CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Analídia Ferri
Fotos: Reprodução
De 26 a 29 de abril, o Sesc Ribeirão Preto apresenta 8 filmes que integraram a edição 2015 do Festival Indie, realizado nas capitais Belo Horizonte e São Paulo. Serão exibidos dois filmes por dia, às 19h e às 21h, no Teatro Minaz. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local.
O Festival Indie foi criado em 2001, na cidade de Belo Horizonte e, desde 2007, é realizado também em São Paulo, no CineSesc. Desde sua origem, a proposta é que o espectador descubra novos diretores, conheça filmografias e mantenha vivo o seu interesse pelo cinema.
Confira a programação completa do Circuito Indie Festival com sinopses e classificação indicativa.
"Shirley – Visões da realidade"
26 de abril (terça), às 19h
Direção: Gustav Deutsch (Áustria, 2013), 92 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
As clássicas pinturas de Edward Hopper ganham vida através do incrível trabalho visual do cineasta Gustav Deutsch e do diretor de fotografia Jerzy Palacz. Uma jornada pelos Estados Unidos do século 20, visto através dos olhos de uma mulher que deseja fazer a diferença e das cores de um pintor icônico.
"Cemitério do esplendor"
26 de abril (terça), às 21h
Dir.: Apichatpong Weerasethakul (Tailândia/Reino Unido/Alemanha/França/Malásia, 2015), 122 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Soldados com uma misteriosa doença do sono são transferidos para um hospital provisório instalado em uma antiga escola abandonada. Jenjira torna-se voluntária para tratar de Itt, um belo soldado que ninguém vem visitar. No hospital, ela faz amizade com a jovem médium Keng que utiliza os seus poderes para ajudar os parentes a se comunicarem com os homens adormecidos. Um dia, Jenjira encontra o diário de Itt preenchido com palavras e desenhos estranhos. Talvez haja uma conexão entre a síndrome enigmática dos soldados e o mítico local em que o hospital se encontra. A magia, a cura, o romance e os sonhos misturam-se no frágil caminho de Jenjira em direção ao conhecimento profundo de si própria e do mundo a sua volta.
"Jornada ao oeste"
27 de abril (quarta), às 19h
Direção: Tsai Ming Liang (França/Taiwan, 2014), 56 min.
Enquanto um homem exausto respira agitado à beira-mar, um monge budista, trajando vestes vermelhas, caminha a um ritmo imperceptível pelas ruas de Marseille, na França. O caminhar lento do monge chama a atenção dos pedestres das ruas movimentadas. A câmera revela pequenos e belos fragmentos da influência que esse caminhante incomum provoca nos habitantes da cidade, até o momento em que o monge ganha, enfim, um discípulo. Classificação indicativa: Livre.
"Eu sou Ingrid Bergman"
27 de abril (quarta), às 21h
Direção: Stig Bjorkman (Suécia, 2015), 114 min.
Não recomendado para menores de 10 anos.
Um documentário intimista sobre a vida de uma das mais premiadas atrizes da história do cinema, três vezes vencedora e oito vezes indicada ao Oscar, Ingrid Bergman. O filme apresenta um material inédito como entrevistas, cartas, diários e muitas imagens realizadas por Ingrid durante toda a sua vida, revelando aspectos de sua vida familiar e amorosa e suas relações com os filhos e companheiros. Uma homenagem a uma lenda, lançada no ano do centenário de seu nascimento.
"O cheiro da gente"
28 de abri l (quinta), às 19h
Direção: Larry Clark (França, 2014), 88 min.
Não recomendado para menores de 18 anos.
O fotógrafo e artista Larry Clark acompanha momentos da vida de um grupo de seis jovens parisienses, seus encontros entre o Museu de Arte Moderna e o Palais de Tokyo e suas festas repletas de sexo, drogas e rock‘n’roll. As relações desses jovens com suas famílias, com o consumo, com o sexo e os relacionamentos, com a internet e a prostituição. Vinte anos após realizar Kids, Larry Clark volta a fazer um filme sobre a juventude, seus atos de ingenuidade, suas confusões e erros, e seus sentimentos de incompreensão e solidão.
"A ilha do milharal"
28 de abri l (quinta), às 21h
Dir.: George Ovashvili (Geórgia/Alemanha/França/Rep. Tcheca/Cazaquistão/Hungria, 2014), 100 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Um camponês e sua neta cuidam de uma plantação de milho em uma ilha no curso do rio Inguri, divisa entre os países em conflito Geórgia e Abkhazia. As ilhas da região surgem e desaparecem com a força da água e do vento. A passagem do tempo, que desgasta e constrói as ilhas, marca o amadurecimento da jovem e a obstinação do velho camponês. Duas vidas submetidas as forças da natureza e da guerra civil.
"Tangerine"
29 de abril (sexta), às 19h
Direção: Sean Baker (EUA, 2015), 88 min.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Sin-Dee Rella, transexual e prostituta, retorna da prisão e descobre, através de sua melhor amiga Alexandra, e também trans, que está sendo traída pelo namorado e agenciador Chester. Sin-Dee parte então em busca de Chester e sua amante, a cisgênero Dinah. Sean Baker filma, munido apenas de um iPhone 5s, uma comédia-dramática natalina e revela uma Los Angeles diversa e melancólica.
"Cala a boca, Philip"
29 de abril (sexta), às 21h
Direção: Alex Ross Perry (EUA, 2014), 109 min.
Não recomendado para menores de 12 anos.
Philip (Jason Schwartzman) é um prodígio literário pairando por Nova York, prestes a lançar o seu segundo livro, após o sucesso de seu romance de estreia. Ele está tenso, entediado e desesperado para sair de sua cidade e da rotina que tomou conta de seu relacionamento amoroso com a fotógrafa Ashley (Elisabeth Moss). Ike Zimmerman (Jonathan Pryce), um célebre escritor mais velho e ídolo pessoal de Philip, empresta sua casa de verão para o jovem escritor. O filme então acompanha Philip, orbitando entre Ashley, Ike e suas outras relações afetivas, com seus questionamentos existenciais e criativo.
SERVIÇO
Circuito Indie Festival
26 a 29 de abril (terça a sexta), às 19h e às 21h
No Teatro Minaz
Rua Carlos Chagas, 273 – Jardim Paulista
Gratuito (266 lugares por sessão)
Retirada de convites com 1h de antecedência
Informações: (16) 3977-4487