Gregório Duvivier e Jean Wyllys estão na Feira do Livro nesta quinta

Veja quais são as principais atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto nesta quinta, 22 de maio
Tempo de leitura:18 minutos

Veja os eventos desta quinta-feira, 22 de maio, na 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

8h30, 10h, 14h e 15h30 – Teatro Infantil

Quem roubou meu sapatinho?
Grupo teatral Insônia
Local: Parque Maurilio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

Os tradicionais personagens são apresentados ao público num  encontro com outras histórias, pois nas brincadeiras tudo é possível, até um príncipe de skate e uma princesa de patins. Nessa história, Cinderela conta com a ajuda de sua Fada Madrinha para desvendar um mistério: onde foi parar o seu sapatinho?

9h – Salão de Ideias

Fernando Thuler e Luis Joly
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

O livro Chaves: foi sem querer querendo?, de 2005, é o primeiro sobre o seriado mexicano publicado no Brasil. Os autores Luís Joly e Fernando Thuler, com a colaboração de Paulo Franco, escreveram a obra como Trabalho de Conclusão de Curso em 2003. O sucesso foi tamanho que rendeu uma sequência, o livro Chaves e Chapolin: sigam-me os bons!, um guia de episódios com bastidores da série e um quiz com mais de 600 perguntas.

10h – Salão de Ideias

Direitos Humanos do agressor e do agredido
Com Octávio Verri, Regina Baldini, Rodrigo Camargo e Sérgio Kodato
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Octávio Verri Filho é promotor de Justiça aposentado, colecionador de livros sobre a historiografia e a literatura da região. Regina Baldini é consultora de  RH, escritora e palestrante. Autora dos livros Tira o Pé da Minha Marmita volumes 1 e 2. Rodrigo Camargo é advogado, especializado em Direito Público, comunicador e apresentador do programa Fala Sério. Sérgio Kodato é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório de Violência e Práticas Exemplares, da USP em Ribeirão Preto, onde é professor titular. Autor do livro O Brasil fugiu da escola: motivação, criatividade e sentido para a vida escolar.

10h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica

Avaliação na educação: tensões, desafios e perspectivas
Com Humberto Silvano Herrera Contreras
Local: Biblioteca Padre Euclides

A palestra aborda o entendimento e a prática da avaliação na relação ensino-aprendizagem, enfatizando a sua função pedagógica e social. Humberto Silvano Herrera Contreras é professor de graduação e pós-graduação na área da Educação. Licenciado em Filosofia e Pedagogia e mestre em Educação, possui especialização em Gestão Ambiental, em Docência e Gestão no Ensino Superior, em Gestão de Pessoas e em Educação a Distância. Cursa doutorado em Educação na Universidad Católica de Santa Fe, Argentina. É coordenador do Núcleo de Inovação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Padre João Bagozzi, professor consultor do Setor Universidades da CNBB e coordenador pedagógico do Centro de Educação Socioambiental na Fundação Vida Para Todos.

10h30 – Salão de Ideias

Ely Vieitez Lisboa
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Ely Vieitez Lisboa é professora e escritora com dez livros publicados, entre ensaios, contos e poemas. A Senhora das Sombras, de 1994, foi indicado para o prêmio Jabuti. Por seu trabalho na área educacional, Ely recebeu o título de cidadã ribeirãopretana  e a autora local homenageada da 14ª Feira.

14h – Salão de Ideias

Gregório Duvivier
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Gregório Duvivier é ator, comediante e poeta. Ficou conhecido por ser um dos roteiristas e criador da websérie Porta dos Fundos. Autor dos livros A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora e Ligue os pontos: Poemas de amor e Big Bang. Também assina uma coluna semanal na Folha de S. Paulo.

14h – Salão de Ideias

Henrique Rodrigues
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)

Henrique Rodrigues é mestre e doutorando em Literatura e trabalha como assessor do Sesc-SP. É criador do Prêmio Sesc de Literatura. É autor do livro de poemas A musa diluída, do infantojuvenil Alho por alho, dente por dente, e do juvenil O tesouro na sombra da árvore.

14h30 – Espetáculo Teatral

Perdidos na Serra
Grupo segunda chamada
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Nesta comédia, interpretada por professores, uma escola de ensino médio programa uma excursão à Serra da Canastra para comemorar o encerramento do ano letivo e a formatura da sala. Na viagem um casal de alunos se perde e tenta encontrar o caminho de volta para casa. Durante o tempo que passam nesta tentativa de retornar, deparam-se com seres do mundo fantástico.

15h – Mesa de Debates

Educação: o professor e o ensino no Brasil
Com José Eduardo de Oliveira, Jorge Azenha, Alessandra Davi e Elaine Assolini
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

José Eduardo de Oliveira é doutor em Saúde Pública, mestre em Educação e autor de três livros. É ainda especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício. Jorge Lemasson Azenha é pedagogo, historiador e mestre em Educação. Atualmente  é diretor da Escola Estadual Otoniel Mota. Alessandra David é professora e doutora na área de História da Educação e Política Educacional. Elaine Assolini é pedagoga e linguista. Ministra aulas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da USP de Ribeirão Preto. Coordena o Grupo de Estudos sobre Alfabetização, Leitura e Letramento.

15h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica

Sensibilização: estimulando o aluno em sala de aula
Com Sergio Fumio Miyahara
Local: Biblioteca Padre Euclides

A palestra promove uma reflexão e discussão sobre o estímulo ao aluno em sala de aula, abordando o respeito à diversidade e aos direitos humanos. Sergio Fumio Miyahara é graduado em Pedagogia, Letras e Ciências Jurídicas, mestre em Educação pela PUC-SP e doutor em Educação Escolar (Gestão e Política) pela Unesp/ Araraquara. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

15h30 – Palavra Cantada

Lara Téo canta Dorival Caymmi
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Lara Téo iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade, quando apaixonou-se pela flauta e nunca mais a deixou. Neste show que homenageia o centenário de Dorival Caymmi, a jovem flautista apresenta ao público a poesia, os quitutes e a paixão de Caymmi pela Bahia acompanhada pela intérprete Claudia Cantarella e pelo violonista Eduardo Tarlá.

16h – Mesa de Debates

Paulo Mariante, João Nery e Paulo Giostri
O livro e a leitura diante da condição do Homossexual no Brasil
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

Paulo Tavares Mariante é formado em Direito e trabalhou em diferentes organizações sindicais. Em 1995, fundou o primeiro grupo LGBT de Campinas, o Expressão. Em 1998, fundou o Identidade – Grupo de Luta Pela Diversidade Sexual, no qual milita até hoje. João Nery é o primeiro transhomem operado no Brasil. É psicólogo especialista em Gênero e Sexualidade. Tem dois livros autobiográficos: Erro de Pessoa – Joana ou João e Viagem Solitária – Memórias de um Transsexual 30 anos depois. Paulo Fernando de Andrade Giostri é advogado, defensor público na região de Ribeirão Preto e presidente da Comissão dos Defensores Públicos da Família do Instituto Brasileiro de Direito de Família.

17h – Salão de Ideias

Roberto Tardelli
A Leitura como fonte de Liberdade
Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Roberto Tardelli é procurador de justiça, membro do Ministério Público. É autor dos livros Júri: a arte de julgar alguém e Histórias injustas. É Presidente de Honra do Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ONG voltada ao atendimento de crianças e adolescente vítimas de maus tratos e abuso sexual.

18h – Filme

Madame Satã
Direção: Karim Aïnouz (França/Brasil, 2001)
Local: Cineclube Cauim

Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa vive encarcerado na prisão João Francisco (Lázaro Ramos), artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita (Marcélia Cartaxo), prostituta e sua "esposa"; Firmina, a filha de Laurita; Tabu (Flávio Bauraqui), seu cúmplice; Renatinho (Felippe Marques), sem amante e também traidor; e ainda Amador (Emiliano Queiroz), dono do bar Danúbio Azul. É neste ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã, nome retirado do filme Madame Satã (1932), dirigido por Cecil B. deMille, que João Francisco viu e adorou. (Drama, 1h45min)

18h30 – Conferência

Jean Wyllys 
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal


Foto: Lula Marques

Jean Wyllys é deputado federal e atua no combate à homofobia, à intolerância e ao fundamentalismo religioso. Tem três livros publicados e é professor universitário. Ficou famoso ao vencer o programa Big Brother Brasil, da TV Globo e tem uma das páginas mais populares no Facebook.

20h – Mesa de Debates

Literatura Marginal
Com Eduardo Brechó, Akins Kintê, Lews Barbosa, Elizandra Souza e Poeta Binho
Local: Teatro Municipal

Eduardo Brechó é músico e lidera a Aláfia, banda que também se apresenta nesta edição da Feira. Akins Kintê é escritor e diretor de cinema, autor de livros como Punga e prosa e Poesia periférica. Dirigiu o curta-metragem Vaguei nos livros e me sujei com a m… toda e o documentário Várzea a bola rolada na beira do coração. Lews Barbosa é rapper, poeta, slamer e arte-educador. É um dos fundadores do grupo de rap Potencial e participa dos shows da banda Aláfia. Elizandra Souza é poeta e jornalista. Autora do livro Águas da Cabaça. Binho é poeta, autor do livro Postesia e co-autor do livro Donde Miras – dois poetas e um caminho. É o idealizador do Sarau do Binho que acontece, há 10 anos na zona sul de São Paulo.

21h – Apresentação Teatral

Lou & Léo
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

Léo Moreira Sá participou do primeiro grupo em defesa dos direitos LGBTs do Brasil. Foi baterista da banda de punk rock Mercenária, com três discos gravados. É ator de teatro e ativista em defesa dos direitos humanos com foco nas pessoas trans. Na peça autobiográfica Lou & Léo, Sá conta de forma sensível e forte sua história de superação e afirmação da sexualidade.

21h30 – Apresentação Musical

Aláfia
Local: Teatro de Arena

Formado por 11 músicos, o grupo Aláfia celebra uma mistura de estilos em seu repertório. Da batucada ao baile funk, a banda paulistana une a tradição da músicanegra em um único show. Funk, hip hop, blues, jazz, soul e todos os africanismos se unem à MPB para dar forma a uma música singular no cenário artístico atual.

Livraria Cultura – Shopping Iguatemi

14h – Sessão de autógrafos com João Nery
19h – Sarau "Sociedade Poética"

Estande dos autores de Ribeirão Preto e região

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

10h – Mesa de Debates: A Feira do Livro e a realidade cultural do país-coordenado, com Heloísa Alves, Alberto Gonçalves, Cristiane Framartino Bezerra e Carlos Eduardo Amaral.
15h – Sarau com os alunos da Escola Estadual Prof. Diva Tarlá
17 – Combate versus Artes Marcial: uma luta ética, com Cristiano Barreira.
19 – Tributo a José Fortuna e Barrinha, com a equipe de Teatro do Magrão. Participação de Osmar Barra.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Eventos em locais fechados

Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.

Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.

A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!

Endereços

Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária

Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro

Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro

Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá

USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre

Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.