“Malu” é indicado ao Oscar dos quadrinhos brasileiros

Quadrinhos de Ribeirão disputa o Troféu HQ Mix e derruba tabus ao contar a história e os dilemas de uma transexual
Tempo de leitura:2 minutos

A graphic novel Malu, memórias de uma trans, foi uma das sete produções indicadas ao 25° Troféu HQ Mix, o maior prêmio brasileiro de histórias em quadrinhos. Ilustrada e produzida pelo autor ribeirão-pretano Cordeiro de Sá, Malu tem 40 páginas de história, desenvolvida a partir de entrevistas e casos reais do universo LGBT. A cerimônia de premiação do HQ Mix ainda não tem data confirmada.

“Juntei histórias reais para dar vida à personagem fictícia e dizer o que poucos sentem de verdade”, diz Sá, afirmando que o preconceito ainda é a principal barreira que faz com que a sociedade não enxergue, de fato, as pessoas transexuais, deixando-as praticamente invisível ao cotidiano. “Independentemente dos corpos que habitamos, somos todos humanos e precisamos de respeito e afeto”.

O livro, publicado em 2013 em Ribeirão Preto, já marcou presença em diversos espaços importantes para a discussão LGBT. Já foi lido na USP, no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, no Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado em Brasília, no Ministério de Desenvolvimento Social da Cidade do México, entre outros locais.

A publicação faz parte do selo RPHQ, um projeto que reúne mais de 70 artistas de Ribeirão e já lançou três edições da revista Ribeirão Preto em Quadrinhos. Neste post, o Varal Diverso conta um pouco dessa história.

Malu e as outras publicações da RPHQ podem ser baixadas gratuitamente neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.