12 exposições para visitar em junho em Ribeirão Preto

Confira a nossa lista de mostras abertas à visitação na cidade neste mês!
Tempo de leitura:9 minutos

Por Paulo Gallo
Fotos: Divulgação

A cena cultural de Ribeirão Preto é intensa e efervescente, basta dar uma olhada em nossa Agenda Cultural. Outra prova disso são as exposições que a cidade recebe todos os meses. Mais uma vez, o Varal Diverso selecionou as principais mostras abertas à visitação no mês de junho na cidade para os nossos leitores poderem explorar à vontade. A maioria delas é gratuita, confira os detalhes no guia a seguir. 

1. Castelo Rá-Tim-Bum

A mostra temática do Castelo Rá-Tim-Bum será aberta ao público no dia 28 de junho, no shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Toda a magia e a nostalgia do seriado, exibido pela TV Cultura na década de 1990, estarão presentes nos mais de 20 cenários que serão recriados com o máximo de detalhes em uma área de aproximadamente 500 metros quadrados, no Piso Superior do empreendimento. Saiba mais nesta matéria!

Foto: Leticia Godoy, MIS-SP / Divulgação

Quando? A partir de 28 de junho
Onde? Shopping Iguatemi Ribeirão Preto (av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Visitação: terça a sexta, das 14h às 21h (entrada da última turma às 20h30); sábado, das 10h às 22h (entrada da última turma às 21h30); e domingo, das 12h às 20h30 (entrada da última turma às 20h)
Quando? R$ 10 (meia) / R$ 20
Informações

2. 1ª Mostra do Programa Exposições 2018

O Programa Exposições da Secretaria Municipal da Cultura, em sua 16ª edição, seleciona projetos em âmbito nacional para duas mostras a serem realizadas no Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi). Na mostra, obras dos artistas Adriana Amaral (Ribeirão Preto), Aline Moreno (Campinas/São Paulo), Antonio Pulquério (Campos Sales-CE/São Paulo), Romeu Mizuguchi (São Paulo), Shu Lin (Taiwan-China/São Paulo). A comissão de seleção é formada por Galciani Neves (São Paulo) e Nilton Campos, Coordenador de Artes Plásticas do museu.

Quando? 8 de junho a 5 de julho
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 12h às 17h – no dia 19/6, o Museu não estará aberto
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

3. As Donas da Bola

A Casa da Cultura “Juscelino Kubitschek” recebe a exposição “As Donas da Bola”. O projeto nasceu o encontro de 11 experientes fotojornalistas-documentaristas interessadas em descobrir qual era o papel da mulher no futebol brasileiro. São 24 obras expostas, além de uma sala de projeções com parte do acervo exibido ao público. Participam da mostra as profissionais Ana Araújo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker, Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini e Nair Benedicto.

Foto: Ana Carolina Fernandes / Divulgação

Quando? Até 21 de junho
Onde? Casa da Cultura (Morro do São Bento, s/n – Jd. Mosteiro)
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 13h30 às 17h
Informações: (16) 3636-1206, ramais 207 e 228

4 e 5. Instituto Figueiredo Ferraz

Uma das galerias de arte mais incríveis do interior de São Paulo exibe duas grandes mostras que merecem destaque em nosso guia. Se você ainda não conhece o Instituto Figueiredo Ferraz, siga essa dica e vá o quanto antes!

#iff2018

A exposição, que fica em cartaz até o final do ano, traz um pequeno recorte do acervo do IFF, que já conta com mais de mil obras. A mostra partiu de duas premissas: mostrar as aquisições mais recentes da coleção de Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz e privilegiar aqueles trabalhos que nunca ou que poucas vezes foram mostrados. Por esta razão, a exposição não aborda um tema ou uma questão específica, nos indicando várias possibilidades e caminhos que a produção contemporânea nos oferece, a partir do olhar de um colecionador e pensada por um colecionador.

Instrumentos de Precisão – Marcius Galan

Nesta exposição, as coisas são o que são, e nem por isso o que você vê é o que você pensa ver. Diante dos trabalhos de Marcius Galan, o observador é quase sempre induzido ao engano. Tende a ver vidros, em áreas delimitadas apenas com esquadrias e cor. Tende a ver sombras onde há desenho. Tende a ver fitas adesivas, maleáveis e elásticas, em chapas de ferro, a ver uma superfície contínua onde há lapsos e materiais distintos. Em cartaz até 11 de agosto.

Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 / 3623-2262 ou contato@iff.art.br

6. Fotografias Estúdio

A mostra reúne imagens desenvolvidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio, coordenada por Carlos de Araújo Arantes, durante as aulas do segundo semestre de 2017.

Quando? Até 8 de junho
Onde? USP Ribeirão Preto – Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 4)
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (16) 3315-3530

7. As Quatro Estações

“As Quatro Estações”, do artista visual Luca Zanella, é uma coleção de performances e pinturas corporais fotografadas que expressam visualmente o sentido de letras de músicas contemporâneas regendo as fases dos relacionamentos amorosos que se dividem nas estações da natureza. O gênero é manipulado e anulado uma vez que as criações tornam-se fantásticas e te convidam para uma pausa na “realidade” e a contemplação do ser íntimo e verdadeiro sem as amarras sociais.

Quando? Até 1º de agosto
Onde? ECEU – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da USP (Av. Nove de Julho, 980)
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 16h
Informações: (16) 3602-0695.

8. e 9. Apenas Nade e Mar Adentro

Em junho, o Atelier Arter recebe as séries “Apenas Nade”, da fotógrafa Ana Isméria P. Velludo e da artista plástica Maysa Pettes, e “Mar Adentro”, da designer Isabella Pedreschi, com pinturas acrílicas, colagens digitais e fotoarte.

Em “Apenas Nade”, serão expostas 10 pinturas acrílicas sobre canvas, tecido com aparência rústica, assinadas por Maysa Pettes, e 13 fotografias, entre elas colagens digitais e fotoarte, por Ana Isméria P. Velludo.

Já na série “Mar Adentro”, a designer Isabella Pedreschi mergulha no íntimo da mulher, em que diferentes forças movem a energia vital feminina. A exposição apresentará, através de texturas convergentes, a fluidez das águas com a dureza das rochas, conduzindo às mutáveis possibilidades que a mulher apresenta em seu interior em nove colagens digitais.

Quando? 8 a 15 de junho
Onde? Atelier Arter (rua Marechal Deodoro, 1.668 – Jardim Sumaré)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h
Informações: (16) 3623-1822

10. Os fotomaníacos

A Escola Bauhaus realiza a exposição fotográfica “Os Fotomaníacos”, com trabalhos feitos pelos alunos do Curso de Fotografia II, ministrado pelo professor e fotógrafo Ary Souza Filho. Como trabalho de conclusão, a mostra traz uma temática extremamente atual e importante, oferecendo uma reflexão artística sobre a diversidade.

Quando? Até 10 de junho
Onde? Pão de Açúcar, Espaço Café (Av. Independência, 1.765 – Alto da Boa Vista)
Visitação: todos os dias, das 7h às 00h
Informações: (16) 3636-9291

11. Luz e Cores

Ainda em junho, a Escola Bauhaus também realiza a exposição “Luz e Cores”, com trabalhos do artista Critstopher Emilio Calixto Cuadra. Em uma dinâmica envolvendo a fotografia e a edição de imagens, Cristo Emilio resgata conceitos de arte clássica fazendo uso da imagem de modelos e figuras públicas com uma estética única e moderna. Trabalhando com cores sobre texturas, junto com a composição das imagens, temos como resultado um trabalho com cores vibrantes e intensas. “Puro sentimento em cores.”, como o artista descreve. O projeto teve início em 2017 e hoje conta com mais de 50 artes disponíveis, que podem ser impressas em diferentes tamanhos.

Quando? Até 18 de junho
Onde? Espaço Cultural Bauhaus (rua Mariana Junqueira, 623 – Centro)
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado, das 8h às 12h
Informações: (16) 3636-9291

13. Blues, Cor & Rock N’ Roll

De 12 a 30 de junho, Ribeirão Preto ganhará um toque de cor ao estilo Rock and roll com a exposição “Blues, Cor & Rock N’ Roll”, da ilustradora e designer Jeska. Serão exibidas ilustrações desenhadas à mão e finalizadas digitalmente, que retratam músicos ribeirão-pretanos como Fred Sunwalk, Kilotones, Camila Kerr, Microbius Experience, João da Gaita, Pearl Jam Cover Ribeirão, Gika Bacci e muitos outros.

Quando? 12 a 30 de junho
Onde? Milwaukee American Bar. Av. Francisco Junqueira, 2.843 – Jd. Palma Travassos
Visitação: terça a sábado, das 12h às 16h (almoço); e a partir das 18h, até o fechamento do bar
Informações: (16) 3289-6069 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.