CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Francine Micheli
Foto: Divulgação
Depois do sucesso de iniciativas como a RPHQ, série de revistas de quadrinhos que retrata Ribeirão Preto pelos olhos de talentosos artistas locais, a cidade percebeu que o público para a 9ª arte é crescente.
Em junho deste ano, após uma oficina realizada pelo Sesc, um grupo de alunos decidiu que ainda havia muito assunto para ser debatido e criaram a Távola dos Quadrinhos, encontros que passaram a ser realizados mensalmente e abertos a todos os interessados, gratuitamente.
O grupo já tem aproximadamente 20 integrantes, mas a cada edição recebe algum novo interessado em aprender mais sobre o universo dos quadrinhos. E o formato é sempre o mesmo: um assunto específico e um convidado para ensinar técnicas. O local escolhido foi a revistaria PoPKai, no centro da cidade.
Os artistas Arnaldo Júnior e Cordeiro de Sá criam novas histórias na Távola dos Quadrinhos
A primeira edição, por exemplo, tratou dos diferentes estilos de quadrinhos e teve a presença de Ricardo Haw. Denis Fioravante foi o convidado do mês de julho e falou sobre a história das tirinhas e agosto contou com a participação de Vinícius Souza, o Vinil, falando sobre criação de personagens. O próximo encontro acontecerá no dia 27 de setembro e terá a oficina com Arnaldo Filho sobre quadrinhos de terror.
Paixão sem apoio
Vinil, que também é um dos organizadores do Távola dos Quadrinhos, é arquiteto e apaixonado pelo assunto desde que se entende por gente. Hoje, ele publica seu trabalho no blog Viniloscópio. “Por enquanto nós convidamos apenas profissionais daqui de Ribeirão, mas pretendemos, no ano que vem, trazer outros de fora. Não recebemos nada e também não cobramos nada. Fazemos tudo porque gostamos”, diz.
Os encontros têm sido tão produtivos que alguns planos para o futuro já estão sendo feitos. “Queremos produzir uma revista com os trabalhos dessas oficinas, mas não temos incentivo”, lamenta.
SERVIÇO
4º encontro Távola dos Quadrinhos
Quando? 27 de setembro, às 10h30
Onde? Revistaria PoPKai (Rua Saldanha Marinho, 709 – esq. com a rua Florêncio de Abreu)
Quanto? Gratuito