O Quarto Elemento “Breaking” traz programação especial e exalta novo esporte olímpico

De 11 a 13 de janeiro, o grupo Funk Fockers Crew, em parceria com a Fuligem Comunicação e Arte, apresentam curta, bate-papo e cypher em Ribeirão Preto; programação é gratuita
Tempo de leitura:3 minutos

Da redação + assessoria
Fotos: Divulgação

A Funk Fockers Crew (@funkfockers), único grupo brasileiro a conquistar o mundial de breaking, e a Fuligem Comunicação e Arte, coletivo de artistas multimídia, apresentam a programação “O Quarto Elemento: Breaking!”, evento que será realizado de 11 a 13 de janeiro em Ribeirão Preto, gratuitamente.

Com exibição de curta-metragem, roda de conversa e uma cypher, a proposta engloba diversas linguagens como dança, música e cinema para demonstrar o rico universo do breaking, estilo de dança de rua que faz parte da cultura hip hop, e suas inúmeras possibilidades.

O breaking ou breakdance, considerado um dos quatro elementos do hip hop, ganhou ainda mais destaque recentemente ao se tornar um esporte olímpico que fará parte das competições dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

O “Quarto Elemento: Breaking!” é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Edital Encantos 2022.

Confira a programação:


“Rotina” // Exibição de curta-metragem
11/1 (quarta), 20h

Classificação: Livre
Gênero: Musical, Comédia

Entregadores de comida por aplicativo, Allan, Thiago e Bruno rasgam as ruas de São Paulo para sobreviver, mas seus corações e mentes pensam somente em uma coisa: A primeira festa hip-hop pós-pandemia. Isso porque muito além dos coletes de motoboy, os três mantêm uma paixão viva, o breaking. Acompanhe a rotina dos b-boys Mixa, Thiaguim e Onnurb no dia em que se preparam para a primeira cypher após o início da pandemia. Sempre buscando novos horizontes dentro do hip hop, o único grupo brasileiro campeão mundial de breaking, a Funk Fockers Crew, traz a cultura para dentro das telas de cinema e provoca uma revolução de gêneros no audiovisual e no breaking. Presença do elenco e produtores do curta-metragem.


Arte ou Esporte? Breaking nas Olimpíadas de Paris // Roda de conversa com transmissão ao vivo
12/1 (quinta), às 20h

Em busca de maneiras para garantir maior adesão da juventude às Olimpíadas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu novas modalidades nos tradicionais Jogos Olímpicos como Skate e Surf, que fizeram sua estreia em Tóquio 2020. Já em Paris 2024 será a vez do Breaking dar seus primeiros passos no mundo olímpico. A conversa vai debater sobre as consequências, ganhos e riscos para a cultura Hip-Hop, e principalmente o Breaking, uma linguagem artística muitas vezes marginalizada e que agora fará parte do rígido ritual dos Jogos Olímpicos. 

Com Allan Barbosa (Mixa), jurado olímpico e campeão mundial de Breaking, Thiago Antonio (Thiaguim), primeiro atleta de Breaking a receber o Bolsa Atleta para o preparo para as Olimpíadas. 


Cypher com Funk Fockers Crew e DJ Goforit // Roda de dança
13/1 (sexta), às 19h

Para além das trocas de ideias, é chegada a hora de compartilhar os passos e movimentos do Breaking. As cyphers não precisam de um palco ou lugar específico para acontecer, bastam os b-boys e b-girls formarem uma roda e começarem a dançar. Dessa vez, os b-boys Mixa, Tiaguim e Onnurb convidam os dançarinos da cidade para demonstrarem suas habilidades de Breaking e outras vertentes das danças urbanas. Quem comanda o clima da roda é o DJ Goforit com os clássicos que fazem b-boys e b-girls suarem a camisa. Atividade aberta para participação de dançarinos locais.

Como chegar?

“Quarto Elemento: Breaking!”

11 a 13 de janeiro (quarta a sexta)
Fuligem Comunicação e Arte

📌 Endereço: Rua Dr. Loiola, 532 – Vila Tibério
🎫 Entrada gratuita

👉 Informações:

www.instagram.com/coletivofuligem
www.instagram.com/funkfockers

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.