CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Por Francine Micheli
Fotos: Divulgação
Inserido no projeto original durante a restauração do Theatro Pedro II iniciada em 1991, o Café Meira Júnior — que fica no subsolo do Theatro — sempre foi um espaço neutro, quase nunca utilizado como deveria e praticamente “invisível” ao público dos espetáculos e visitantes da cidade. Isso até agora.
Uma grande revitalização do Café está sendo planejada e as obras deverão começar no final da Copa do Mundo. A inauguração está prevista para outubro deste ano, mês em que o Pedro II faz aniversário.
Segundo Dulce Neves, presidente da Fundação Dom Pedro II, mantenedora do Theatro, a ideia é transformar o espaço apagado em um verdadeiro bistrô cultural, que disponibilizará bebidas quentes, refeições rápidas e de qualidade, além de uma livraria e palco para a realização de pocket shows, lançamentos de livro, palestras e workshops abertos ao público.
“Queremos ter um café que esteja aberto para a população que passa pelo centro da cidade, um lugar agradável para refeições, encontros e discussões culturais”, diz Dulce. O investimento é de quase R$ 1 milhão, vindos de parcerias com a iniciativa privada. “As empresas sempre apoiaram muito o Theatro, seria injusto buscar verba pública para uma iniciativa como esta”.
Além de ser mais um espaço para a realização de atividades culturais na cidade, o novo Café Meira Júnior será mais uma fonte de renda do próprio Theatro Pedro II. Em breve será aberta uma licitação para contratar empresas de alimentos e bebidas.
O Varal Diverso conseguiu com exclusividade as imagens do projeto desenvolvido pela All Design, do arquiteto Eduardo Salata e a designer Maitê Orsi. Confira como o Café está atualmente e como ele ficará:
Agora
Como vai ficar