CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Analídia Ferri
Foto: DIvulgação
Há histórias tão intrigantes, motivadoras ou mórbidas que foram transformadas em filmes e, algumas delas, se tornaram até clássicos do cinema. O Sesc Ribeirão Preto apresenta, em agosto, a mostra “Baseado Em Fatos Reais”, mesclando vários gêneros e propondo ao público uma reflexão sobre as histórias, personagens e situações vividas. A mostra é gratuita e acontece de 9 a 25 de agosto, no Galpão de Eventos.
Alguns filmes famosos são ótimos exemplos de casos reais que foram adaptados para as telonas. É o caso do serial killer Ed Gein que inspirou não só histórias como Psicose, mas também outros filmes de suspense. A mostra vai exibir também filmes como O Informante, O Jardineiro Fiel, O Exorcismo de Emily Rose, entre outros.
As exibições são gratuitas e os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão. O Sesc Ribeirão Preto fica na rua Tibiriçá, 50 – Centro. Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477.
Confira a programação completa:
9 de agosto (domingo), às 16h: "O Informante"
Direção: Michel Mann (EUA, 1999). Suspense. Indicação: 14 anos
Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os mandachuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais.
11 de agosto (terça), às 20h: "Os Falsários"
Direção: Stefan Ruzowitzky (Aústria/Alemanha, 2007). Drama/Guerra. Indicação: 14 anos
1944. Após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch concorda em ajudar os nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.
16 de agosto (domingo), às 16h: "O Jardineiro Fiel"
Direção: Fernando Meireles (EUA, 2005). Suspense. Indicação: 14 anos
Uma ativista é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que se encontra atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, o viúvo Justin Quayle decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.
18 de agosto (terça), às 20h: "O Médico Alemão"
Direção: Lucia Puenzo (França/Argentina/Espanha/Noruega, 2013). Suspense/Drama/Histórico. Indicação: 12 anos
Enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Mas todos ignoram que este homem é Josef Mengele, cientista nazista que realizou experimentos com humanos no campo de concentração de Auschwitz.
23 de agosto (domingo), às 16h: "O Exorcismo de Emily Rose"
Direção: Scott Derrickson (EUA, 2005). Suspense. Indicação: 14 anos
Emily Rose é uma jovem que deixou sua casa no interior para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore. Porém Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner, uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia.
25 de agosto (terça), às 20h: "Uma Lição de Vida"
Direção: Justin Chadwick (Reino Unido, 2014). Biografia/Drama. Indicação: 14 anos
O filme conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.