CLIQUE E ACESSE A NOSSA
AGENDA CULTURAL
Veja os eventos deste sábado, 24 de maio, na 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
9h – Coral
Coral Cantarolando Metodista
Local: Marquise do Theatro Pedro II
Sob regência de Luciane Coelho Pereira, o grupo formado por alunos do Colégio Metodista de Ribeirão Preto apresenta clássicos da MPB e sucessos atuais como "The perfect life" e "Valeu amigo". Além do canto, os alunos também apresentam números com flauta e percussão.
9h30 – Coral
Coral Voz Ativa
Local: Marquise do Theatro Pedro II
O Coral Voz Ativa, criado em 2001, nasceu a partir da iniciativa dos funcionários do Fórum de Ribeirão Preto. Sob a regência de Vania Lucas, o coral é formado porcanções da MPB que aludem ao movimento contínuo da vida, traduzido pelas inúmeras imagens de trens encontradas nas canções brasileiras.
10h e 15h – Teatro Infantil
Alexandre Entre Xiquexiques e Mandacarus
Grupo Fabiana Martins
Local: Parque Maurílio Biagi (Auditório Ely Vieitez)
Alexandre, o corajoso herói do sertão enfrenta uma jornada, cheia de aventuras e surpresas, a fim de encontrar um papagaio falador para sua companheira Cesária. Uma divertida e inusitada história que se desenrola no coração do sertão.
10h – Sarau
Poesia com democracia
Com Alfredo Rosseti, Nicolas Guto e Rose Lee
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Alfredo Rossetti é poeta e autor dos livros Colheita dos ventos, Trem das palavras e Luz de Alpendre. Nicolas Guto é publicitário e escritor. Autor dos livros Dê uma chance para a poesia e Um guia de como se perder. Durante a Feira, Guto lança projeto de um novo livro de poemas. Rose Lee é pedagoga especializada em Educação Especial e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Escreve contos e poemas infantis e tem quatro livros publicados, Zooletrando de A a Z, Essa tal ortografia, Construindo a identidade e Quem sou eu?.
10h – Espaço Funarte
Painel: A Funarte e as políticas para as artes
Oswaldo Carvalho
Local: Biblioteca Padre Euclides
Painel para dirigentes e agentes culturais de Ribeirão e região sobre as ações de políticas pública desenvolvidas pela Funarte, implementação de projetos e Fundos Setoriais. Oswaldo Carvalho é jornalista e tem pós-graduação em Sociologia pela PUC-Rio. Trabalhou por oito anos em redações de jornais e agências de comunicação. Desde 2006, é funcionário da Funarte, onde coordenou a Assessoria de Comunicação entre 2008 e 2011. Desde 2012, atua como gerente de Edições, sendo responsável pela publicação de livros sobre teatro, dança, circo, música e artes visuais. É autor do estudo O impacto da Lei Rouanet no setor cultural brasileiro e as políticas culturais alternativas ao incentivo fiscal.
10h30 – Salão de Ideias
Antônio Prata
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)
Antonio Prata nasceu em São Paulo em 1977. Tem dez livros publicados, entre eles Meio intelectual, meio de esquerda e Nu, de botas. Em 2013, seu conto Waldir Peres, Juanito e Pölöskei foi selecionado pela revista Granta e incluído na edição dos 20 melhores jovens escritores brasileiros. Prata escreve crônicas no jornal Folha de S. Paulo, aos domingos e trabalha também como roteirista de cinema e TV. É contratado da Rede Globo, onde colaborou no roteiro da novela Avenida Brasil. (Foto: Renato Parada)
14h – Salão de Ideias
Sérgio Rodrigues
Local: Theatro Pedro II (Auditório Meira Júnior)
Sérgio Rodrigues é mineiro e vive no Rio de Janeiro. Ficcionista, crítico literário e jornalista é um dos poucos que conseguiu com maestria, no livro O drible, utilizar o futebol como fio condutor de um romance no Brasil. É autor de Elza, a garota, e das coletâneas de contos O homem que matou o escritor e Sobrescritos. Seus livros já foram traduzidos para o espanhol, francês, dinamarquês e inglês. Trabalhou como repórter, editor e colunista em alguns dos principais veículos da imprensa brasileira, como Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Globo e TV Globo. Foi correspondente do JB em Londres e, antes de se especializar no jornalismo cultural, atuou por muitos anos como jornalista esportivo.
14h – Salão de Ideias
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Palace, 1º andar)
João Paulo Cuenca
João Paulo Cuenca é formado em economia. Começou sua trajetória literária no Folhetim Bizarro em 1999 e desde então publicou os romances O único final feliz para uma história de amor é um acidente, O dia Mastroianni e Corpo presente. Sua obra foi traduzida para o italiano, para o espanhol e alemão. Também é cronista e tem diversas antologias publicadas. Cuenca foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta.
15h – Mesa de Debate
A inclusão social das minorias
Com André Silva, Luiz Vicente Correa, José Carlos Barbosa e Helena Agostinho
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
André Luiz da Silva é advogado e juiz de casamentos. Apresentador do programa Fórum do Trabalhador na Rádio 79 e Thathi TV. É vereador e presidente das Comissões de Direitos da Igualdade Racial e Administração, Planejamento, Obras e Serviços Públicos. Luiz Vicente Ribeiro Correa é advogado, professor universitário e ex-presidente da OAB Ribeirão Preto. José Carlos Barbosa é jornalista e escritor. Já publicou dez livros, com destaque para Coisas de boteco, que teve dois volumes publicados, e para o recém-lançado Nego Véio. Helena Agostinho é escritora e ativista cultural. Coordena a biblioteca Padre Hugo Grecco da Adevirp e publicou o livro Desvendando a poesia.
16h – Mesa de Debate
Gabriel Perissé e Rosemary Barber-Madden
O livro e a leitura diante da condição da(s) juventude (s) no Brasil
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Gabriel Perissé é escritor, professor, tradutor e palestrante. Mestre em Literatura Brasileira, doutor em Filosofia da Educação. Publicou mais de 20 livros sobre educação, linguagem criativa e filosofia. Autor dos livros Ler, pensar e escrever, A palavra é futuro, Palavras e origens, Filosofia, ética e literatura, Introdução à filosofia da educação e A oração de São Francisco. Rosemary Barber-Madden é co-autora, com Taís Freitas Santos, do livro A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro. É professora visitante da Universidade de Brasília e representante aposentada do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil.
17h – Salão de Ideias
Deonísio da Silva
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Deonísio da Silva tem 34 livros publicados, alguns traduzidos para o espanhol, italiano, alemão e sueco. Entre seus romances mais conhecidos, estão Avante, soldados: para trás, Lotte & Zweig, Teresa d'Ávila e os livros de etimologia A vida íntima das frases, Palavras de Direito e De onde vêm as palavras. É doutor em Letras e tem publicações sobre a censura. Mantém colunas semanais na Rádio Bandnews Fluminense, na revista Caras e no jornal Primeira Página.
18h – Filme
Meninas
Direção: Sandra Werneck (Brasil, 2006)
Local: CineClube Cauim
Evelin, 13 anos, está grávida de um jovem de 22 anos que deixou o tráfico de drogas recentemente. Luana, 15 anos, declara que planejou sua gravidez, pois desejava ter um filho só para ela. Edilene, 14 anos, espera um filho de Alex, que também engravidou sua vizinha Joice. Ao longo de um ano é acompanhado o cotidiano destas três jovens. (Documentário, 1h11min)
18h30 – Conferência
Soninha Francine
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Foto: Divulgação
Soninha Francine é professora, formada em Cinema, jornalista e política. Trabalhou na MTV durante 10 anos, fez o programa RG na TV Cultura, trabalhou outros 10 anos na ESPN Brasil e foi colunista da Folha de S. Paulo. Foi vereadora em São Paulo, subprefeita da Lapa, superintendente da Sutaco e candidata a Prefeitura de São Paulo duas vezes. Atualmente, dá aula e escreve um livro de política.
19h – Gramsci na Feira
Lia Faria
Local: Centro Cultural Palace (Auditório Pedro Paulo da Silva)
Lia Ciomar Macedo de Faria é professora, pesquisadora e doutora em Educação. Autora de Chaguismo e Brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense e Ideologia. A atividade terá como tema o homenageado da Feira do Livro, Darcy Ribeiro, que, segundo Faria, “não é um homem de um lugar, dos índios, da educação, da literatura, da Universidade de Brasília UBNE dos CIEPs, do Senado; ele é todos os recantos deste país”.
20h – Salão de Ideias
Xico Sá
Local: Teatro Municipal
O jornalista Francisco Reginaldo de Sá Menezes, mais conhecido como Xico Sá, é um eterno apaixonado pelas mulheres e por futebol. Xico, que vive entre São Paulo, Rio e Janeiro e Recife, é autor, entre outros, de Chabadabadá – Aventuras e desventuras do macho perdido e da fêmea que se acha. Ele mantém coluna na Folha de S. Paulo e participa dos programas Cartão Verde, na TV Cultura, Saia Justa, no canal GNT, além do programa Amor & Sexo, na Rede Globo
21h – Espetáculo
Antonio Nóbrega & Quinteto
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)
Foto: Pedro França
Nóbrega reúne canções dos seus vários espetáculos em uma viagem através do seu universo musical e poético desde o disco Na Pancada do Ganzá até o Nove de Frevereiro. Acompanhado por um quinteto formado por instrumentistas de corda, sopro e percussão, Nóbrega apresenta uma reunião de frevos, maracatus, baiões, choros, sambas, ponteios e peças instrumentais presentes em seus inúmeros espetáculos, e também faz uma homenagem ao grande Dorival Caymmi. Nóbrega canta, toca e dança as músicas que apresenta.
21h30 – Apresentação Musical
Vania Lucas: "Cem anos de Caymmi"
Local: Teatro de Arena
A cantora Vania Lucas convida o público a viajar pelo universo de Dorival Caymmi em show dedicado à obra do compositor e cantor baiano – que se estivesse vivo completaria 100 anos em abril de 2014. O repertório visita as canções praieiras de Caymmi, como "Pescaria (Canoeiro)" e "O mar", sambas-canção urbanos como "Sábado em Copacabana", além de sambas românticos como "Rosa Morena" e "Doralice" em uma viagem pelo mundo do artista, falecido em 2008, que influenciou a bossa nova e o tropicalismo e continua contemporâneo. Vania Lucas tem a companhia de Thiago Carreri (violão), Murilo Barbosa (piano), Paulinho Vieira (bateria), Bruno Barbosa (contrabaixo) e Marcelo Toledo (sax e flauta).
Livraria Cultura (Shopping Iguatemi)
17h – Lançamento do livro O diário de bordo da família grávida, de Luciana Herrero
19h – Lançamento do livro Todas as coisas visíveis e invisíveis, de Márcia Peltier
20h30 – Sessão de autógrafos: Deonísio da Silva
Estande dos autores de Ribeirão Preto e região
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
11h – Sobre Poesia, com Antonio Ventura
12h – Alarp: Conhecendo a Academia de Letra e Artes de Ribeirão Preto
14h – O período juvenil com sentido, com Emiliana Fagundes e a Orquestra de Cordas SOS Criança de São Sebastião do Paraíso
15h – Sarau Piracicabano
17h – Sarau compacto comemorativo dos 30 anos da poesia de Nicolas Guto
18h – Quintanices: Sarau em homenagem à Mario Quintana, promovido pelo Núcleo de Ribeirão Preto da UBE (União Brasileira de Escritores)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Eventos em locais fechados
Theatro Pedro II
As senhas para todos os eventos realizados no Theatro Pedro II — exceto a abertura —, serão distribuídas uma hora antes do início programado, na Central de Informações, na esplanada do Theatro. Já para os espetáculos das 21h, os ingressos serão disponibilzados na bilheteria do Theatro.
Teatros de Arena e Municipal
As senhas para todos os eventos realizados nos teatros de Arena e Municipal serão distribuídas uma hora antes do início programado, nas bilheterias de cada local.
A programação é de responsabilidade da Fundação Feira do Livro. Quaisquer mudanças podem ocorrer sem aviso prévio!
Endereços
Theatro Pedro II (Sala principal, Café e Auditório Meira Júnior)
Atividades das 8h às 22h30
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro
Centro Cultural Palace
– Auditório Pedro Paulo da Silva (andar térreo do Palace), atividades das 10h às 18h30.
– Terceiro Andar, atividades das 14h às 15h30.
– Sala de Oficina (1º andar)
As inscrições para as oficinas podem ser realizadas a partir do dia 20 de maio pelo email feiradolivro@feiradolivroribeirao.com.br. Há oficinas para 20 e para 30 participantes.
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro
Teatro Municipal
Atividades das 20h30 às 22h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Teatro de Arena
Atividades das 22h às 23h
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro
Estúdios Kaiser de Cinema
Atividades das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
Parque Maurílio Biagi
Av. Jerônimo Gonçalves, ao lado da Câmara Municipal e da Rodoviária
Biblioteca Padre Euclides
Atividades das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e das 10h às 20h30 nos sábados e domingos
Rua Visconde de Inhaúma, 490 – Centro
Acirp – Associação do Comércio e da Indústria de Ribeirão Preto
Local: Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro
Cineclube Cauim
Atividades às 18h
Rua São Sebastião, 920 – Centro
Biblioteca Altino Arantes
Rua Duque de Caxias, 547 – Centro
OAB-RP – Ordem dos Advogados do Brasil
Rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jardim Irajá
USP Ribeirão Preto (Faculdade de Direito)
Av. Bandeirantes, 3.900 – Monte Alegre
Shopping Iguatemi (Livraria Cultura)
Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golfe