Da redação
Fotos: Analídia Ferri e Paulo Gallo / Varal Diverso
Reaberta ao público em 2020, a Biblioteca Sinhá Junqueira retomou intensamente as atividades neste ano e oferece uma programação cultural mensal recheada de atrações gratuitas para todos os públicos. Depois de uma reforma que durou um ano, o prédio histórico localizado na região central de Ribeirão Preto, apresentou uma série de mudanças e inovações em sua estrutura física.
A programação cultural pode ser acessada na agenda, disponível no site oficial e na página do Instagram.
Saiba mais sobre o espaço
A Fundação Educandário, gestora do prédio, investiu cerca de R$ 11 milhões na reforma, aprovada pelo Conppac (Composição do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), preservando as estruturas originais da edificação de 1932. A nova biblioteca prometeu e está se tornando um espaço cultural com agenda intensa de eventos, todos gratuitos, entre eles, contação de histórias, clube do livro, bate-papo com autores, oficinas, rodas de conversa, apresentações musicais, entre outros.
Espaço recebeu novo nome em homenagem à sua idealizadora
O novo nome, segundo os gestores, foi uma forma de homenagear a primeira moradora do prédio histórico, Sinhá Junqueira. Casada com o grande cafeicultor e um dos maiores usineiros da época, o coronel Quito Junqueira, o edifício se tornou residência de Sinhá e seu esposo. Como não tinham filhos, Sinhá dedicou sua vida à filantropia e projetos sociais e culturais na cidade.
Depois da morte do coronel, ela criou, em 1952, a Fundação Social Sinhá Junqueira, que posteriormente também recebeu todo seu patrimônio como forma de garantir que suas obras filantrópicas continuassem. O projeto de uma biblioteca pública constava em seu testamento. O responsável por dar continuidade a esse desejo foi o deputado e governador Altino Arantes (que dava nome à biblioteca até o ano passado), por sua proximidade e parentesco com o casal.
A gente achou tão especial que fizemos uma listinha:
- 1.500 m² de área construída
- Área de convivência ao ar livre
- 14 mil livros, acervo com acervo de jornais, HQs, jogos eletrônicos e de tabuleiros
- Sala de obras raras
- Computadores disponíveis aos visitantes
- Computadores com conexão à internet e programação cultural.
- 15 salas de leitura e estudo
- Auditório com 60 lugares
- Sala com equipamentos de acessibilidade
- Elevadores e acessível para cadeiras e idosos
- Espaço para crianças
- Cafeteria
Como emprestar livros e fazer uso de serviços
Para desfrutar dos serviços da biblioteca como emprestar livros, ter acesso aos computadores e o uso do guarda-volumes, é necessário se registrar no balcão de atendimento portando um documento com foto. O cadastro da biblioteca fica pronto na hora. Tenha em mãos um documento com foto sempre que quiser utilizar qualquer serviço oferecido. Visitantes não precisam se registrar para conhecer o espaço. Os usuários cadastrados podem emprestar um livro por 14 dias e fazer uma renovação por empréstimo, caso o livro não esteja em atraso ou reservado. A renovação pode ser feita pelo site Bsj.org.br. Caso queira renovar mais uma vez, dirija-se ao balcão de atendimento da biblioteca.
Que tipo de doações são aceitas pela biblioteca?
É comum as pessoas entrarem em contato com a biblioteca para doar livros. Para organizar todas as doações, a Biblioteca Sinhá Junqueira possui uma política, com critérios específicos para a composição do acervo. Veja os critérios de doação aqui.
Como chegar?
Biblioteca Sinhá Junqueira
📌 Endereço: Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
🕗 Funcionamento: Terça a sexta, das 10 h às 19h // Sábado e domingo, das 9h às 18h
☎️ Telefone: (16) 3625-0743
💵 Entrada gratuita
♿ Acessível para pessoas com deficiência física (PcD)
👉 bsj.org.br