CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Veja os eventos desta sexta-feira, 23 de maio, na 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
8h30, 10h, 14h e 15h30 – Teatro Infantil
A Comadre Morte
Cia. Teatral Boccaccione
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez Lisboa)
Um pobre homem, pai de seis filhos, descobre que sua esposa está esperando pelo sétimo. Curiosamente, a “Dona” Morte é a única a se candidatar a madrinha da criança, concedendo ao miserável pai um título de médico e um poder único entre os homens: o de saber se opaciente viverá ou se sua hora chegou.
9h – Teatro
Podia ser seu filho
Cia. Teatral Porão
Local: Estúdios Kaiser de Cinema
"Podia ser seu filho" é o sexto trabalho do Grupo Teatral Porão. O espetáculo, fala sobre a voz das ruas destacadas por diversas manifestações iniciadas em junho de 2013. A direção é de Vinícius Zampieri, cofundador. Um espetáculo denso e informativo, "Podia ser seu filho" é uma história sem propriamente uma moral, mas com diversas reflexões, para qualquer idade.
10h – Lançamento
Coleção de livros: Sustentabilidade e Gestão Pública Municipal
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)
Com os professores Arlindo Philippi Jr., Oklinger Mantovaneli Jr, Tadeu Fabricio Malheiros, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Valdir Fernandes e Maria do Carmo Martins Sobral.
10h – Salão de Ideias
Repensando a saúde
Com Renata Lollato, Denis Bó, Carlos Roberto Ferriani e Vanderley Fellippe de Almeida
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Renata Fronzaglia Lollato é especialista em odontopediatria e presidente da Associação Odontológica de Ribeirão Preto. Denis Eduardo Bó é psiquiatra, terapeuta cognitivo comportamental, prosador e poeta. É autor de Uma viagem e O feminino sou eu. Carlos Roberto Ferriani é cirurgião plástico, membro da Academia Ribeirãopretana de Letras e publicou os livros Antes mesmo do sonho Tempos Poéticos e Fragmentos de uma vida. Vanderlei Fellippe de Almeida é ginecologista, coordenador do Comitê Educativo da Unimed de Ribeirão Preto e especialista em auditoria e perícia médica.
10h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica
(In)disciplina: a questão do interesse e da mobilização – desafios e perspectivas contemporâneas
Celso Vasconcellos
Local: Biblioteca Padre Euclides
Celso Vasconcellos é doutor em Educação, mestre em História e Filosofia da Educação, pedagogo, filósofo, pesquisador e escritor. Ele analisa o problema da (in)disciplina em sala de aula, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula.
10h30 – Salão de Ideias
Alfredo Sirkis
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)
Alfredo Syrkis é escritor, jornalista, deputado federal, ex-secretário de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro (2001- 2006) e de Meio Ambiente (1993-1996), foi vereador da cidade em quatro mandatos. Participou do movimento estudantil de 1968 e depois de resistência à ditadura. Foi correspondente no Chile durante o golpe contra o governo de Salvador Allende, e na Argentina em 1974. Neste Salão de Ideias, Alfredo substitui sua mãe, a também escritora Liliana Syrkis, que cancelou a participação devido à problemas de saúde.
14h – Lançamento e Mesa de Debates
Museu Digital Odilla Mestriner
Com Tadeu Chiarelli, Fernando Tassinari e José Eduardo Santarem Segundo
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)
O Instituto Odilla Mestriner em parceria com o Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia da USP de Ribeirão Preto lança o museu digital, uma plataforma de divulgação de toda a obra da artista ribeirãopretana e sua biografia. Tadeu Chiarelli é professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA USP. Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Tem livros publicados sobre crítica e história da crítica de arte no Brasil. Fernando Tassinari é formado em Ciências da Informação e da Documentação. Atua na criação de layouts, material de divulgação, websites e diagramação de revistas e livros para projetos na área da cultura e também empresarial. José Eduardo Santarem Segundo é doutor e mestre em Ciência da Informação, editor geral da revista InCID, revista de ciência da informação e documentação (USP).
14h30 – Salão de Ideias
Renan Inquérito
Local: Estúdios Kaiser de Cinema
(Foto: Divulgação)
Renan é mestre em Geografia e integra o grupo de rap Inquérito como compositor e MC. Gravou três discos e assinou a trilha sonora do filme Triunfo. Como escritor participou das antologias Pelas periferias do Brasil – Vol. I e Sarau Suburbano. Recentemente lançou o livro #PoucasPalavras e assinou o roteiro da Ópera Rap Global em parceria com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.
15h – Nossa Aldeia
Toninho Costa lê Cezar Batista
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Cezar Augusto Batista escreve desde a adolescência. Funcionário aposentado do Banco do Brasil participou de quatro antologias e publicou oito livros desde 2005. O último deles, a obra de contos e crônicas Vamos gozar… a Vida? – narrativas de humor. Toninho Costa é ator e diretor de teatro. É coordenador do ponto de cultura PraVoar, em Sertãozinho, e diretor do Dalapagarapa Produções Artísticas.
15h – 2º Ciclo de Palestras de atualização pedagógica
A atividade humana como princípio educativo
Com Celso Vasconcellos
Local: Biblioteca Padre Euclides
Celso Vasconcellos é doutor em Educação, mestre em História e Filosofia da Educação, pedagogo, filósofo, pesquisador e escritor. Ele reflete sobre as formas de organização dos saberes, recursos e pessoas, no espaço e no tempo, como elementos estruturantes da aprendizagem, do desenvolvimento humano e da alegria crítica.
15h30 – Palavra Cantada
Roberta Vieira canta Caetano Veloso
Local: Estúdios Kaiser de Cinema
Roberta Vieira e Alessandro Machado apresentam-se juntos desde 2011, quando foi lançado o CD Instantes de Roberta. Junto a outros músicos, Paulo Lakimé, Inácio Koser, Fernando Figueira e Gera Machado fizeram muitos espetáculos. Agora apresentam "Odara", um espetáculo que conta e homenageia a trajetória musical de Caetano Veloso.
16h – Mesa de Debate
Alfredo Sirkis, Clarice Sumi Kawasaki e Alberto Gonçalves
O livro e a leitura diante da condição do Meio Ambiente no Brasil
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Alfredo Sirkis é escritor, jornalista, deputado federal, ex-secretário de Urbanismo da Cidade do Rio de Janeiro (2001- 2006) e de Meio Ambiente (1993-1996), foi vereador da cidade em quatro mandatos. Participou do movimento estudantil de 1968 e depois de resistência à ditadura. Foi correspondente no Chile durante o golpe contra o governo de Salvador Allende, e na Argentina em 1974. Clarice Sumi Kawasaki é bióloga, mestre e doutora em Educação e atua nas áreas de Ensino de Ciências Naturais,de Biologia e de Educação Ambiental. É professora na USP de Ribeirão Preto. Alberto Gonçalves é escritor, engenheiro civil e empresário. Autor do livro Delmiro Gouveia: era uma vez no sertão e A mente de Deus: uma viagem pelo universo quântico.
17h – Salão de Ideias
As drogas na Literatura Brasileira com Daniel Pereira
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Daniel Pereira é jornalista e passou por várias redações pelo país nos últimos 40 anos. Produziu (também como ghost writer) artigos, ensaios, poesias, crônicas e pequenos contos, publicados em jornais, revistas, blogs e sites. É assessor de Imprensa no Memorial da América Latina e Diretor de Comunicação da União Brasileira de Escritores – UBE.
18h – Filme
Iracema: Uma transa amazônica
Direção: Orlando Senna e Jorge Bodanzky (Brasil, 1974)
Local: CineClube Cauim
O filme é na realidade um auto-retrato da população da Transamazônica. Retrata realisticamente os problemas da região. Conta a história de uma menina do interior, que vai a Belém com a família para pagar promessa na festa do Sírio Nazaré. O novo meio e as companhias que encontra levam a menina à prostituição. Conhece num cabaré um motorista de caminhão Tião Brasil Grande, negociante de madeira. Influenciada pelas outras prostitutas ela quer ir para os grandes centros (São Paulo e Rio) e pega carona com o motorista. (Drama, 1h32min)
18h30 – Conferência
Rafael Pereira
O livro e a leitura diante do Meio Ambiente no Brasil
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Rafael Pereira mestre em Direito, doutor em Meio Ambiente e pós-doutor em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade de Alicante/Espanha. Também é pesquisador da Unicamp e professor de Direito Ambiental e Direitos Humanos da UniSEB, além de atuar como Consultor Ambiental. Autor do livro Direito, gestão e políticas públicas ambientais.
19h – Café Filosófico
Jogos Florais
Com Domitilla Borges Beltrame e José Xavier Borges Júnior
Local: Biblioteca Padre Euclides
Quadro popular, cantiga, loa. Falar de trova é remeter ao passado de forma a reinventar as palavras em versos. Domitilla Borges Beltrame pertence à União Brasileira dos Trovadores desde os anos 1980 e coleciona mais de 300 premiações no Brasil e em Portugal. Autora do livro Trovas, gotas de ternura e presidiu a UBT São Paulo por 10 anos. José Xavier Borges Júnior é empresário e trovador.
20h – Salão de Ideias
Ruy Castro
Local: Teatro Municipal
Ruy Castro começou sua carreira como jornalista em 1967, no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. Passou por outros grandes veículos cariocas e paulistas até a década de 1990 quando começou a centrar o trabalho na produção de livros. Publicou entre muitos outros, as biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, e obras de reconstituição histórica, sobre a Bossa Nova, Ipanema e o Flamengo. Sobre a polêmica das biografias, Ruy Castro defende a liberdade de expressão. Para ele, impedir a publicação de biografias sem a pré-aprovação dos biografados é censura.
21h – Apresentação Teatral
AI-5 com Ayrton Salvanini
Local: Theatro Pedro II – Sala Principal
Com texto de Ayrton Salvanini e Zeza do Amaral, reunindo poemas de Alex Polari Dalverga, Manuel Bandeira, Bertold Brecht e músicas de Geraldo Vandré e Chico Buarque, o espetáculo AI-5 está em cartaz desde 1992 e também pode ser considerado uma aula sobre a repressão durante a Ditadura Militar. Em forma de show, com cenário coberto pela bandeira do Brasil, Ayrton Salvanini desfila suas habilidades como ator, compositor, poeta, cantor, autor e diretor teatral com 50 anos de carreira.
21h30 – Apresentação Musical
RP3 – Quinze anos conectados
Local: Teatro de Arena
A banda ribeirãopretana RP3 comemora 15 anos de atividade e apresenta seu novo álbum, Conectados. Formada pelos irmãos AJ (Baixo e voz), JP Barrionovo (guitarra e vocais) e PedroBatera (bateria e vocais) passeiam pela carreira artístisca do grupo de pop rock que soma importantes apresentações, principalmente de abertura para bandas como Detonautas e artistas como Nando Reis e Paula Toller. A influência do funk-soul de Tim Maia e Ed Motta também são evidentes entre os solos de guitarra da banda.
Shopping Iguatemi
19h – Sound Open Air: João Chaim, Piqueti e André Alves
19h – Sessão de Autógrafos com Alfredo Sirkis
Local: Open Mall
19h30 – Salão de Ideias: ABC do Autismo – A criação do aplicativo
Com Leandro Wanderley Coute da Silva e José Wellison da Silva de Souza
Local: Livraria Cultura
ACIRP – Mesa de Debates
14h – Silvia Maria Freitas Barbosa (Leão Engenharia) e Cris Meinberg (Projeto Formare)
Estande dos autores de Ribeirão Preto e região
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
10h – Ler, com muito prazer!, com Rose Lee Santana
13h – Entre a literatura e a psicanálise: como nascem as idéias?, com Ana Laura Moraes Martinez
14h – Para cronicar é só começar, com alunos e professores de produção de texto e com o escritor Augusto Carminati
15h – Ler é tudo de bom!, com Rose Lee Santana
16h – O Deus que habita em nós, com Wilma Malta
17h – Poesia numa hora dessas? O papel da poesia em um cotidiano cada vez mais atordoado e aflito, com Mara Senna
18h – Noite Lueira, adaptação do livro Cartas de Tobias Arruda, de Américo Rosário de Souza, por Zéluiz de Oliveira
19h – Biblioterapia: o livro como recurso tearapêutico
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Eventos em locais fechados
Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.
Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.
A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!
Endereços
Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária
Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro
Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro
Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro
Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá
USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre
Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe