Está confirmado: Ribeirão Preto terá mesmo duas Viradas! Além da terceira edição do Se Vira Ribeirão, ainda sem data definida, o secretário da Cultura Alessandro Maraca confirmou a “Nossa Virada”, marcada para acontecer nos dias 21 e 22 de junho, e que trará nomes como Nasi (da banda Ira!) e Raimundos. A "Nossa Virada" será realizada na esplanada do Theatro Pedro II, e será gratuita.
Foto: Nasi/Divulgação
O Varal Diverso já havia adiantado um pouco sobre o assunto. A última vez que Ribeirão Preto recebeu as atrações da Virada Cultural Paulista, foi em 2011, quando registramos, dentre 23 cidades, o pior público — apenas 15 mil pessoas.
Vamos relembrar o que ocorre: faz um tempo que tentamos entender o motivo de Ribeirão não receber o evento. Já conversamos com várias fontes oficiais sobre isso e chegamos à conclusão que existem dois problemas principais que emperram a realização do evento. Um deles é que a programação já vem definida pela Secretaria de Estado da Cultura. As atrações são escolhidas por ela que também banca parte dos custos com os cachês.
O que sobra para as prefeituras, então, é arcar com a infraestrutura, o que gera um segundo problema. Se o Estado escolhe artistas e bandas muito populares — pensando em atrair o público —, o custo com os equipamentos de som e estrutura encarecem, podendo chegar a mais de R$ 400 mil para apenas dois dias de evento.
Com esse valor, por exemplo, daria para reformar o Teatro Municipal, que está extremamente deteriorado, necessitando da troca do sistema de ar-condicionado central e outros reparos, uma vez que o espaço recebe atividades quase que diariamente. Ou então daria para apoiar inúmeros projetos e eventos.
A programação completa do Se Vira e da Nossa Virada devem ser divulgadas em breve aqui no Varal Diverso.
Texto: Analídia Ferri
Edição: Paulo Gallo