Zine A Falecida comemora 25 anos com show de rock e relançamento da primeira edição

Evento será realizado no dia 6 de agosto, às 20h, no Teatro Santarosa, em Ribeirão Preto
Tempo de leitura:4 minutos

Por Analídia Ferri
Fotos: Jefferson Barcelos/Divulgação

Se por ventura você não sabe o que é um fanzine, a gente explica logo de cara: são publicações alternativas ou “revistas de fanáticos” em tradução livre. Acontece que aqui em Ribeirão Preto existe uma dessas publicações, a zine A Falecida, que completa 25 anos de existência neste ano.

E, para celebrar a data, haverá um evento especial, marcado para o dia 6 de agosto, sábado, no Teatro Santarosa, a partir das 20h.  “A ideia é reviver um pouco de como foi a noite de 1º de julho de 1991, quando lançamos A Falecida número zero no teatro da Unaerp”, diz o fanzineiro e jornalista Angelo Davanço, criador do zine ao lado de Milton Bilar Montero e José Luiz Gomes.

Assim como há 25 anos, os músicos Joca Vita (baixo), Régis Martins (guitarra e vocal) e Jefferson Barcellos (bateria) subirão ao palco para um reencontro histórico. Juntos, eles vão mostrar ao público um show composto por músicas das bandas Os Egoístas e Motorcycle Mama.

Surgida em 1990, a banda Os Egoístas mudou de nome em 1992 para Motorcycle Mama, numa referência à música do ídolo Neil Young. Em seguida, participaram de festivais pelo país e gravaram três demos: Bang-Bang K7, Sonic Shampoo Disaster e a festejada Aberrações do Sexo Alucinante.

Essa última chamou a atenção do guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, que em 1996, convidou o grupo para participar da coletânea “Brasil Compacto”, pelo selo carioca Rock It. O grupo durou até o inicio de 1998, deixando seus fãs inconsoláveis.

Em 2016, Gabriel Thomaz, líder da banda Autoramas, lançou o livro "Magnéticos 90", sobre o rock independente dos anos 1990, e coloca Sonic Shampoo Disaster e Aberrações do Sexo Alucinante entre os trabalhos de destaque daquela geração.


Os músicos Régis Martins, Joca Vita e Jefferson Barcellos

A Falecida

Além de reviver este reencontro musical histórico, o público poderá participar, ainda, do relançamento do zine A Falecida #0. Hoje, item de colecionador de fanzines e outras publicações independentes, a edição número zero de A Falecida teve tiragem de apenas 100 exemplares, esgotados no próprio evento de lançamento.

Será uma boa oportunidade de levar para casa a edição que trouxe entrevistas exclusivas com Renato Russo, os Titãs, trechos da obra de Charles Bukowski, além de um conto, fotografias e histórias em quadrinhos, em uma reprodução fiel do que foi publicado há 25 anos.

“Será interessante para a geração atual conferir como é que produzíamos comunicação e cultura na pré-história da internet, no melhor estilo do ‘faça você mesmo’. Sem computador à disposição, o jeito, em julho de 1991, foi montar os textos do zine datilografando em uma máquina elétrica alugada, com direito a papel recortado, cola e muita criatividade”, relembra Angelo.

A noite “Zine A Falecida, 25 anos” ainda terá mostra de trabalhos do artista plástico Luiz Carlos Falcão, autor das primeiras capas do zine, além da coleção completa de A Falecida e de outros zines de todo o Brasil.

SERVIÇO

Zine A Falecida, 25 anos
6 de agosto, às 20h

Onde? Teatro Santarosa (praça Rotary Clube, 325 – City Ribeirão)
Quanto? Ingressos antecipados a R$ 10
Informações: (16) 3916-1350 / (16) 99752-0392 / www.zineafalecida.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.