CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Francine Micheli
Fotos: Divulgação
No dia 8 de novembro, o Instituto Figueiredo Ferraz receberá a mostra Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira, que reúne 55 obras produzidas de 1940 até hoje. O foco da mostra está no experimentalismo fotográfico pré e pós-ditadura militar.
Com curadoria do jornalista e fotógrafo Eder Chiodetto, a exposição vai terminar em Ribeirão Preto um ciclo itinerante que já passou por cidades como Paris, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e São Paulo. Segundo Eder, as fotografias escolhidas para compor a mostra em Ribeirão é um pouco diferente das que viajaram pelas cidades anteriores. Ele afirma que “o experimentalismo foi reforçado para que seja harmonizado com o acervo modernista do Instituto Figueiredo Ferraz, um dos maiores do Brasil”.
Caio-Reisewitz
Entre os autores das obras presentes na exposição, estão Cris Bierrenbach, Rodrigo Braga, Georges Radó, José Yalenti, Lenora de Barros, Paulo Nazareth, Odires Mlászho, Geraldo de Barros, Ademar Manarini, José Oiticica Filho, Lúcia Koch, Mario Cravo Neto Marepe, além da instalação de Neutrino e de Feco Hamburquer.
"Temos o intuito de trazer para Ribeirão e região o que há de melhor da cultura brasileira dentro das artes visuais e, dentro disso, não poderia deixar de estar presente o Itaú Cultural, que tem um dos mais importantes acervos de arte do país", diz o presidente do IFF e um dos maiores colecionadores brasileiros de arte, João Carlos de Figueiredo Ferraz. "Todos estão convidados a prestigiar esse momento conosco!"
Arthur Omar
SERVIÇO
Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira
De 8 de novembro a 13 de dezembro
Instituto Figueiredo Ferraz (Rua Maestro Ignácio Stabile, 200, Alto da Boa Vista)
Visitação: terça-feira a sábado, das 14h às 18h
Entrada gratuita