Por Analídia Ferri
Foto: Mario Passos / Divulgação
O calendário cultural do mês de agosto em Ribeirão Preto está recheado de atrações para quem curte feirinhas locais. Por isso, listamos neste mini guia as principais feirinhas que contam com produtos artesanais, gastronomia, música, oficinas e até adoção de pets. Essas iniciativas apoiam pequenos negócios e contribuem para o desenvolvimento da economia local.
Feira do Coletivo: Edição Dia dos Pais
7/8 (domingo), das 15h às 21hNo Food Park Sul // Espaço Perplan
Av Giuseppe Cilento, 1881 – Jardim Botânico
Entrada gratuita
Informações
Serão mais de 35 marcas autorais de moda, arte, bem-estar, brinquedos infantis, itens para pets e gastronomia! Um domingo com música ao vivo, comidinhas para degustar na hora e para levar pra casa, drinks e chopp artesanal. Para os pequenos, pula-pula e oficina infantil. Haverá ainda leitura de tarô e outras atrações.
Feira AFIM // Edição: Reencontro
6/8 (sábado), das 11h às 17hNo Sesc Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Entrada gratuita
Informações
Realizada pelo Coletivo AFIM, de Ribeirão Preto, a feira AFIM é uma ação de promoção da cultura do consumo artesanal e local na cidade, valorizando também a cena artística e cultural. Quatro amigues empreendedores se juntaram com o objetivo de fomentar a economia criativa artesanal e a cultura local. Assim surgiu o Coletivo AFIM.
O tema dessa edição é “Reencontro”, e vai celebrar o retorno da Feira AFIM de forma presencial, depois de dois anos de atividades online. Haverá produtos como bijuterias e acessórios, velas, moda sustentável, papelaria, decoração e doces.
Veja alguns destaques da programação:
- 12h: Maguta (música ao vivo)
- 13h30: Fernando Pinho (voz e violão)
- 14h: Workshop: “Tropeço também é passo – Uma ressignificação dançante do desequilíbrio”, com Nathan Ranhel
- 15h30: Nanna Siqueira (música ao vivo)
Chita Chic Bazar
10 e 11/8 (quarta e quinta), das 10h às 20hEntidade beneficiada: Hospital do Câncer de Ribeirão Preto
No Centro Médico do Irajá
Rua Thomaz Nogueira Gaia, 1275 – Jardim Irajá
Entrada e estacionamento gratuitos
Informações
O projeto Chita Chic Bazar é promovido, realizado e idealizado pelas empresárias Branca Blanco e Fernanda Romano e completou 10 anos em 2022. Esta será a 4ª edição do ano e receberá expositores de vários segmentos, moda, decoração, artesanato, presentes, produtos para casa, itens para crianças, roupas e afins.
Feira da Fábrica: Edição Agosto
13/8 (sábado), das 14h às 20hNo Instituto SEB // A Fábrica
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
Entrada gratuita
Informações
A feira costuma reunir itens de moda, artesanato, papelaria, acessórios, além de oferecer oficinas e opções gastronômicas e música ao vivo. A programação será divulgada no perfil oficial. Nesta edição, são esperados fornecedores de produtos agroecológicos, alimentos orgânicos, gastronomia vegetariana e vegana, moda sustentável, acessórios ou peças de decoração seguindo os conceitos da sustentabilidade e da economia criativa.
A dica é aproveitar para conhecer também os espaços d’A Fábrica, entre eles o Espaço Criança, Espaço Vovó, Livraria Nobel e o restaurante Recafé.
Feira de Adoção de Animais
6 e 13 de agosto (sábados), das 13h às 17hNo shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Av. Luiz Eduardo Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe
Informações
O shopping Iguatemi Ribeirão Preto promove, nos dias 6 e 13 de agosto (sábados), das 13h às 17h, a Feira de Adoção de Animais, em frente à loja Cobasi. Com o objetivo de oferecer oportunidades para cães e gatos que buscam por um lar definitivo, a ação é realizada em parceria com ONGs da cidade.
- 6/8: ONG Anjos da Rua estará presente com cães (filhotes e adultos) e gatos (filhotes), disponíveis para adoção. Todos os animais presentes, estarão com as vacinas e exames de saúde em dia, e alguns já castrados.
- 13/8: ONG Res-Gatinhos participa da ação com gatos filhotes e adultos resgatados pela entidade. Os animais estarão disponíveis para adoção já castrados, vermifugados, microchipados e com a primeira dose de vacina aplicada.
É necessário que o adotante preencha alguns pré-requisitos como: ser maior de 18 anos, ter casa ou apartamento dentro de condições adequadas para criar o animal, além é claro, de ter muito amor e carinho para oferecer. A orientação completa ocorre no local da Feira.