Laura Muller e Mario Sergio Cortella estão na Feira do Livro nesta terça

Veja quais são as principais atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto nesta terça-feira, 20 de maio
Tempo de leitura:18 minutos

Veja os eventos desta terça-feira, 20 de maio, da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

8h30, 10h, 14h e 15h30 – Teatro Infantil

A saga do valente José Colatino 
Grupo dos Andarilhos
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

Inspirada no cordel Combate de José Colatino com o Carranca do Piauí e músicas executadas ao vivo pelos atores e compostas especialmente para o espetáculo pelo músico pernambucano Carlos Tampa, "A saga do valente José Colatino" visa uma temática para toda a família e agrega variadas linguagens como teatro de máscaras, bonecos e música. O espetáculo foi idealizada pelo Grupo dos Andarilhos e pela diretora de teatro Tânia Alonso essencialmente para este encontro inusitado entre o teatro e o transeunte.

9h – Teatro

Palhaça Sola
[A]tua Cia de Teatro de Ribeirão Preto
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Conta a história de uma palhaça despejada que não sabe onde e tampouco como recomeçar. Tendo a solidão como cúmplice, inicia a construção da sua nova casa, e durante essa tentativa encontra um livro precioso intitulado “Como arranjar um companheiro em três passos”. Atraída pela possibilidade rápida e prática de encontrar alguém, se lança com afinco na orientação do livro, mas talvez a praticidade oferecida pode não ser tão certeira.

10h – Salão de Ideias

A influência do futebol na vida do brasileiro
Com Paulo Sérgio, Eduardo Costa Oliveira, Renato Marques e Luís Cláudio de Almeida
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Paulo Sérgio é formado em Ciências Jurídicas e Sociais. Também é jornalista, associado ativo da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto. Eduardo Costa Oliveira tem três livros publicados e é especialista em Fisiologia e Biomecânica. É mestre em Educação e Doutor em Saúde Pública. Renato Marques é professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP, em Ribeirão Preto. Luís Cláudio de Almeida é graduado em Educação Física e em Engenharia de Produção. Mestre em Ciências da Motricidade Humana. Especialista em desportos coletivos. É pró-reitor Acadêmico e Coordenador Geral de Pós-Graduação do Ceuclar, em Batatais.

10h30 – Salão de Ideias

Ricardo Costa e Camila Cabete
Cultura Digital
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Ricardo Costa é responsável pelo relacionamento com editores e pelo desenvolvimento de novos negócios da Feira do Livro de Frankfurt. Foi diretor de relacionamento com Editores e Mídia na empresa The Copia. Camila Cabete é historiadora por formação e trabalhou na primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido. Responsável pela empresa Kobo no Brasil.

12h30 – Salão de Ideias

Marcelo Canellas
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Marcelo Canellas  é jornalista e foi repórter especial da Rede Globo e da EPTV. Cobriu diversos temas, mas se notabilizou pelas matérias sobre direitos humanos. Em 2013, lançou o livro Províncias: crônicas da alma interiorana, no Outubro das Letras, evento organizado pela Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto.   

14h – Salão de Ideias

Adélia Miglievich
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Darcy Ribeiro estudou profundamente o Brasil. E sua obra ainda é combustível para inúmeras pesquisas sobre a realidade social do país. Uma das mais notórias estudiosas da obra do homenageado da Feira deste ano, Adélia Miglievich é doutora em Ciências Humanas e organizadora da coletânea Crítica pós-colonial a parti de Darcy Ribeiro. Adélia participou da coletâneas Tempo Negro. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ com o projeto de pesquisa Darcy Ribeiro, Universidade e a Utopia latino-americana: da criação da UnB à revolução peruana.

14h – Mesa de debate

África do Sul
Com Raquel Gomes, Marcelo Donizete da Silva e José Gatti
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)

Raquel Gomes é doutoranda em História Social. Trabalha com políticas de acesso à terra e aos espaços urbanos na África do Sul. É autora do livro Uma feminista na contramão do colonialismo: Olive Schreiner, literatura e a construção da nação sul-africana, 1880-1902. Marcelo Donizete da Silva é filósofo, mestre e doutor em Educação. É docente da Universidade Federal de Ouro Preto, no departamento de Educação. José Gatti é jornalista, mestre e doutor em Cinema. É professor e atua na área de Arte e Comunicação, principalmente no campo das políticas de representação em cinema, televisão, vídeo e outros meios de comunicação

14h30 – Salão de Ideias

Laura Muller
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Laura Muller é psicóloga, educadora sexual e comunicadora. Todos os sábados ela participa do programa Altas Horas, da TV Globo. Muller passou pela Folha de S. Paulo e Folha da Tarde. Trabalhou nas revistas Claudia, Capricho, Nova, Nova Escola, Playboy, Vip, Vogue Homem, Elle, Marie Claire e Veja. Tem quatro livros sobre sexualidade. O mais recente é Educação sexual em 8 lições, um guia para professores e pais.

15h – Teatro Infantil

O Pequenino Grão de Areia
Cia. de Teatro Valeu a Brincadeira
Local: Teatro Municipal

A peça da Cia. de Teatro Valeu a Brincadeira, que tem direção de Helena Bueno, conta a história de um grãozinho de areia apaixonado por uma estrela. É um amor tão grande que ele resolve pedir ajuda a todos os seus amigos da praia para se encontrar com sua estrela. No início todos estranham, mas resolvem ajudá-lo. Será que os dois se encontrarão?

15h – Comente o Conto

Denis Bó, Heloisa Alves, Marilda Franco de Moura e Maris Ester comentam o conto de Nelson Jacintho
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Nelson Jacintho é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Escreveu onze livros. É o atual presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras. Denis Eduardo Bó é médico psiquiatra, terapeuta cognitivo comportamental, prosador e poeta. Seu primeiro livro foi a história infantojuvenil Uma viagem. Lançou também o livro de poemas O feminino sou eu. Heloisa Martins Alves é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa. Coautora do projeto "Combinando Palavras", desenvolvido na escola estadual Otoniel Mota. Marilda Franco de Moura é pós-doutoranda em Estudos Literários. Maris Ester Souza é presidente da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto, autora do livro Nua para o Criador… Vestida para a humanidade.

15h30 – Palavra Cantada

Jacqueline Falcheti canta Vinicius de Moraes
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Ao lado do pianista Leonardo de Oliveira Freitas e do violista e percussionista Guilherme Carvalho, Jacqueline Ruzzene Falcheti interpreta a obra do dramaturgo, poeta e diplomata Vinicius de Moraes. Graduada em música e especialista em técnica vocal, Jacqueline é apaixona por choro e MPB, e tem no criador da "Garota de Ipanema" sua grande inspiração.

16h – Mesa de Debate

O livro e a leitura diante da condição do índio no Brasil
Com Daniel Munduruku, Roni Wasiry Guará, Maria Silva Cintra Martins e Cacique Raoni
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Daniel Munduruku tem 43 livros publicados. É graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação e comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Maria Silvia Cintra Martins é pesquisadora e professora com experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Roni Wasiry Guará é natural do Paraná do Ramos, no Amazonas e professor da escola CFR (Casa Familiar Rural), que trabalha com questões voltadas para o desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental, o manejo florestal e técnicas agrícolas. Cacique Raoni luta pela preservação da Floresta Amazônica e, por essa luta, se tornou também um símbolo de preservação da cultura indígena. Em 2000, Raoni iniciou uma viagem internacional com o objetivo de obter ajuda e fundou o Instituto Raoni. Sua última conquista foi o apoio do presidente da França, Jaques Chirac, contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

17h – Salão de Ideias

O livro e a leitura como fator determinante de inclusão
Com Nando Antunes, Sócrates Júnior e Marcelo Nocelli
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Nando Antunes é ex-jogador de futebol, escritor, poeta, pintor e palestrante. Escreve nas revistas III Berro e Planeta Sustentável. Tem dois livros publicados: Futebol e ditadura: A história de Nando e Clube dos vitalícios. Foi anistiado durante a ditadura militar e trabalha com projetos sociais. Sócrates Júnior é graduado em Administração de Empresas na FEA-USP/RP. Filho do ex-jogador do Botafogo, do Corinthians e da Seleção Brasileira, é coordenador da Associação Pró-Esporte e Cultura. Marcelo Nocelli é escritor, editor e professor. Autor de contos e crônicas, publicados em revistas e sites especializados no Brasil, Alemanha e Itália. Colaborador da Revista ZN, recebeu o prêmio "Lima Barreto – Novos Talentos da Literatura Brasileira", em 2008. Publicou O espúrio (traduzido para o alemão), O corifeu assassino (traduzido para o italiano) e Reminiscências, livro de contos.

18h30 – Conferência

Luis Felipe Carvalho
Literatura Indígena
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Doutor em Literatura Brasileira pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Luis Felipe Carvalho tem experiência na área de Letras e Antropologia, com ênfase em Literatura Brasileira e Antropologia Política. Atualmente, dedica-se ao Pós-Doutorado na UFRJ onde pesquisa a representação dos índios na Literatura Brasileira.

19h – Logosofia

Dario Tadini e Barros
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

O carioca Dario Tadini e Barros é engenheiro mecânico, graduado pela UGF-RJ. Diretor Industrial de empresa do segmento de plásticos, fabricação de isopor. Colaborador da Fundação Logosófica desde 1991. Logosofia é ciência do conhecimento de si mesmo, da evolução consciente e da superação integral.

20h – Apresentação Musical

Orquestra Homero Barreto
Local: Teatro Municipal

A Orquestra Homero Barreto foi fundada em 2011 a partir das atividades pedagógicas do Projeto Kabuki. Formada por violinos, violas de arcos, violoncelos e contrabaixos conta com 17 integrantes sob regência de Jeziel Pousa C. de Paiva. Villa Lobos e Vivaldi estão no repertório do grupo.

21h – Conferência

Mario Sergio Cortella
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal

O paranaense Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário. Mestre e doutor em Educação, também foi secretário municipal de educação de São Paulo. É autor, entre outros livros, de A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos, Nos labirintos da moral, com Yves de La Taille, Não espere pelo epitáfio: provocações filosóficas, Não nascemos prontos!, Sobre a esperança: diálogo com Frei Betto, O que é a pergunta?com Silmara Casadei, Liderança em foco, com Eugênio Mussak. Recentemente lançou Ética e vergonha na cara! ao lado do filófofo Clóvis de Barros Filho.

22h – Apresentação Musical

Zé Vito
Local: Teatro de Arena

Guitarrista, cantor e compositor de Ribeirão Preto, Zé Vito apresenta as canções do seu primeiro disco “Já Carregou”, que foi gravado no ano de 2013, produzido pelo próprio, Bruno Giorgi, e Pedro Costa. O show tem as canções do disco e traz uma MPB rock and roll, passando pelo blues e pelo funk.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Eventos em locais fechados

Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.

Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.

A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!

Endereços

Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária

Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro

Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro

Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá

USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre

Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.