Museu da Cana é opção de lazer na região de Ribeirão

Localizado em Pontal, a cerca de 30 minutos de Ribeirão Preto, museu reúne peças originais da época da monarquia. A visitação é gratuita.
Tempo de leitura:3 minutos

Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação

A região de Ribeirão Preto não passa despercebida quando o assunto é programas culturais e patrimônio histórico. A menos de 40 quilômetros de Ribeirão Preto, a cidade de Pontal preserva a coleção mais importante do Brasil referente à história da cana-de-açúcar.

Localizado no município de Pontal (SP), o antigo Engenho Central — construído no início do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários — acolhe o Museu da Cana.

Sonho antigo da família Biagi, o Museu tem como objetivo resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da nossa região e o desenvolvimento do Brasil.

O visitante encontra no local a imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico daquele período, com galpões amplos, tijolos aparentes e ornatos simples, preservada para abrigar o Museu da Cana.

O grande diferencial do Museu da Cana é seu acervo composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho.

Outros objetos de relevância histórica são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento, barris para beneficiar e purificar o açúcar, recipientes para o transporte de aguardente até o Porto de Santos, o carimbo que identificava as sacas de açúcar com a marca do Engenho, o maquinário das oficinas de manutenção e até mesmo o velho relógio que ficava no ponto mais alto da torre da usina.

O acervo também conta com objetos que a família Biagi arrematou de engenhos localizados na região nordeste do país, datados do século XVI período que representa os primórdios da produção de açúcar no Brasil.

Para sua implantação  o Museu da Cana contou com os apoios do Ministério da Cultura, por meio da lei Rouanet, e do governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), e com os patrocínios de Bradesco, Itaú BBA, Cia de Bebidas Ipiranga, Dow Agrosciences, Weg Motores Elétricos, Renk Zanini, Usinas Santo Antonio, São Francisco e Santa Vitória, Caldema, TGM Turbinas, Native Orgânicos, Biosev, Sermatec, Sorocaba Refrescos e CPFL Energia.

Durante a pandemia, confira o horário de funcionamento, protocolos e restrições. #UseMáscara

Como chegar?

Museu da Cana

Endereço: Fazenda Engenho Central, Casa 1 – Zona rural de Pontal/SP
Entrada pela Fazenda Vassoural (Estrada para Pontal, SP-343/322)
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Ingressos: Entrada gratuita
Informações: (16) 3497-5008 / (16) 99740-5008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.