Da redação + assessoria
Fotos: Divulgação
Nove dias. Este é o período em que os ribeirão-pretanos e os entusiastas da literatura, vão poder aproveitar da extensa, rica e gratuita programação oferecida pela 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022. Para “romper as fronteiras da cidade”, a feira será realizada em formato híbrido, com atividades online que poderão ser acompanhadas por pessoas em qualquer lugar do mundo. Acompanhe as informações sobre o evento pelo perfil no Instagram e no site oficial.
Ao todo, 10 espaços culturais e educacionais, entre eles, praças, teatros, Sesc, biblioteca e outros vão receber autores, artistas, músicos e personalidades do meio literário que vão participar de leituras, oficinas, contação de histórias, bate-papos, lançamentos e apresentações musicais que vão contemplar público de todas as idades.
O tema “Do Caburaí ao Chuí, a força da literatura brasileira” deu origem à seleção dos nomes dos homenageados desta edição que buscam trazer para a cidade de Ribeirão Preto a pluralidade da cultura brasileira. São eles: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), Isabel Cassanta (professora) e o empresário José Isaac Peres (patrono).
Saiba como será a retirada de senhas
Para participar das atividades no Theatro Pedro II (Sala Principal e Auditório Meira Jr.) e Teatro Municipal é necessário a retirada de senha de acesso com uma hora de antecedência. A distribuição será feita na Central de Informações da FIL (Esplanada do Theatro Pedro II). Nos demais locais, a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada espaço. Para os eventos no Sesc, a retirada de senhas deverá ser no local, com uma hora de antecedência.
Protocolos de saúde
Para participar das atividades realizadas no Theatro Pedro II (Sala Principal, Auditório Meira Jr. e Café) será necessário a apresentação do comprovante vacinal completo contra COVID-19. O uso de máscaras não é obrigatório nos locais fechados, mas é recomendado.
Então, já prepare o calendário e aproveite. Confira a programação completa:
Confira alguns destaques:
Show “Um recital para Ariano” com Antonio Nóbrega
20/8 (sábado), às 20h, no Theatro Pedro II // Sala Principal
O espetáculo reúne trechos de poemas e romances do dramaturgo, poeta, romancista e ensaísta pernambucano Ariano Suassuna, um dos homenageados pela FIL 2022. A viagem musical vai passar pelos romances d’A Nau Catarineta, d’A Filha do Imperador do Brasil, d’A Morte do touro Mão de Pau, pelas canções O Rei e o Palhaço e Canudos, pela peças instrumentais Rasga e Ponteio Acutilado, entre outras obras que serão entremeadas por falas, reflexões e histórias que marcam a convivência entre Antonio Nóbrega e Ariano Suassuna. Realização: SescRibeirão Preto.
Salão de Ideias // Para entender melhor o Brasil com Fernando Calderon (on-line) | Mediação presencial: Helena Celestino
21/8 (domingo), às 14h30, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
O sociólogo boliviano Fernando Calderón, um dos mais destacados estudiosos sobre a América Latina. Autor de vários livros sobre Democracia e desenvolvimento, é colaborador de organismos internacionais como Clacso, Cepal e Pnud. É Doutor em Sociologia (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França), Diretor de Pesquisa na UNSAM (Argentina). Mediação de Helena Celestino, ex-editora executiva da Globo (foi correspondente em Paris e Nova Iorque) e atualmente é colaboradora do jornal Valor Econômico. Fernando Calderón participa de forma on-line.
Show “Língua Brasileira” com Tom Zé
21/8 (domingo), às 19h, no Theatro Pedro II // Sala Principal
Tom Zé lança seu novo álbum, “Língua Brasileira”, pelo Selo Sesc, com canções criadas para o espetáculo teatral de mesmo nome, fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch. Realização: Sesc Ribeirão Preto.
Conferência com Vera Eunice e Zezé Motta // Mediação de Tom Farias
22/8 (segunda), às 19h30, no Theatro Pedro II // Sala Principal
Carolina Maria de Jesus — esse será o tema do encontro que reúne três figuras importantes na trajetória da escritora mineira, homenageada pela 21ª FIL. A conferência reúne a atriz e cantora brasileira, — considerada uma das maiores artistas do país, expoente da cultura afro-brasileira, Zezé Motta, que já interpretou Carolina no cinema, em 2003, no curta “Carolina”, do cineasta Jeferson; o jornalista e escritor Tom Farias, que também é ensaísta, crítico literário do jornal O Globo, colunista do jornal Folha de S. Paulo, roteirista e dramaturgo e autor do livro “Carolina: Uma biografia”; e a professora e psicopedagoga Vera Eunice de Jesus, filha da autora homenageada, Carolina Maria de Jesus.
Sinapses Poéticas: João Cabral de Melo Neto // Com Xico Sá
23/8 (terça), às 20h30, no Theatro Pedro II // Sala Principal
Espetáculo sinestésico, com performances, oralidade poética, imersão auditiva e bate-papo conduzido pelo jornalista Eduardo Beu e pela atriz Marina Wisnik, que recebem o escritor e cronista cearense Xico Sá para falar sobre a obra e um pouco de curiosidades da vida de João Cabral de Melo Neto, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Com transmissão on-line: www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Milton Hatoum // Livro: “Dois Irmãos” (on-line)
24/8 (quarta), às 9h30, n’A Fábrica // Instituto SEB
Encontro para debate do romance brasileiro “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, escritor, professor e tradutor, considerado um dos maiores escritores brasileiros vivos. O livro conta a história de como se constroem as relações de identidade e diferença em uma família em crise. O intuito da Sessão Vestibular é convidar autores(as) e especialistas para conversarem com os estudantes sobre os principais livros dos vestibulares. Neste encontro, Milton Hatoum participa de forma on-line.
Homenagem à Magda Soares com José Pacheco // Mediação: Marlene Trivellato e Marilia Ferranti Marques Scorzoni
24/8 (quarta), às 19h30, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
José Pacheco, mestre em Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e cocriador da Escola da Ponte, coordena a homenagem à professora Magda Soares, doutora e livre docente em Educação, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), autora de inúmeros artigos sobre alfabetização, leitura e escrita e de 25 livros publicados. Mediação de Marlene Trivellato e Marilia Ferranti Marques Scorzoni.
Bate-papo musical com Arnaldo Antunes // Mediação: Lucas Molina
25/8, às 20h30, no Theatro Pedro II // Sala Principal
Acompanhado do violonista Chico Salem, Arnaldo Antunes trará exemplos de composições e poemas feitos durante toda a sua carreira e responderá perguntas sobre seu modo de fazer arte, além de cantar algumas de suas canções como forma de exemplificar este processo. A criatividade de Arnaldo se desdobra em trabalhos poéticos publicados em livros (no total, são 22 publicações), em canções e em exposições — como é o caso da obra “Apenas Pensa”, poesia concreta pintada em um prédio na esquina da avenida São João com a Duque de Caxias e que faz parte da chamada Esquina Literária, na cidade São Paulo.
Palavra sem medo: Uma leitura da compreensão, com Elisa Lucinda
26/8 (sexta), às 20h, no Auditório do Sesc Ribeirão Preto
Nesta palestra-show, a poeta, atriz, cantora, jornalista e professora, Elisa Lucinda, apresenta a responsabilidade em tornar a interpretação de textos e a leitura na sala de aula, principalmente, em uma atividade cotidiana e prazerosa, pois nela levamos a leitura da realidade. “Palavra sem medo” pretende estimular com prazer o amor pela palavra escrita, dita, pelo enredo que ela traz e seu poder de encantamento, para ser o motivo da reunião social. Capacidade: 200 pessoas. Não recomendado para menores de 14 anos. Retirada de convites com uma hora de antecedência.
Sessão Mapa Literário: Mulheres de Norte a Sul // Com Eliane Brum e Roberta Tavares
27/8 (sábado), às 10h no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
Conversa sobre a produção literária feminina brasileira e suas manifestações em diferentes regiões do País. Com participação da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, um dos principais nomes do jornalismo nacional, ganhadora de mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. Roberta Tavares é poeta e historiadora afro-amazônica quilombola integrante do Grupo de Estudo e pesquisa da Escravidão e Abolicionismo na Amazônia – CNPQ (GEPEAM) e da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RN). Mediação de Elaine Christina Mota. Eliane Brum participa de forma on-line.
Sessão mapa literário: O Brasil que mora em mim com Ignacio de Loyola Brandão // Mediação: Laura Abbad
27/8 (sábado) , às 14h, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
Encontro com o jornalista e escritor a respeito dos diversos Brasis que povoam a história de cada um no País. Membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão é autor de vasta obra literária, traduzida para diversas línguas, cronista do jornal O Estado de S. Paulo e ganhador de seis prêmios Jabuti e um Machado de Assis.
Mia Couto (on-line) // Mediação presencial: Neide Almeida
27/8 (sábado), às 16h30, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
Conversa com o escritor e biólogo moçambicano, um dos mais importantes nomes da literatura internacional, ganhador de prêmios em diversos países. Mediação da mestre em Linguística Aplicada, Neide Almeida, também escritora, poeta, educadora e socióloga. Mia Couto participa de forma on-line.
Salão de Ideias: Intimidades da escrita com Aline Bei // Mediação: Daniela Penha
28/8 (domingo), às 10h30, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
Aline Bei é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. “O Peso do Pássaro Morto”, seu primeiro livro, é vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca. É autora também de “Pequena Coreografia do Adeus”.
Salão de Ideias: Filosofia e Literatura” com Viviane Mosé // Mediação: João Augusto
28/8 (domingo), às 14h, no Theatro Pedro II // Auditório Meira Júnior
Viviane Mosé é poeta, filósofa, psicóloga e psicanalista. Especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas, mestra e doutora em Filosofia. Autora de 12 livros entre poesia, Filosofia e Educação, com duas indicações ao Prêmio Jabuti, com “Stela do Patrocínio”, de 2002, e “A escola e os desafios contemporâneos”, de 2013.
// Endereços
📌 Theatro Pedro II. Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
📌 Sesc Ribeirão Preto. Rua Tibiriçá, 50 – Centro
📌 A Fábrica // Instituto SEB. Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
📌 Biblioteca Sinhá Junqueira. Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
📌 Centro Cultural Palace. Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
📌 Praça XV de Novembro. Rua General Osório x rua Álvares Cabral – Centro
📌 Praça Carlos Gomes. Rua General Osório x rua Visconde do Inhaúma – Centro
📌 Teatro do Sesi. Rua João Ignachiti, 20-364 – Jardim Castelo Branco
📌 RibeirãoShopping. Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Califórnia
📌 Teatro Municipal. Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
[…] A atividade integra a programação da 21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto,… […]
[…] Saiba mais sobre o evento aqui e confira a programação completa. […]