CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
9h – Coral
Casa do Contabilista
Local: Marquise do Theatro Pedro II
O Coral da Casa do Contabilista é formado por vozes femininas e masculinas com repertório recheado de MPB e música folclórica. O coral completa 10 anos em 2014 mantido pelas entidades contábeis e regido por Regina Lúcia Reigada Mello Mattos de Castro.
9h – Coral
Colégio Marista e Coral da OSRP
Casa do Contabilista
Local: Marquise do Theatro Pedro II
O Coro do Colégio Marista foi fundado em 2012. Regido por Snizhana Drahan, atualmente conta com 30 alunos. O Coro interpreta desde música antiga até obras brasileiras modernas e folclore. A Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que está sob a coordenação e regência de Snizhana Drahan, foi fundada em 2008 e desenvolve um trabalho de seleção e divulgação do repertório variado junto e sem a Orquestra Sinfônica de Ribeirão.
10h e 15h – Teatro Infantil
Parô! Palhaçada
Grupo Os Profiçççionais
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)
A peça traduz de forma acessível e atraente a poética clássica do circo tradicional. Sua linguagem cênica incorpora técnicas de acrobacia e malabarismo. Em cena, os personagens interagem com a plateia, deixando uma atmosfera casual típica do “teatro de rua” e do “teatro-circo”. A trupe é composta por três artistas que se dedicam à preservação da arte circense por meio de oficinas, pesquisa e apresentações com ênfase na figura do palhaço. São eles: palhaço Tiba, representado por João Marcílio; Ching Ling, por Rafael Rodrigues e Manteguinha, por André Santos.
10h30 – Salão de Ideias
Fernando Morais
Local: Theatro Pedro II (Sala principal)
Foto: Divulgação
Fernando Morais é jornalista desde 1961 e trabalhou nas redações do Jornal da Tarde, da Veja, da Folha de S. Paulo e da TV Cultura. Recebeu três vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e quatro vezes o Prêmio Abril. Foi deputado estadual e secretário da Cultura e da Educação do Estado de São Paulo. É autor dos roteiros das minisséries documentais Brasil 500 Anos e Cinco dias que abalaram o Brasil. Escreveu os livros Transamazônica, A Ilha, Chatô, o rei do Brasil, Corações sujos, Cem quilos de ouro, Na toca dos Leões e Montenegro. Tem livros traduzidos em dezenove países. Em 2001, Corações Sujos recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não-Ficção. Em 2004, Olga foi transformado em filme pelo diretor Jayme Monjardim.
11h – Premiação
Premiação do IV Concurso Cultural Electro Bonini
Local: Theatro Pedro II (Café)
A Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto e a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) divulgam os vencedores do IV Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à Leitura, direcionado a professores das séries finais do ensino fundamental (6º a 9º ano), das redes pública e particular de ensino, com o objetivo de incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens, desenvolvido por professores em ambiente escolar.
14h – Salão de Ideias
Olga Curado
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)
Olga Curado é jornalista e escritora. Há dez anos é consultora de Comunicação institucional e na gestão de imagem e reputação de organizações, políticos e líderes empresariais. Em 2010, foi consultora pessoal de comunicação da então candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff. Em 2013, publicou Viver sem crise no qual apresenta método de gestão pessoal para lidar com situações difíceis que possam evoluir para uma crise.
14h – Mesa de Debate
O livro e a leitura diante dos direitos humanos no Brasil
Com José Louzeiro, José Henrique Torres, César Augusto Nunes e Jorge Souto Maior
Local: Theatro Pedro II (Sala principal)
José Louzeiro é escritor, jornalista e roteirista. Publicou mais de 40 livros em 60 anos de carreira, sendo considerado o introdutor do romance reportagem no Brasil, além de já ter escrito novelas e filmes. É roteirista do filme Pixote. No cinema, concentra suas forças na produção de roteiros de longas-metragens e documentários, além de lançar ao menos um livro por ano nos últimos tempos. José Henrique Rodrigues Torres é juiz de Direito, titular da 1ª Vara do Júri de Campinas, professor de Direito Penal e de Direito Penal Sanitário. Juiz do trabalho e professor livre-docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Cesar Augusto Nunes é especialista em Direitos Humanos e Democracia, professor universitário e coordenador acadêmico do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ribeirão Preto. Jorge Souto Maior é autor de Relação de emprego e direito do trabalho e O direito do trabalho como instrumento de justiça social. Colabora com o Blog da Boitempo.
16h – Conferência
Marco Mondaini
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)
Marco Mondaini é historiador, mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo, doutor em Serviço Social. Tem pesquisas no Instituto Gramsci de Roma, Pós-Doutorado junto ao Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Florença e Estágio Sênior na Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique. É autor de Direitos humanos, Direitos humanos no Brasil, Do stalinismo à democracia, Palmiro Togliatti e a construção da via italiana ao socialismo e Democracia e direitos humanos sob fogo cruzado.
18h – Filme
Pixote – A lei do mais fraco
Direção: Hector Babenco (Brasil, 1980)
Local: CineClube Cauim
Pixote (Fernando Ramos da Silva) foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo os tipos de criminosos e jovens delinquente. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos. (Drama, 2h05min)
18h30 – Concerto
Bachiana Filarmônica Sesi-SP
Local: Theatro Pedro II (Sala principal)
Mantida pelo Sesi de São Paulo, a orquestra formada por jovens e experientes músicos de diversas idades, sob a direção artística do maestro João Carlos Martins, representa ação no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de talentos e abre múltiplas oportunidades profissionais, leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, o maestro João Carlos Martins está a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.
Shopping Iguatemi
14h30 – Oficia arte-educativa sobre a história "João Mole"
Local: Livraria Cultura
17h30 – Domingo é dia de teatro: "Menina bonita do laço de fita", adaptação da obra de Ana Maria Machado
Local: Open Mall
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Eventos em locais fechados
Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.
Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.
A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!
Endereços
Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária
Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro
Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro
Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro
Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá
USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre
Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe