Marcia Tiburi, Clara Charf e biografias são os destaques da Feira do Livro neste sábado

Veja quais são as principais atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto neste sábado, 17 de maio
Tempo de leitura:18 minutos

Veja os eventos desta sábado, 17 de maio, da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

9h – Coral

Colégio Cervantes
Local: Marquise do Theatro Pedro II

A música está inserida na grade curricular do Colégio Cervantes desde 2005, musicalizando os alunos através do canto e da flauta. As aulas são ministradas uma vez por semana pela professora Claudia.

9h30 – Coral

Colégio Liceu Samuel Pfromm
Local: Marquise do Theatro Pedro II

A oficina de coral já é tradição na escola Liceu Samuel Pfromm que se apresenta regularmente em Ribeirão Preto. As aulas são semanais para alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental.

10h e 15h – Teatro Infantil

Alexandre entre xiquexiques e mandacarus
Grupo Fabiana Martins
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

Alexandre, o corajoso herói do sertão, enfrenta uma jornada cheia de aventuras e surpresas, a fim de encontrar um papagaio falador para sua companheira Cesária. Uma divertida e inusitada história que se desenrola no coração do sertão.

10h – Salão de Ideias

A família brasileira está em crise?
Com Cléo Reis, Marlene Cerviglieri, Nely Cirino de Mello e Wilson Salgado
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Cléo Reis tem quatro livros de poesias e reflexões publicados. Fundou alguns Grupos Culturais para Jovens e coleciona premiações municipais e nacionais. Marlene Cerviglieri é professora, pedagoga, psicóloga clínica, escritora de contos, crônicas, poesias e histórias infantis. Nely Cyrino de Mello é pedagoga e autora de Abro as mãosVelha, eu?Histórias da Vó Lili e Histórias que a vovó não contouWilson Salgado é formado em Filosofia, Pedagogia e Direito. Autor dos livros O contador de outrorasA dança das horas e A montanha dourada.

10h30 – Salão de Ideias

Márcia Tiburi
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Marcia Tiburi é graduada em artes, mestre e doutora em Filosofia. Publicou diversos livros, entre eles As mulheres e a filosofiaMulheresFilosofia ou coisas do gêneroFilosofia em comumFilosofia brincanteOlho de vidroFilosofia pop e sociedade fissuradaMagnóliaA mulher de costasO manto e Era meu esse rosto. Nesta Feira do Livro, Tiburi lança o livro Filosofia prática: ética, vida cotidiana, vida virtual.

11h – Prêmio Literário

Entrega do Prêmio Literário "Darcy Ribeiro"
Local: Theatro Pedro II (Café)

O Prêmio, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras, tem apoio da Prefeitura Municipal deRibeirão Preto e da Fundação Instituto do Livro. Promovem o prêmio a Fundação Feira do Livro, Academia de Letras e Artes de Ribeirão, União Brasileira de Escritores, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas.

11h30 – Apresentação Musical

Filarmônica Infantojuvenil do Sesi Acissp, de São Sebastião do Paraíso
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

O projeto é voltado para a iniciação musical de jovens na faixa etária de 8 a 16 anos e atualmente é composto por 30 integrantes e 28 alunos em fase de desenvolvimento. Sua equipe pedagógica é composta por dois professores responsáveis por ministrar aulas de música e ensaios.

13h30 – Espetáculo de Dança

Ballet Tia Marize, de São Sebastião do Paraíso
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

Há 33 anos, a escola de dança trabalha com ballet, jazz contemporâneo, dança do ventre, kung-fu, alongamento, ginástica localizada e aulas direcionadas à terceira idade. Em 2011, a companhia se apresentou em Londres.

14h – Salão de Ideias

Biografias: Allan Rocha, Paulo César de Araújo e Newton Lima 
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Allan Rocha é mestre em Antropologia na Harvard University, mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Campos, doutor em Direito Civil pela Uerj. Com a tese Os direitos culturais e as obras audiovisuais: entre a proteção e o acesso, foi premiado com o Prêmio de Pesquisa em Cultura – Políticas Públicas de Cultura do Ministério da Cultura. Professor da Faculdade de Direito de Campos e da pós-graduação em Direito do Entretenimento na UERJ, além de professor do mestrado de Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2008. Paulo César de Araújo é historiador e jornalista, ficou nacionalmente conhecido ao escrever Roberto Carlos em detalhes, uma biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos. Resultado de uma pesquisa ao longo de 16 anos que reuniu depoimentos de cerca de 200 pessoas que participaram da trajetória de RC, a obra chegou a vender 22 mil exemplares, até a sua produção e venda serem proibidas. Outra obra literária de Araújo que se tornou referência é o livro Eu não sou cachorro, não, que traça um paralelo entre a ditadura e os cantores considerados “bregas” da época. Newton Lima é deputado federal, nasceu em São Paulo no bairro da Lapa, foi prefeito de São Carlos (SP) por dois mandatos consecutivos (2001-2004) e (2005-2008). Lima também foi reitor da Universidade Federal de São Carlos e é o autor do projeto de lei que libera as biografias não autorizadas.

14h – Oficina

Ely Vieitez Lisboa
"Criatividade para Universitários"
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Oficina)

A professora de Literatura Brasileira e Mestre em Semiótica e Estudos Literários pela Unesp Ely Vieitez Lisboa ministra curso de criatividade para universitários. Na oficina, Ely trabalha com o conceito correto de ficção, diferença essencial entre autor e narrador, temáticas variadas, discursos do texto, emprego da linguagem figurada, tipos de finais abertos e fechados.

15h – Nossa Aldeia

José Luiz de Oliveira lê Eliane Ratier
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

José Luiz de Oliveira é biólogo de formação. Ator, diretor, autor e produtor de teatro. Como escritor tem uma relação intensa com a poesia tendo publicado: “É tempo de queimadas”, “Esparsos e Fragmentos”, “Imperfeita Quimera”, “As cigarras forjam a primavera” e “Breve tempo da memória”. É presidente da Academia Sertanezina de Letras. Eliane Ratier é artista e ativista cultural. Escreve e atua. É membro da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto), Coordenadora do Núcleo de Ribeirão Preto da UBE (União Brasileira de Escritores) e Diretora Cultural da Aorp (Associação Odontológica de Ribeirão Preto). Já publicou Estreia poéticaCartões poéticosMimos de papel e Notícias poéticas.

16h – Mesa de Debates

O livro e leitura diante dos novos direitos da mulher no Brasil
Com Cláudia Bonfim, Olivia Santana, Beatriz Campoy e Ana Paula Padrão
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Cláudia Bonfim é pesquisadora na Unicamp, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Autora dos livros Desnudando a educação sexual e Educação sexual e formação de professores: da educação sexual que temos à educação que queremos. Co-autora do livro Educação infantil: políticas e fundamentosOlívia Santana é vereadora, educadora e militante do movimento de mulheres negras brasileiras. Integrante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Fórum de Mulheres Negras. Beatriz Campoy é pesquisadora e advogada, com pós graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde desenvolveu a tese de mestrado Trabalho doméstico remunerado no Brasil: desigualdade, direitos e saúdeAna Paula Padrão trabalhou como correspondente internacional em Londres e Nova York. Foi editora-executiva e âncora do jornal da Globo, do SBT Realidade e do jornal da Record. Também é empresária. Atualmente se dedica à empresa Tempo de Mulher.

17h – Salão de Ideias

Joaquim Maria Botelho
O livro e a leitura na evolução da educação brasileira
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Joaquim Maria Botelho é presidente da União Brasileira de Escritores. Jornalista, comandou equipes na revista Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes e Jornal Vale Paraibano, e no âmbito corporativo, atuou na Embraer, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. É mestre em Literatura e Crítica Literária.

18h30 – Conferência

Clara Charf
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Foto: Diego Gurgel

Militante política desde 1945, viúva do guerrilheiro Carlos Marighella, morto em 1969, Clara Charf, 87 anos, nunca se permitiu um minuto de descanso. Integrou o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e movimentos sociais logo após a Segunda Guerra Mundial. Viveu o exílio em Cuba durante os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil foi presa e ficou clandestina por quase 20 anos. Hoje, difunde novas formas de praticar a paz e combater a violência doméstica.

19h – Gramsci na Feira

Marco Aurélio
Entre as Ruas e o Estado Nogueira
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Marco Aurélio Nogueira é professor titular da Unesp, doutor em Ciência Política, diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e coeditor dos Cadernos do Cárcere de Antonio Gramsci. Autor do recém-lançado As ruas e a democracia: ensaios sobre o Brasil contemporâneo.

20h – Salão de Ideias

Carlos Beretta
Local: Teatro Municipal

Carlos Beretta é médico e desenvolveu uma técnica própria de abordagem das doenças e sofrimentos humanos, baseando-se na medicina chinesa, medicina egípcia e nos grandes pensadores ocidentais do início do século.

21h – Apresentação Musical

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto mantém atividades ininterruptas desde 1921. São mais de 1.300 concertos e, mensalmente, apresentações pelas séries "Concertos Internacionais" e "Juventude Tem Concerto". Tem quatro álbuns lançados: Mozart e BeethovenColetâneaJobim Sinfônico: do violão à orquestra e Clássicos Natalinos.

21h30 – Apresentação Musical

Família Imperial Baile Reggae
Local: Teatro de Arena

Na estrada desde 2007, a banda Família Imperial já dividiu palco com Planta & Raiz, Monobloco, Jorge Ben Jor, The Wailers, Natiruts, entre outros. Neste show, inédito, a banda antecipa algumas músicas que serão lançadas no próximo álbum, ainda neste ano. A Família Imperial utiliza influências de vários estilos musicais e letras com temas como a desigualdade social, racial e a união dos povos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Eventos em locais fechados

Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.

Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.

A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!

Endereços

Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária

Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro

Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro

Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá

USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre

Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.