MV Bill e Cristovão Tezza estão na Feira do Livro nesta segunda

Veja quais são as principais atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto nesta segunda-feira, 19 de maio
Tempo de leitura:14 minutos

Veja os eventos desta segunda-feira, 19 de maio, da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

8h30, 10h, 14h e 15h30 – Teatro Infantil

CinderEla
Cia. do Estômago
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

A história tradicional de “Cinderela” é conhecida por quase todas as crianças. Sua origem tem diferentes versões, a mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado “A gata borralheira”. Existe também a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta porém, não há a figura da fada madrinha. Quem favorece a realização do desejo de ir ao baile são os pombos e a árvore.

9h30 – Teatro

Túlio Sumiu
Cia. Teatral Tertúlia
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Em um dia comum de aula, Alceu, Jheniffer e Maria Luiza recebem uma mensagem misteriosa comunicando o sumiço de Túlio. Túlio sumiu! Os três adolescentes, mesmo com suas diferenças, se unem para tentar pegar o diário de Túlio e assim descobrir o paradeiro do amigo. O que não se sabe ao certo é quem quer achar o Túlio e quem apenas quer sumir com o diário.

10h – Salão de Ideias

Como escolher seu candidato
Com Cláudio Muzel, José Augusto Camargo, José Henrique Barbieri e Luiz Rufino

Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Cláudio Muzel é cientista econômico, consultor financeiro especialista em finanças pessoais. José Augusto Camargo é escritor e psicólogo, autor do livro Cidade inversa. José Henrique Barbieri é professor, historiador e pedagogo. Coordena os projetos pedagógicos da Biblioteca Pública Municipal Dr. Altino Arantes, em Batatais. Luiz Rufino é cientista político, bacharel em Ciências, mestre em Filosofia Social e professor de Ciência Política, Comunicação Organizacional, Ética e Marketing Político.

10h30 – Salão de Ideias

Cristovão Tezza
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)


Foto: Ana Tezza

Um dos mais importantes e premiados escritores brasileiros, Cristovão Tezza publicou mais de uma dezena de livros, entre eles Trapo, O fotógrafo, O fantasma da infância, Breve espaço, Aventuras provisórias e Uma noite em Curitiba. Seu romance O filho eterno — que recebeu os maiores prêmios literários brasileiros, como Jabuti e Portugal-Telecom — já foi traduzido para 15 línguas, adaptado para teatro e, em breve, vai virar filme. Outro romance seu, Juliano Pavollini, também irá em breve para as telas. Publicou recentemente Um operário em férias e a autobiografia literária, O espírito da prosa. Nesta Feira do Livro, Tezza falará sobre seu recém-lançado romance O professor, que conta a história de um acadêmico aos 71 anos revisitando a própria vida para preparar um discurso de agradecimento.

14h – Salão de Ideias

Bernardo Ajzenberg
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

O escritor, tradutor e jornalista Bernardo Ajzenberg publicou os romances Olhos secos, A gaiola de Faraday, Variações Goldman, Goldstein & Camargo, Efeito Suspensório — os dois últimos foram reeditados em volume único em 2011 sob o título Duas novelas e Carreiras Cortadas. Traduziu para o português mais de 30, tendo recebido o prêmio Jabuti em 2010 pela versão de Purgatório, de Tomás Eloy Martinez. É diretor executivo da editora Cosac Naify.

14h – Salão de Ideias

Solange Yokozawa
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa é mestre e doutora em Letras e Linguística. É professora da Universidade de Goiás e especialista em poesia brasileira. É autora do livro A memória lírica de Mario Quintana, e organizadora, ao lado de Antônio Donizeti Pires, do livro O legado moderno e a (dis)solução contemporânea.

14h30 – Salão de Ideias

MV Bill
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Rapper, ator, escritor e ativista social, MV Bill iniciou a carreira em 1988, escrevendo sambas-enredo. Seu primeiro álbum, Traficando informação, foi lançado em 1999. Em 2005, lançou junto com Celso Athayde, o livro Cabeça de porco. É autor de Falcão – Meninos do tráfico, disponibilizado em livro e DVD. Uma sequência foi lançada em 2007, sob o nome Falcão – Mulheres e o tráfico. Em 2009, participou do filme Sonhos Roubados e, em 2010, integrou o elenco da 18ª temporada de Malhação, da Rede Globo.

15h – Nossa Aldeia

Eliane Ratier lê Nilton Chiaretti
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Nilton Chiaretti trabalhou com telecomunicações por 30 anos. Pesquisou e escreveu História da telefonia em Ribeirão Preto. Em 2013, publicou o livro Rabiscos na roça. Seu novo livro Proseio tem previsão de lançamento ainda neste semestre. Eliane Ratier é artista e ativista cultural. Escreve e atua. Já publicou Estreia poética, Cartões poéticos, Mimos de papel e Notícias poéticas.

15h30 – Palavra Cantada

Alessandra Freire canta Cartola
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Alessandra Freire já é conhecida em todo o interior paulista e recentemente se apresentou no Rio de Janeiro ao lado de Evandro Navarro, autor de todas as músicas de seu primeiro CD. Na Feira, ao lado do violonista Robson Ribeiro, Alessandra passeia pela extensa e profunda obra de Cartola, um dos personagens mais emblemáticos da música popular brasileira.

16h – Mesa de Debate

O livro e a leitura diante da condição do negro no Brasil
Com Cidinha da Silva, José Vicente e Dagoberto José Fonseca
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

A historiadora Cidinha da Silva tem forte engajamento com a causa do negro e com as relações de gênero. É coautora de cinco livros, com destaque para Rap e educação, rap é educação e Racismo e anti racismo na educação: repensando a nossa escola. José Vicente é advogado, mestre em Administração, e doutor em Educação. Tem especialização em Relações Internacionais e Polícia Comunitária e em Narcotráfico e Lavagem de Dinheiro. É fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares. Dagoberto José Fonseca é mestre e doutor em Ciências Sociais, tem pós-doutorado em Educação e atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Araraquara.

17h – Salão de Ideias

Ricardo Ramos Filho
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Ricardo de Medeiros Ramos Filho nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo com quatro anos. Neto e filho de escritores, fez amizade fácil com os livros. Concentra sua produção literária em obras de cunho juvenil e infantil. É autor de Computador sentimental, Sonho entre amigos, O pequenino grão de areia, A nave de Noé, Sobre o telhado das árvores, Vovô é um cometa, O gato que cantava de galo e João Bolão.

18h30 – Conferência

Valter Roberto Silvério
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

No dia em que a Feira do Livro discute o papel do livro e da leitura diante da condição do negro no Brasil, o cientista social Valter Roberto Silvério debate o assunto com conhecimento de causa. Valter possui graduação e Bacharelado em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor associado do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Relações Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, educação, ação afirmativa, cidadania e afrobrasileiros.

21h – Apresentação Musical

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal


Foto: Filipe Cartaxo

As raízes rítmicas afrobaianas transmitidas para o jazz. Esta é a proposta musical do grupo Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, a big band instrumental baiana de percussão e sopros. Criada em 2006 pelo instrumentista Letieres Leite, a Rumpilezz é regida pela sensibilidade sonora e marcada pela influência do jazz em sua construção harmônica. Suas composições, concebidas a partir das claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano, têm como referência histórico musical as grandes agremiações percussivas como o Ilê Aiyê e Olodum, os sambas do recôncavo e o culto sagrado afrobaiano do candomblé.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Eventos em locais fechados

Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.

Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.

A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!

Endereços

Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária

Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro

Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro

Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá

USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre

Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.