Nesta quarta, Feira do Livro debate a condição da pessoa deficiente no Brasil

Veja quais são as principais atrações da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto nesta quarta, 21 de maio
Tempo de leitura:20 minutos

Veja os eventos desta quarta-feira, 21 de maio, na 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

8h30, 10h, 14h e 15h30 – Teatro Infantil

A saga do valente José Colatino
Teatro dos Andarilhos
Local: Parque Maurilio Biagi (Auditório Ely Vieitez)

Inspirada no cordel Combate de José Colatino com o carranca do Piauí e com músicas executadas ao vivo pelos atores e compostas especialmente para o espetáculo pelo músico pernambucano Carlos Tampa, "A saga do valente José Celestino" explora temas para toda a família e agrega várias linguagens como teatro de máscaras, bonecos e música. O espetáculo foi idealizado pelo Grupo dos Andarilhos e pela diretora de teatro Tânia Alonso essencialmente para este encontro inusitado entre o teatro e o transeunte.

8h30 – Lançamento

Combinando Palavras com Vera Duarte
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Lançamento de livro, com bate-papo mediado com os alunos do Otoniel Mota.

9h – Salão de Ideias

Ferréz
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Com prosa ágil e seca, composta com doses igualmente fortes de revolta, perplexidade e esperança, Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música. Seu primeiro livro é Fortaleza da desilusão, mas foi com Capão pecado que ele se firmou como um dos melhores escritores de sua geração. Teve suas obras traduzidas na Itália, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Roma, França, Espanha e estados Unidos. Ligado ao movimento hip-hop, escreveu os roteiros do filme Broder e dos seriados Cidade dos Homens e 9MM. Vive no bairro Capão Redondo, em São Paulo, com esposa e filha.

10h – Salão de Ideias

Incubadora Cultural
Com Elaine Assolini, Camilo Xavier, Alberto Gonçalves e Heloisa Alves
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Elaine Assolini é pedagoga e linguista. Docente na USP Ribeirão Preto, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização, Leitura e Letramento. Camilo André Mércio Xavier é médico ortopedista e professor titular aposentado da USP Ribeirão Preto. Tem oito livros publicados na área de literatura, além de participação em antologias. Alberto Gonçalves é escritor, engenheiro civil e empresário. Autor dos livros Delmiro Gouveia: era uma vez no sertão e A Mente de Deus: uma viagem pelo universo quântico. Heloisa Martins Alves é professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa.

10h – Oficina

Ely Vieitez Lisboa
Criatividade para escritores e poetas
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Oficina)

A professora de Literatura Brasileira e Mestre em Semiótica e Estudos Literários pela Unesp, Ely Vieitez Lisboa ministra curso de criatividade para escritores e poetas. Na oficina, Ely trabalha com o conceito correto de ficção, diferença essencial entre autor e narrador, temáticas variadas, discursos do texto, emprego da linguagem figurada, tipos de finais abertos e fechados. (30 vagas)

10h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica

Formação do professor
Com Patrícia Albieri de Almeida
Local: Biblioteca Padre Euclides

Patrícia Albieiri de Almeida é pedagoga, mestre e doutora em educação. Atualmente é pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. É especialista em Formação de Professores e Didática.

10h30 – Salão de Ideias

Ariel Goldenberg e Rita Pokk
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)


Foto: Aleksandra Zakartchouk

Os atores Ariel Goldenberg e Rita Pokk são os protagonistas do premiado filme Colegas, longa-metragem que reúne atores famosos e outros 60 jovens com síndrome de Down no elenco. Venceu diversos prêmios em importantes festivais de cinema no Brasil, Rússia, Itália, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Chile, além de ter sido exibido em inúmeros outros países. A diretora de comunicação do longa, Aleksandra Zakartchouk, acompanha o casal no debate.

Confira a resenha do filme, feita por Gabriel Castaldini, colunista do Varal Diverso!

11h – Coral

Adevirp
Local: Marquise do Theatro Pedro II

A Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, desde sua fundação, há dezesseis anos, tem a música como instrumento de apoio educacional e de socialização. É composto por 20 pessoas sob a coordenação dos professores Jefferson Augusto Bortolucci e Matheus de Mattos Nogueira.

14h – Salão de Ideias

César Nunes
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

O professor e filósofo César Nunes, programador temático, vai participar de um Salão de Ideias especial hoje, às 14h, na Sala Principal do Theatro Pedro II. Ele vai falar sobre os novos sujeitos sociais e sobre os novos direitos civis. A programação não consta na revista, mas as senhas serão distribuídas no balcão de informações uma hora antes, assim como todas as outras atividades.


(Foto: Divulgação)

Darcy Ribeiro, “homem de fé e de partido”, como confessou, talvez um dos mais eminentes intelectuais-políticos do Brasil do pós-guerra, ativista da cultura, fundador de universidades, antropólogo de fama, teve reconhecimento internacional: Doutor Honoris Causa pela Sorbone. Um tanto antes de falecer, em fevereiro de 1997, deixou uma esmerada síntese sobre a diversidade da população brasileira e viu o país-continente fortemente empenhado “na construção de uma civilização original: tropical, mestiça e humanista”. Uma “Nova Roma” como costumava de dizer. Cesar Aparecido Nunes é filósofo, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp. É o Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação PAIDEIA e Presidente Nacional da ABRADES. Atua na linha de pesquisa Ética, Filosofia e Educação, Epistemologia.

14h – Salão de Ideias

Tássia Camargo
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)

Tássia Camargo é atriz. Já atuou em filmes, série e peças de teatro. Passou pelas TVs Bandeirantes e Globo, onde permaneceu por 25 anos e, em 1983, assumiu a frente do Vídeo Show, sendo a primeira apresentadora do programa. Participou das novelas Elas por elas, Selva de pedra, Salvador da Pátria, Tieta, Quatro por quatro, O cravo e a rosa, A Padroeira e Malhação.

14h – Salão de Ideias

Monica Montone
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)

Mônica Montone é autora dos livros Mulher de minutos, sexo, champanhe e tchau e A louca do castelo. Participou de diversas antologias, incluindo Poesia sempre e Amar, verbo atemporal. Em 2013, ganhou o prêmio QUEM de literatura. Também lançou seu primeiro CD com músicas próprias e em parceria com o poeta Claufe Rodrigues.

14h30 – Apresentação Teatral

Palhaça Sola
[A]tua Cia. de Teatro de Ribeirão Preto
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Conta a história de uma palhaça despejada que não sabe onde e tampouco como recomeçar. Tendo a solidão como cúmplice, inicia a construção da sua nova casa e, durante essa tentativa, encontra um livro precioso intitulado Como arranjar um companheiro em três passos. Atraída pela possibilidade rápida e prática de encontrar alguém, se lança com afinco na orientação do livro, mas talvez a praticidade oferecida não seja tão certeira.

15h – Nossa Aldeia

Gilberto Bellini lê Edson Soares
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Gilberto César Ortolan Bellini é mestre em Administração e professor na Unip Ribeirão Preto e na Fatec de Sertãozinho. É ator desde 1981 e participou de mais de trinta peças. Edson Garcia Soares é médico e docente da USP Ribeirão Preto. Autor dos livros de poemas Hai Kuasis sabor pimenta e outros sabores, e Disparando poemeus, além do livro Crônicas e algo mais.

15h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica

Questões contemporâneas sobre inclusão escolar
Com Marcia Denise Pletsch
Local: Biblioteca Padre Euclides

Desde os anos 1990, tem havido no Brasil um boom de políticas de inclusão para diferentes grupos sociais — pessoas com deficiência, idosos e pessoas de baixa renda, por exemplo. A mestre e doutora em Educação Marcia Denise Pletsch discute essas políticas, os avanços e as contradições do processo de inclusão escolar no Brasil.

15h30 – Palavra Cantada

Claudia Cantarella canta Chico Buarque
Local: Estúdios Kaiser de Cinema

Claudia Cantarella se divide entre o palco e a sala de aula para falar de língua, literatura e música. No Palavra Cantada, Cláudia, Eduardo Tarlá e Lara Téo resgatam sucessos que marcaram a carreira dos 70 anos de vida do compositor carioca.

16h – Mesa de Debates

O livro e a leitura diante da condição da Pessoa Deficiente no Brasil
Com Leonardo Gontijo, Lucena Dall’Alba, Fernando Botelho e Jairo Marques
Local: Theatro Principal II – Sala Principal

Leonardo Gontijo é mestre em Administração, engenheiro civil e bacharel em Direito. É idealizador do projeto "Mano Down" e autor dos livros Mano Down: Relatos de um irmão apaixonado e Quer Saber? Eu quero contar: aprendizados e lições na síndrome de Down. Lucena Dall’Alba é doutora em Educação, mestre em Educação Especial e professora da UFSC. Fernando Botelho lidera a F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Jairo Marques foi repórter da Agência Folha durante sete anos. Atualmente, é colunista do caderno Cotidiano, na Folha de S. Paulo, e mantém o blog Assim como você.

17h – Salão de Ideias

Menalton Braff
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)

Menalton Braff nasceu no Rio Grande do Sul, fez pósgraduação em Literatura Brasileira. Tem dezenove livros publicados. Sua coletânea de contos À sombra do cipreste conquistou o Jabuti no ano de 2000 e foi finalista de vários outros prêmios. Vive na região de Ribeirão Preto desde 1987, onde se dedica exclusivamente à literatura.

18h – Filme

Colegas
Direção: Marcelo Galvão (Brasil, 2012)
Local: Cineclube Cauim

Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira. (Comédia, 1h39min)

18h30 – Conferência

Márcia Duarte
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Márcia Duarte é graduada em Educação Especial, com habilitação em deficiência Mental. É doutora e mestre em Educação Escolar e professora Adjunta II da Ufscar. Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em deficiência intelectual, síndrome de Down, práticas pedagógicas e adaptação/acomodação curricular.

21h – Espetáculo de dança

Cia. de Ballet de Cegos – Fernanda Bianchini
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

A Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini existe desde 1995 e oferece aulas gratuitas. Utiliza o pioneiro método no qual deficientes visuais aprendem a dançar balé de forma graciosa. O aprendizado se inicia no toque. O passo é ensinado a cada aluno, que passa a dançar apenas com instruções orais. Em 2012, a Cia. participou do encerramento das Paralimpíadas de Londres.

Livraria Cultura – Sessão de autógrafos

Local: Shopping Iguatemi

18h – Daniel Munduruku
19h – Luis Joly e Fernando Thuler, autores do livro Chaves: Foi sem querer querendo?

ACIRP – Mesa de Debates

14h – Alcineia Donizete Ferreira (Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região) e Beatriz Dinamarco (Amurp – Associação das Mulheres Unimedianas de Ribeirão Preto)

Estande dos autores de Ribeirão Preto e região

Local: Esplanada do Theatro Pedro II

10h – Sarau com os alunos da Escola Estadual Prof. Diva Tarlá
11h – Projeto Ecotorcedor, com Luiz Felipe Scaranti Navarro
14h – Sarau da Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região)
19h – Acabou-se o tempo de espera, linguagem e aprendizagem na era digital – A Educação
Inovadora, com Maria Conceição Alves de Lima

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Eventos em locais fechados

Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.

Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.

A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!

Endereços

Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro

Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária

Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro

Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro

Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro

OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá

USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre

Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.