 8h30 às 22h, no Saguão da Faculdade de Medicina

A mostra traz desenhos que retratam o campus da USP Ribeirão e a FMRP em seus primórdios e conta a história da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Os desenhos são de autoria do Sr. Mario Castania, funcionário aposentado da unidade, feitos com lápis de grafite dos prédios da FMRP.

A mostra acontece de forma presencial no saguão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


Que cor está o seu setembro? 
25/9 (domingo) às 14h, no Teatro do Campus

// Oficina de Djs: rap como expressão subjetiva
O rap, um dos pilares da cultura hip hop, consiste em um gênero musical originado por jamaicanos, afro e latino americanos dos bairros da periferia de Nova Iorque em meados da década de 1970.

// Oficina de grafite
O grafite é considerado uma forma de propagação de conhecimento, de manifestação discursiva no espaço público, bem como um bem simbólico, estético e uma linguagem que evoca por inclusão social.

// Exposição de Lowbikes
O movimento Lowrider é considerado um fenômeno cultural popular, iniciado nos Estados Unidos por mexicanos das periferias e que se expressa principalmente na customização de carros e bicicletas (lowbikes) com características específicas relacionadas à identidade cultural destes grupos.

Mais informações neste link ou pelo telefone (16) 98138-8328


Workshop de Teatro (Tusp)
26/9 (segunda), das 12h às 14h e das 15h às 17h, no Teatro do Campus

Partilha de exercícios e práticas realizadas nos Núcleo TUSP de Teatro, voltadas para quem quer experimentar o fazer teatral. Inscrição no local no início da atividade. 30 vagas por turma/horário. Informações: cultura.pc@usp.br ou (16)3015-3530.


Batesão
27/9 (terça), às 12h30, no ECEU/FMRP-USP

Apresentação da bateria da Medicina USP Ribeirão, com cerca de 50 estudantes da graduação, que toca geralmente em competições esportivas, eventos festivos e formaturas.


Cinema e Teatro
27/9 (terça), às 18h, no Teatro do Campus

Exibição de filmes que abordam o teatro como tema ou ainda adaptações de obras teatrais para o Cinema. Ao final, uma conversa entre os presentes, mediada por Gabriel Mendeleh (Rádio USP – Expresso Cultura).


Música com Rafael Marangoni
27/9 (terça), às 19h30, no Teatro do Campus

Rafael Marangoni é aluno do departamento de música e apresenta um repertório de música brasileira instrumental com seu violão.


Bateria Taladentro
28/9 (quarta), às 12h30, no ECEU/FMRP-USP

Apresentação da Bateria Taladentro do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.


Esporte e Dança na EEFERP
28/9 (quarta), às 13h, no Ginásio EEFERP (Barbantão)

Três apresentações: duas de esportes ginásticos e uma de dança. O tempo previsto para as 3 apresentações é de 30 minutos.


Coral da FORP
28/9 (quarta), às 13h30, na Clínica da FORP

Apresentação do Coral da FORP aos pacientes da Clínica.


Leituras Públicas (Tusp)
28/9 (quarta), às 19h, no Teatro do Campus

Iniciado em 2009, o Programa TUSP de Leituras Públicas do Teatro da USP propõe a cada ciclo semestral uma série de leituras de peças teatrais selecionadas, a partir da obra de autores ou temas específicos. As Leituras Públicas são realizadas pelo público presente em encontros abertos e gratuitos, com a mediação da equipe artística do TUSP e a presença de convidados. A obra da vez será “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht.


Sarau // Núcleo TUSP
28/9 (quarta), às 20h, no Teatro do Campus

Sarau dedicado à música, teatro e poesia. Apresentação de Babi Benati, voz e violão, com canções da nova mpb e músicas internacionais e contará com a participação de Rodrigo Lopes (piano e violão — aluno do Departamento de Música — FFCLRP), e do Grupo Filosofia Urbana, que apresenta um repertório especialmente dedicado ao samba.


Momentos Musicais
29/9 (quinta-feira), às 18h, no Teatro do Campus

A série conta com concertos quinzenais às quintas-feiras. É uma realização do Centro Estudantil da Música (CEMus) com os alunos do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) em parceria com a Seção de Atividades Culturais (PUSP-RP).


Coral da USP Ribeirão Preto
29/9 (quinta-feira), às 19h, no Teatro do Campus

Coral da USP Ribeirão Preto apresenta uma mostra de seus 3 grupos corais, cada qual com características, objetivos e perfis diferentes. São eles: o Coro Universitário, formado por estudantes, com repertório voltado às tendências musicais contemporâneas; o Madrigal Revivis, voltado à música de concerto, mas com inserções na música popular; e o Grupo Feminino Zênite, que agrega funcionárias, docentes e comunidade externa, cantando repertório alinhado à MPB.


Música: A Marcha Rancho Não Pode Parar
29/9 (quinta-feira), às 19h, no ECEU/FMRP-USP

Apresentação do professor do Departamento de Clínica Médica, Luiz Tadeu (voz e teclado), abrangendo a marcha rancho no contexto do carnaval, dentro do Projeto Quintart Sarau da FMRP. Todas as pessoas de todas as idades, desde aqueles que viveram à época até os jovens que precisam conhecer este maravilhoso gênero musical.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.