CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Analídia Ferri
Foto: Divulgação
O Sesc Ribeirão Preto apresenta a mais famosa adaptação do livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, que narra as aventuras do lendário samurai Miyamoto Musashi (1584-1645), um dos heróis nacionais do Japão. Interpretada por Toshiro Mifune (Os sete samurais), um dos melhores atores do Japão, e dirigida por Hiroshi Inagaki (do clássico O homem do riquixá, 1958), esta trilogia apresenta a grandiosidade do cinema japonês dos anos 1950, em que narrativas de certa ingenuidade convivem com lutas bem coreografadas e visual opulento.
As exibições são gratuitas e acontecem no dias 9 e 23 de setembro (terças), às 19h, e 28 de setembro (domingo), às 15h, no Galpão de Eventos. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na bilheteria da unidade.
Confira as sinopses e programação completa:
09/09 (terça), às 19h – Samurai: O guerreiro dominante
(Miyamoto Musashi, 1954)
Interior do Japão, século XVII. Durante a guerra civil que toma o país, o jovem Miyamoto sonha com a glória militar, mas acaba se tornando um fugitivo. Sua vida muda quando é salvo por um monge, que lhe ensinará o caminho da espada para se tornar um samurai. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. (Não recomendado para menores de 14 anos)
23/09 (terça), às 19h – Morte no Templo Ichijoji
(Zoku Miyamoto Musashi: Ichijôji no kettô, 1955)
Após anos em busca do aprimoramento espiritual, seguindo os princípios do Bushido (o caminho do guerreiro), Musashi retorna à Kyoto, para desafiar o líder da melhor escola de espadachins da região. E tem seu amor disputado pela leal Otsu e a traiçoeira Akemi. (Não recomendado para menores de 14 anos)
28/09 (domingo), às 15h – Duelo na ilha Ganryujima
(Miyamoto Musashi kanketsuhen: kettô Ganryûjima, 1956)
Musashi aceita travar um duelo final com o seu maior rival, Sasaki Kojiro. No ano em que se prepara para o maior duelo de sua vida, decide viver como camponês. Nesse período, seu amor continua a ser disputado por Otsu e Akemi. (Não recomendado para menores de 14 anos)