CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Texto e fotos: Analídia Ferri
O complexo cultural dos Estúdios Kaiser Cinema foi comprado pela Vide Editorial, proprietária da revista Revide, no último dia 20 de junho. No entanto, a notícia foi divulgada apenas nesta quinta-feira, 3 de julho. O valor da transação não foi revelado. Procurada pela equipe do Varal Diverso, a Vide Editorial preferiu não falar sobre o assunto.
Em nota enviada pela São Paulo Film Commission, comodatária do prédio que até então pertencia à Cervejaria Heineken, esclareceu que as atividades culturais desenvolvidas no local serão mantidas. De acordo com Edgard Castro, presidente da São Paulo Film Commission, a negociação já vinha sendo estudada desde maio do ano passado.
“A Heineken do Brasil recebeu uma ordem da Holanda, sede da cervejaria, para que todos os imóveis que estavam parados e que não funcionavam como fábrica fossem vendidos. Nós fomos avisados disso no ano passado, mas nos disseram que se achássemos uma empresa com interesse em comprar o prédio, nosso projeto poderia ser mantido”, explica.
O prédio, construído em 1914, já abrigou a sede da Companhia Cervejaria Paulista e foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico Turístico do Estado de São Paulo), pelo Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto) e está, segundo Castro, em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
“A Vide Editorial se interessou em comprar e preservar as atividades, inclusive eles devem se mudar para lá também. Essa foi uma mudança muito positiva, porque nós tombamos o prédio e demos a ele uma utilidade cultural. Agora, com a editora, teremos cada vez mais visibilidade”, diz Edgar Castro.
Estúdios Kaiser de Cinema
O local é formado por conjunto de espaços que atende a diferentes demandas, como produção de filmes, novelas, séries de TV e publicidade. São 5 grandes estúdios com variados fins e outros 5 estúdios de médio porte, além de um pátio com 1.770 m². Hoje, o local abriga a sede da Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto, a Kasa Produtora Cultural, a Kauzare Studio e recebe também eventos culturais do Espaço A Coisa, entre outros.