Sesc Ribeirão apresenta o projeto Concertos nas Igrejas

Com regência de Reginaldo Nascimento, igrejas da cidade recebem concertos com os músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Tempo de leitura:2 minutos

Da redação
Foto: Ibraim Leão / Divulgação

O Sesc Ribeirão Preto dá sequência ao projeto Concertos nas Igrejas, com os músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) e a regência de Reginaldo Nascimento, que tem o objetivo de democratizar o acesso à música erudita com concertos realizados em igrejas da cidade, nos meses de março, abril e maio.

Nesta apresentação, que será realizada no dia 25 de abril (quarta), às 20 horas, na Igreja Matriz Santo Antônio, no bairro Campos Elíseos, o grupo de câmara da OSRP executa as obras do Ciclo Bach: Concerto para Violino em Mi Maior e a Cantata BWV 182 Himmelskönig, sei willkommen (Rei Celestial, seja bem-vindo).

O Concerto para Violino em Mi Maior foi composto em 1718, quando Johann Sebastian Bach começava o seu trabalho na corte de Köthen, onde atuaria por cinco anos como compositor e regente a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Köthen. A obra é considerada um dos mais lindos concertos para violino da história da música.

O maestro Reginaldo Nascimento, regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Foto: Andreza Mancuso / Divulgação)

Já a Cantata BWV 182 Himmelskönig, sei willkommen (Rei Celestial, seja bem-vindo) foi criada para o Domingo de Ramos ou a festa da Anunciação. Por essa associação, é considerada uma cantata de Páscoa. Está entre as mais festivas das cantatas da Quaresma, sendo o Domingo de Ramos um dia de celebração, quando Cristo entra triunfal na cidade de Jerusalém para gritar “Hosana”. A cantata foi escrita para o duque de Weimar logo após a nomeação de Bach como organista da corte, e foi apresentada pela primeira vez em 25 de março de 1714.

Fundada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é mantida desde 1938 pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP). Desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico com seus mais de 1.500 concertos oficiais realizados. A OSRP possui em sua estrutura três coros (Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil) que se apresentam regularmente em seus concertos. Possui quatro CDs gravados: Mozart e Beethoven (2007), Coletânea (2007), com obras consagradas do repertório sinfônico, Jobim Sinfônico – do violão à orquestra (2008) e Clássicos Natalinos (2011).

SERVIÇO

Concerto nas Igrejas: A paixão segundo São João BWV 245, com regência de Reginaldo Nascimento e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
25 de abril (quarta), às 20h

Onde? Igreja Matriz de Santo Antônio. Rua Paraíba, 757 (Campos Elíseos)
Quanto? Gratuito (400 lugares)
Classificação livre
Informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.