12 exposições para visitar entre setembro e outubro

Separamos as principais mostras abertas à visitação neste mês em Ribeirão Preto; todas elas têm entrada gratuita
Tempo de leitura:10 minutos

Por Analídia Ferri e Paulo Gallo
Fotos: Divulgação

Selecionamos neste guia as principais exposições de arte dos meses de setembro e outubro, em Ribeirão Preto. São vários artistas expondo suas obras em diferentes espaços e galerias da cidade. Todas as exposições têm entrada gratuita. Confira as informações abaixo:

1. 47º SARP // Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-contemporâneo

A exposição conta com obras de 27 artistas pré-selecionados. A programação contará ainda com oficinas, bate-papos, performances, ações, mostras paralelas e palestra.

Quando? 8 de agosto a 26 de outubro de 2022
Onde? No MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”. Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro
Visitação: terça a sexta, das 14h às 17h30 (permanência até às 18h); sábado, nos dias 6/8, 20/8 e 17/9, das 10h às 16h
Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br
Parceiros: Sesc Ribeirão Preto, Feira Internacional do Livro (FIL), Ateliê Heloísa Junqueira e Ateliê da Praça. Realização: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura e Turismo e MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi”.


2. “Expressões”

Em setembro, o Espaço Cultural Bauhaus Brasil recebe a exposição artística “Expressões”, dos pintores José Roberto Nocera e Osmar Persi. A mostra traz diferentes estilos e cores da aquarela, sob os traços instigantes de dois premiados artistas, para encantar o apreciador.

Quando? Até 30 de setembro de 2022
Onde? Espaço Cultural Bauhaus. Rua Mariana Junqueira, 623 – Centro
Visitação: segunda e sexta, das 8h30 às 18h / terça, quarta e quinta, das 8h30 às 21h30 / sábados, das 8h30 às 11h30
Informações: (16) 3636-9291


3. Tangerina Bruno

Mostra individual dos irmãos Tangerina Bruno (@tangerinabruno). Cirillo e Letícia são irmãos gêmeos e formam o duo Tangerina Bruno. Nasceram em 1993 na cidade de Porto Ferreira, interior de São Paulo, onde vivem e trabalham. Os irmãos criam pinturas figurativas em acrílica sobre tela, com interesses gráficos e narrativos, a partir de sentimentos e percepções acerca das questões que os atravessam. A produção do duo se inicia em 2013 e a partir de 2018, começam a também desenvolver trabalhos em outras linguagens, como a escultura, objeto, fotografia, desenho, e animação.

Foto: Suellen Nascimento / Edição: Leticia Tangerina Bruno

Quando? A partir de 17 de setembro de 2022
Onde? Escada (rua Campos Salles, 315 – Centro)
Visitação: terça a sexta-feira, das 14h às 17h30; sábado,das 14h às 17h30, com agendamento
Informações: instagram.com/espaco.escada


4. “Despertar”, de Marcela Neves

O Espaço Cultural do IEA – Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP – recebe a exposição fotográfica “Despertar”, da fotógrafa Marcela Neves. Pelas lentes de Marcela, os raios de sol transitam pelo campus Ribeirão Preto da USP até o despertar de um novo olhar pelo Brasil. Ao produzir imagens para a exposição, a artista se depara com cenas, como o nascer do sol, que a remete aos diversos cantos do Brasil onde o sol é o protagonista desde a alvorada até o anoitecer. A artista explora texturas das folhagens marcadas pelo tempo, os peixes secando ao sol e o despertar dos ribeirinhos e ribeirão-pretanos, sem deixar de se encantar pelo anoitecer em imagens em preto e branco de árvores centenárias.

Quando? 21 de setembro a 21 de outubro
Onde? Instituto de Estudos Avançados (IEA). Rua Pedreira de Freitas, casa 20 – Campus da USP Ribeirão Preto
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações: (16) 3315-0368 ou pelo e-mail iearp@usp.br // instagram.com/iearp.usp


5, 6 e 7. Exposições no IFF

Tem novidade chegando no Instituto Figueiredo Ferraz neste mês, além das exposições que seguem até o final do ano.

PLAY-DELAY, de Dudi Maia Rosa
No dia 23 de setembro, das 16h às 19h, o IFF abre ao público a mostra “PLAY-DELAY”, do consagrado artista plástico Dudi Maia Rosa. Com curadoria de Victor Gorgulho, a exposição busca dar prosseguimento ao processo de trabalho iniciado pela dupla na mostra “Tudo de Novo”, inaugurada em agosto, na Galeria Millan, em São Paulo. A exposição revelou-se uma espécie de ponto de inflexão na obra de Maia Rosa, apresentando suas conhecidas obras em resina poliéster pigmentada e trabalhos em pequenos formatos onde a resina funde-se a outros materiais diversos: pedaços de vidro, alumínio, latão, plástico e mesmo a pequenos objetos. // Encerramento: 17 de dezembro

“PLAY-DELAY” estrutura-se de maneira similar, uma vez que o disparador criativo da mostra anterior foi justamente o da busca de escavar, reordenar e reconfigurar as formas com que os diversos trabalhos do artista podem ganhar o espaço expositivo através de outras formas de presença e de aproximações insuspeitas. O título da mostra aponta justamente para essa dimensão de um jogo “atrasado” que o artista empreende agora, diante de sua vasta produção. É sempre tempo de jogar, de descobrir, de se surpreender. Entender o cubo branco como um grande salão de dança e de jogos. // Encerramento: 17 de dezembro


“Condenado ao moderno”, curadoria de Carlos Alexandre
Por ocasião da comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo, diversos eventos têm sido promovidos nos mais variados formatos e propostas de abordagem pelo país. Deste modo, a fim de contribuir com a produção de conhecimento e expansão do “campo de visão” em torno do tema, o Instituto Figueiredo Ferraz, propõe a realização da exposição “Condenado ao moderno?”, que ocupará totalmente o espaço expositivo do pavimento térreo do IFF. // Encerramento: 17 de dezembro


“EM BRANCO”, coleção Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz
Com curadoria de João Carlos de Figueiredo Ferraz e Marcelo Guarnieri, “EM BRANCO” conta com 60 obras da coleção Figueiredo Ferraz, e fica em cartaz até o final do ano.

Onde? Instituto Figueiredo Ferraz. Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 / 3623-2262 ou contato@iff.art.br


8. “Oração de Conceição”

A mostra, que traz obras da fotógrafa Daniella Rosário,  se originou de um trabalho que foi realizado há cerca de 30 anos, na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, na região de Ribeirão Preto, onde a artista passou a infância. “A Daniella fotografou duas gerações de crianças, filhas de trabalhadores, que atuavam e trabalhavam nessa fazenda. Elas tiveram a oportunidade de ter uma vida lúdica e em contato com a natureza na sua infância. Isso tem uma forte ligação com a história da própria artista, que também cresceu nesse lugar”, explica o curador da exposição, Marcelo Greco. A exposição exibe 33 obras que transitam entre o colorido e o preto e branco e fica em cartaz até o dia 30 de setembro.

“Orações de Conceição” (Foto: Daniella Rosario / Divulgação)

Quando? De 15 a 30 de setembro de 2022
Onde?
PB Art Gallery. Rua Altino Arantes, 795 – Jardim Sumaré
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 10h às 14h


9. Soldados Invisíveis

Reinaugurado em fevereiro, o Museu da Segunda Guerra Mundial de Ribeirão Preto já recebeu mais de 5 mil visitantes nos últimos meses.

Em exibição desde fevereiro de 2022, a exposição “Soldados Invisíveis: o espaço do expedicionário na memória local”, de Vitor Pavani e Bárbara Dal Fabbro, traz como tema a invisibilidade histórica dos expedicionários de Ribeirão Preto. A exposição é uma reflexão sobre nosso senso de ancestralidade, sobre as permanências e abandonos da memória coletiva e sobre a reconstrução da imagem dos pracinhas no imaginário popular.

Quando? Desde fevereiro 2022 (exposição de longa duração)
Onde? Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial de Ribeirão Preto “Expedicionário José Vivanco Solano”. Rua Liberdade, 182 – Campos Elíseos
Visitação: quarta a domingo, das 10h às 16h
Informações: (16) 3636-6969


10. “A Arte de Viajar III”

A Galeria CH Faria, que fica no RibeirãoShopping, recebe a exposição “A Arte de Viajar III”, que reúne obras de 32 artistas representados pela 284Gallery de Lisboa/Portugal e Coletivo 284 Brasil. A mostra tem a curadoria de Adriana Scartaris e Oscar D’Ambrósio e organização cultural de Licia Vallim.

O tema traz o resultado da reflexão e imersão dos artistas participantes sobre as possíveis viagens e suas infinitas possibilidades. O objetivo é promover os artistas, fomentar o mercado e atuar na construção do futuro descentralizado, levando propostas culturais e artísticas para além das capitais.

A exposição, que contempla as obras dos membros do Clube de Artistas, teve início em São Paulo na Casa de Cultura Odisseia, passou pelo Centro Cultural Chafi Miguel Salomão na cidade de Cravinhos. Após a permanência na Galeria CH Faria do RibeirãoShopping, a exposição segue para o Museu da Cidade, em Sertãozinho.

Quando? Até 30 de setembro de 2022
Onde? Galeria CH Faria, no RibeirãoShopping, Setor Mogiana. Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jardim Califórnia
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 14h às 20h
Informações: (16) 97400-9444


11. Mostra de Artes

O Ateliê Ubirajara Júnior, em parceria com a ADDA – Associação de Desenvolvimento e Divulgação das Artes, apresenta a Mostra de Artes com obras nas mais variadas técnicas, entre pinturas e esculturas, de 16 artistas. A mostra acontece no Piso 2 do ShoppingSantaÚrsula, e a entrada é gratuita.

Quando? A partir de 13 de setembro
Onde? ShoppingSantaÚrsula, Piso 2 (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriado, das 12h às 20h


12. “Alma do mundo”, de Paula Chateaubriand

No dia 29/9 (quinta), às 19h, a Ocra inaugura a sua sala expositiva com a mostra “Alma do mundo”, de Paula Chateaubriand (@paula_chateaubriand), com curadoria de Yolanda Cipriano (@yolandacipriano.artista). Nesta primeira mostra individual, a artista reúne trabalhos produzidos nos dois últimos anos: são colagens, esculturas e uma instalação projetada especialmente para o espaço da vitrine. O público irá percorrer a Ocra, acompanhado pela produção sensível de Paula, seus questionamentos e descobertas.

Quando? 30 de setembro a 29 de outubro
Onde? Ocra. Rua Altino Arantes, 1128 – Jardim Sumaré
Visitação: segunda a sexta, das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h
Informações: (16) 99194-3429 ou ocra.arte@gmail.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.