Rashid e Inquérito levam rap e literatura para a Feira do Livro

Rappers participam de encontros nos dias 25 e 26 de maio em Ribeirão Preto
Tempo de leitura:2 minutos

Da redação
Fotos: Márcio Salata/Divulgação

A 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada de 20 a 27 de maio, com uma extensa programação cultural gratuita, sempre abre espaço para a diversidade. Neste ano, dois rappers de renome se reúnem em eventos especiais: Rashid e Renan Inquérito participam de bate-papos sobre literatura e hip hop.

Clique e confira a programação completa da Feira do Livro 2018

Difícil dizer se primeiro veio o ritmo ou a poesia, mas a soma de batidas e palavras que faz do rap uma linguagem é também porta de entrada para o mundo literário e da escrita. Exemplo disso é a facilidade com que os rappers Renan Inquérito e Rashid escrevem por linhas a fio em poesia rimada ou articulando pensamentos.

Durante a 18ª Feira do Livro, Renan e Rashid vão levar ao público uma nova abordagem sobre literatura e música, usando o rap como conexão e a escrita como arte transformadora.

Foto: Márcio Salata/Divulgação

Na sexta-feira (25/5), Renan Inquérito apresenta a sessão “Clássicos da Minha História”, com imersão em “De MANO para MANO(el)”, sarau que homenageia o legado de Manoel de Barros com a modernidade e informalidade da poesia de rua que Renan domina como ninguém. Autor de três livros, Renan é professor, compositor, poeta e MC. Fundou o grupo Inquérito, atuante desde 1999 e referência do rap produzido no interior de São Paulo.

No sábado (26), um Salão de Ideias reunirá Renan e Rashid tratando sobre a influência que os livros têm em suas carreiras musicais e o quanto a literatura é fundamental para o hip hop. Quando a pauta é educação, sociedade e cultura, os dois mostram os paralelos e conexões entre escrita, leitura e música.

Após o Salão de Ideias, Rashid faz lançamento e tarde de autógrafos de seu primeiro livro, intitulado Ideias que rimam mais que palavras – Vol.1, obra biográfica em que conta a própria história através das letras de suas canções.

Foto: Tiago Rocha / Divulgação

A parceria de Renan e Rashid também pode ser conferida na faixa “Turbulência”, no novo álbum do Inquérito, Tungstênio, lançado em março.

SERVIÇO

Renan Inquérito em “Clássicos da Minha História”: De MANO para MANO(el)
25 de maio (sexta), às 10h30

Salão de Ideias: “Livrando com o Hip Hop”, com Renan Inquérito e Rashid
26 de maio (sábado), às 16h30

Onde? Theatro Pedro II (Auditório Meira Jr). Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Retirada de senha 1h antes, na Central de Informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.